VENCENDO O MEDO: 3 PASSOS RUMO AO AUTODOMÍNIO

como-vencer-o-medo-terapia-online

Você já se imaginou vencendo o medo e buscando autodomínio? Qual é seu grau de autodomínio e confiança? Como você encara os seus desafios? Todos os dias nos deparamos com dificuldades e desafios, e a situação que a gente se encontra não define quem somos, o que define quem somos é a forma como encaramos os desafios que encontramos no seu caminho. E muitas vezes encaramos essas situações com medo.

Somente vencendo o medo você poderá se desenvolver e ter o crescimento que deseja e merece. Com ele você deixa de fazer as coisas que gostaria, desiste fácil dos objetivos, não persiste nas ações que paneja. Ele faz com que você se envolva por muitas dúvidas e questionamentos. Você acaba ficando inseguro, ansioso, angustiado, passa a perceber a sua situação como dolorosa ou ameaçadora, fica com receio, medo e pode até ficar paralisado.

Tenho notado tanto em sessões de psicoterapia quanto de coaching, devido a eu atuar nas dua áreas, que o medo é um dos maiores obstáculos na hora de superar desafios em busca de crescimento pessoal ou em projetos profissionais.

MEDO X ANSIEDADE

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde Mental dos EUA 20,8% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa, pois a ansiedade nada mais é do que medo antecipado, de algo que pode ou não ocorrer. É dez vezes maior do que na década de 1980.

Agora, mesmo que você não seja uma dessas pessoas, certamente já se sentiu incomodado por algum tipo de medo. Ele se tornou o maior problema psicológico do nosso tempo – e virou parte do dia a dia de todo mundo. É aquele monstro que chega sei lá de onde e domina sua mente. É ele!

O medo se inicia diante da ideia de que se está exposto a algum tipo de perigo, que pode ser real ou não, como um estado de apreensão. É um aviso dado pelo nosso corpo, ele nos diz: “alerta, pode haver perigo”, na verdade ele quer nos proteger e prevenir. Se você for pensar o medo nos acompanha desde que somos bem pequenos e vai continuar nos acompanhando, pois é algo biológico.

Todo mundo sente medo! Acontece que diante do medo podemos ter duas atitudes: proativa ou reativa.

SENTIR MEDO É NATURAL
FAZER A GESTÃO DELE É NECESSÁRIO!

 

dr-david-r-hawkins-psiquiatra-superar-o-medo
O médico psiquiatra norte-americano David R. Hawkins

O medo é uma sensação natural. A única forma de o ultrapassar é enfrentá-lo, entendê-lo. Normalmente quando você decide enfrentar o seu medo, percebe que afinal não era assim tão assustador quanto parecia. É bem mais simples!

Por vezes o medo é tão forte que ele acaba nos incapacitando de fazer aquilo que julgamos que somos capazes.“Viver com medo não é viver. É sobreviver”. Com medo, fecham-se muitas janelas e portas!

O pensamento do medo cresce em nós nos afastando de uma série de coisas e ficamos esperando que um dia nasça em nós a coragem para lidar com o medo. O medo distorce nosso pensamento, nos atormenta emocionalmente e faz com que tomemos decisões sem pensar. “Vivemos uma época de muitos medos. Sentir medo é normal”. Entretanto quando o medo sai do nosso controle, ela se torna prejudicial em nossa vida.

 

Com medo
você vê o mundo como
perigoso e inseguro

David R. Hawkins

Segundo o médico psiquiatra norte-americano David R. Hawkins (1927-2012), autor do livro Poder contra Força: Uma Anatomia da Consciência – Os Determinantes ocultos do comportamento humano, “muitas pessoas vivem em uma realidade de constante preocupação e estresse.”

E para sair desse nível geralmente precisamos de ajuda. Para superar o medo é algo que todos nós temos de lidar!

O medo é apenas uma crença interna.
Cria-se medo quando você percebe as situações
e eventos sendo uma ameaça para o seu bem-estar geral

David R. Hawkins

PARA ENFRENTAR O MEDO
É PRECISO TREINAR A SUA CORAGEM!

 

Para Dr. Hawins, a coragem é o primeiro nível de força real. É aqui que você começa a ver a vida como desafiante e emocionante ao invés de opressora. Você começa a se alinhar com a verdade, já não tem mais medo, está mais atento a situações da vida, mas está mais otimista.

O que tenho visto atendendo pessoas em clínica e treinamentos é que a coragem não é a ausência do medo e sim a resistência a ele, o domínio do medo que podemos buscar através da consciência e ações consistentes com a coragem. Para isso utilizo nos meus atendimentos com os clientes o “Map of Consciousness” criado pelo Dr. David Hawkins. Ter o mapa da consciência nos capacita em saber onde estamos em nosso estado atual de crescimento!

Provavelmente o que acontece com a maioria das pessoas que não conseguem sair do nível do medo e por isso não conseguem seguir adiante, é que elas não identificaram o medo em seu processo inicial, logo que ele surgiu e deu as primeiras pistas. Sem saber o estado em que estamos não conseguimos progredir e otimizar o nosso potencial. Mas quando começamos a ter clareza do nossos nível e  passamos a conhecer os outros níveis adiante, somos mais capazes de compreender como é limitado o nível do medo e que podemos gerar esforços e ter atitudes em direção ao ponto mais alto que podemos alcançar!

como-vencer-o-medo-psicologa-online

3 PASSOS
RUMO AO AUTODOMINIO

 

Você precisa aprender a lidar com o seu sentimento de medo em momentos e situações variadas na sua vida. Isso significa lidar com a própria emoção de forma com que você consiga ter facilidades em relação a realização de seus objetivos.

O desenvolvimento do autodomínio, não significa evitar emoção do medo, tem a ver com a habilidade de gerir a ansiedade e reagir às situações com a emoção proporcional, conseguindo estar à vontade com suas novas ideias e ações.

Não tem a ver com negação, repressão desse sentimento, pois ele existe e serve para transmitir informações valiosas, assim se você nega ou reprime perde essa oportunidade. Não tem a ver com não exibir a emoção do medo. Trata-se ser hábil com ela!

Com a experiência nos processos de coaching e psicologia aprendi que podemos gerir o seu medo através de 3 passos, e digo passos, pois tem o significado implícito de sair do lugar. Vamos lá.

1° PASSO
ATITUDE DE ENFRENTAMENTO E ACEITAÇÃO

 

No momento em que você se deparar com o medo você deve se questionar: Estou com medo do que? Tenho medo do que? O que realmente pode acontecer?

Perceber quais serão as suas respostas, de forma a ter uma compreensão racional, sem alimentar a cadeia de pensamentos negativos. É ter uma atitude aberta, curiosa em relação ao seu medo, é uma prática do Mindfulness (Atenção Plena) utilizado no processo que soma psicologia e coaching.

No momento em que você se questiona consegue utilizar uma área do cérebro responsável pela tomada de decisão consciente e voluntária.  Você deixa de se envolver com o sofrimento, com as dúvidas, receios e incerteza e começa a se deparar com a força, com o potencial, as possibilidades de conquistas, superações e aquisições que você pode e merece ter! 

E aqui entra a coragem, que não é ausência de medo, mas significa enfrentar o desconhecido e o novo apesar de todos os medos. Os medos estão ali, mas se você enfrenta e aceita a real situação, devagarinho os medos vão desaparecendo e você se sente forte e corajoso novamente!

2° PASSO
ATITUDE DE BUSCAR UMA PERSPECTIVA MAIS AMPLA

 

Essa atitude possibilita que você não entre no círculo de pensamento negativos do medo, que você consiga perceber o quadro maior da situação utilizando a técnica do

E SE…???

Pense na sua situação e se questione: E se:

  • Eu não perder nada, só tiver a ganhar?
  • Valer a pena?
  • Não for tão ruim quanto parece?
  • For a melhor mudança para a minha vida nesse momento?
  • Se isso for o que falta para eu sentir vivo e realizado?

Você vai utilizar o medo como um sinalizador positivo e imediatamente você vai perceber que ele pode te sinalizar que você está no caminho certo. O mesmo medo vai lhe possibilitar enfrentar os seus desafios, que podem ser vistos como naturais e produtivos. Vendo dessa forma o medo vai lhe motivar a ação, fará você evoluir, aprender mais rápido, crescer em sua vida .

3º PASSO
PARAR DE ALIMENTAR MEDOS

 

O terceiro passo é você  começar Agora a ser mais gentil consigo mesmo e não alimentar mais seus medos e aqui vai a dica de ouro:

Alimente a sua coragem dia após dia e depois,
de forma progressiva e consistente.
Você perceberá que vai alimentar menos o medo.

O medo causa aborrecimento, ocupando a sua mente e bagunçando a sua vida. Ele parece tão poderoso, mas não é! Por sorte, ele precisa de você para sobreviver ou não. Se você não o alimentar, é provavelmente que ele vá embora. Então parar imediatamente de nutrir o seu medo é um ótimo negócio!

Pois sabemos que a vida exige de nós todos os dias um constante adaptar-se. A cada momento podemos ser surpreendidos por novas situações e circunstâncias e se não enfrentarmos confiantes e com coragem, estas mudanças podem nos trazer medo. Temos uma tendência de querermos evitar os imprevistos.

Mas o CAMINHO MAIS CURTO para nos libertar do medo é a aceitação, aceitar as mudanças como oportunidades de crescimento em nossa jornada evolutiva!

Então, hoje decida assumir a responsabilidade do seu próprio Bem-estar, pois na vida estamos constantemente aprendendo, fazendo coisas novas e buscando aventuras. E a cada nova aventura você pode superar o medo com a atitude de enfrentamento, aceitação, percebendo a perspectiva mais ampla e sendo gentil consigo mesmo, isso vai impulsioná-lo em direção ao seu crescimento.

como-vencer-o-medo-videoconsulta-terapia-online

A VIDA COMEÇA
ONDE TERMINA O MEDO

Osho


Na coragem você vê o mundo como emocionante e cheio de possibilidades.
Você tem força e poder de mudança. Isto marca o início da sua busca ativa pelo crescimento! Caso precise de ajuda para superar e vencer medos antigos e desafios novos conte comigo enquanto coaching e psicóloga.

Deixo o convite para você conhecer meu consultório online e horários, basta clicar aqui.

Permita-se, ouse fazer, experimente, sonhe e mova-se em direção ao seu objetivo!

Te vejo em breve!!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.