5 ESTRATÉGIAS PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA – por Kátia Casellato, psicóloga online

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A autoestima é um sentimento de valor que cada pessoa tem de si mesmo. Esse sentimento pode ser analisado e resignificado para que sua autoestima volte a crescer. Nesse artigo eu passo 5 estratégias, para você construir um autoestima forte.

Não sabe dizer exatamente se sua autoestima é baixa? Responda as seguintes perguntas:

Muitas vezes você se sente inferior a outras pessoas?
Isso te causa sofrimento?

Consegue identificar de onde vem essa crença de desvalor?

Vem comigo nessa leitura para entender mais e descobrir estratégias para melhorar sua autoestima. Já adianto que confiar no seu potencial, autoconhecimento é fundamental para que sua autoestima e  uma vida mais satisfatória.

 

MAS O QUE É A AUTOESTIMA,
AFINAL?

 

A autoestima é o sentimento de valor que cada pessoa tem de si. São crenças do indivíduo sobre si mesmo.

Cada pessoa tem uma  história de nossas vidas e ela influencia diretamente sobre essas crenças, pois estruturam-se a partir do relacionamento com seus pais, parentes, ambiente, professores, entre outros. A partir dos estímulos positivos ou negativos, vamos desenvolvendo nossa noção de valor. O olhar positivo do meio, o suporte que temos das pessoas que nos rodeiam determina como será nossa autoestima ao longo da vida.

Experiências de abandono (que podem ser reais ou imaginárias) na primeira infância acabam por influenciar a formação da autoestima e identidade.

A identidade é o reconhecimento do indivíduo, de suas características únicas, que difere de todos os outros. A identidade  é o conjunto de características, psicológicas,físicas ,culturais… É o que define quem somos.

A autoimagem que tem de si mesmo desenvolve-se paralelamente a noção de identidade. Desta forma, o autoconhecimento é a base para reconhecer seu valor no mundo. Reconhecer seus pontos fortes e fracos é fundamental para atuar no mundo sabendo lidar com cada um sendo mais assertivo.

Pessoas com autoestima elevada reconhecem seus erros e acertos e não julgam-se por isso, não deixam que isso os limite.

Um ponto crítico para a autoestima é a comparação com os outros. Isso faz com que a autoestima flutue como um barco sem vela, constantemente. Aparentemente, visto de fora, a vida das outras pessoas parecem perfeitas, mas isso nem sempre é verdade. Como já dizia na música Chico Buarque:

Cada um sabe
a dor e a delícia
de ser o que é…

Cada pessoa possui características própria, físicas, emocionais, e isso as torna únicas. Só o fato de ser único faz com que cada um tenha sua beleza, basta enxergá-la. A visão que  tem de si, bem como os cuidados que tem consigo influenciam diretamente na autoestima, quanto mais me cuido, me conheço e aceito, maior será a autoestima.

 

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
DE PESSOAS COM BAIXA AUTOESTIMA

 

  • Não se expor por medo de serem julgadas, embora muitas vezes seu maior critico é ele mesmo;
  • Costumam ter dificuldade em demonstrar opinião com medo de serem rejeitados;
  • Sofrem por acharem-se  menos que os outros;
  • Julgam seus erros e falhas,
  • Algumas pessoas com baixa autoestima ainda utilizam a estratégia da conquista. Tentando conquistar a outro compulsivamente em uma tentativa desesperada de reafirmar seu valor;

Devemos sempre lembrar que cada um tem uma história de vida única, isso serve para compreender que qualquer comparação e julgamentos não precedem, são injustos com si mesmo. Respeite sua história e entenda por que chegou até onde se encontra.

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5 ESTRATÉGIAS
PARA MELHORAR SUA AUTOESTIMA

1
TER OBJETIVO E METAS REALISTAS

O que adiantaria tentar correr uma maratona de 25 km se não consigo correr nem 5 km? Claro que não conseguiria chegar ao fim e isso traria ainda mais frustração.

Ninguém é obrigado a ir além do que pode, tem que haver um equilíbrio entre o que quer alcançar e  que seria um objetivo impossível. Esforço e preparação são necessários para que se alcance algumas metas, mas sempre dentro do seu limite.

2
PARAR DE PERSEGUIR A PERFEIÇÃO

Para você o que é ser perfeito?

Como todo ser humano temos as nossas imperfeições. Cobrar-se demasiado  para atingir a tal perfeição inatingível só trará ainda mais angústia e sofrimento. Aceite que aquilo que ser ¨perfeito¨nem sempre é para todos. Lembre-se que todos erram e os erros fazem parte da vida.

3
IDENTIFIQUE E EXPLORE SEUS PONTOS FORTES

Faça uma lista de seus pontos fortes e fracos(defeitos, qualidades) seja o mais honesto possível consigo. Mantenha essa lista a mão para acrescentar sempre que necessário. A partir disso tente desenvolver aquilo que ainda precisa melhorar e valorize cada vez mais suas características positivas.

Conhecer-se é fundamental  para saber seu potencial. Através disso poderá acreditar mais em si mesmo.

4
EVITE COMPARAÇÃO

Lembre-se que cada pessoa é única. Comparar-se não é uma escolha justa. Cada um trilhou um caminho, portanto qualquer tentativa de comparação é injustificada.

Em tempos de redes sociais, tendemos a achar a vida dos outros maravilhosa. Lembre-se que aquilo que vemos é só um recorte daquilo que as pessoas desejam que saibam

5
ACEITE QUE A RESPONSABILIDADE PELA SUA FELICIDADE
É SOMENTE SUA

Delegar sua felicidade a uma outra pessoa é pedir para ser infeliz. Depender do outro para isso é um grande risco. A opinião, atenção e aceitação do outro não deve determinar a forma como você se sente.

Vamos pensar: Eu me conheço o suficiente para saber o que me faz feliz?

Respondendo essa pergunta já terá uma pequena  noção daquilo que lhe agrada e desagrada. A partir disso, fazer-se feliz e cuidar de si é sua responsabilidade. Gostar de si é algo que deve vir de dentro e isso refletirá externamente.

 

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PARA FORTALECER OS MÚSCULOS DA AUTOESTIMA
A TERAPIA PODE SER O MELHOR EXERCÍCIO

 

Pessoas com boa autoestima também tem erros e falhas mas elas não deixam isso determinar suas vidas. Reconhecem que não são perfeitas e seu autoconhecimento faz com que sintam-se bem acerca de si.

Procure conhecer-se, quanto mais você se conhece melhor será sua visão de si no mundo. Aprenda a gostar de ser quem você é. Divirta-se com seus defeitos. A perfeição é apenas uma pretensão humana.

Gostar de si mesmo é um longo processo, mas vale a pena percorrer esse caminho. O resultado  irá compensar.

Está pronto para essa aventura do autoconhecimento onde o personagem principal é você ? Através da terapia isso será possível.

Sentir-se bem a cerca de si mesmo é muito importante para que possa fazer seu caminho no mundo com mais segurança e felicidade.

Caso você tenha gostado do texto e acredite que um trabalho com um psicólogo pode ser bom para desenvolver autoconhecimento e autoestima, fica o convite: Conheça meu vídeoconsultório, marque um horário que terei imenso prazer em guia-lo rumo a essas descobertas.

 

 

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Kátia Casellato

Sou Psicóloga Clinica a 8 anos e meu objetivo com os atendimentos é a melhora da qualidade de vida dos meus clientes.A psicoterapia visa o desenvolvimento do individuo (CRP 06/99883).