5 HABILIDADES QUE VOCÊ PODE DESENVOLVER JOGANDO VIDEO GAME- por um psicólogo

5 habilidades que você pode desenvolver jogando video game, psicólogo online, terapia online

 

Jogar video game é um passatempo moderno e divertido. Crianças, adolescentes, adultos e, inclusive, pessoas da terceira idade costumam passar horas se entretendo. Enquanto, muitas vezes, arrumam problemas com pais, escola e trabalho. Isso todos sabem. O que a maioria das pessoas não sabe é que o hábito de jogar video game pode ajudar a desenvolver habilidades motoras e mentais. 

Os jogos eletrônicos, ou video games como chamamos, são um meio de comunicação, entretenimento e arte conhecido no mundo inteiro. Algo que a princípio era visto apenas como uma recreação agora cada vez mais está se tornando uma forma de ferramenta educacional.

A quantidade de jogos educacionais aumenta cada vez mais. O exército, grandes empresas e até mesmo a Nasa utilizam simuladores eletrônicos para treinar pessoas. Mesmo os jogos comuns e populares possuem características positivas. Mas, claro, é preciso ter consciência na hora de usar. Devemos entender os games como ferramentas, dependendo portanto de sua utilização para se configurar enquanto construtiva ou destrutiva. Isso significa que quando empregados de foma construtiva e positiva os games podem ser de grande valia no desenvolvimento de virtudes e habilidades motoras e psicológicas.

 

Então, para te ajudar a pensar melhor e ter uma relação mais positiva com seu video game listei cinco dentre as tantas habilidades que você, ou seu filho, podem desenvolver jogando.

5 habilidades que você pode desenvolver jogando video game, psicólogo online, terapia online

5 HABILIDADES QUE VOCÊ PODE DESENVOLVER
JOGANDO VIDEO GAME

1
COORDENAÇÃO MOTORA

 

Talvez o benefício mais óbvio do hábito de jogar video games seja o desenvolvimento de habilidades motoras, através da constante estimulação e exercício dessas faculdades. Jogadores adquirem precisão no controle de determinados movimentos, possuem uma coordenação motora desenvolvida, bons reflexos e tempo de reação.

Você pode estar se perguntando para que habilidades assim pode servir. Saiba que são úteis em diversos segmentos da vida cotidiana, como: Dirigir, pois ter boa coordenação motora, reflexos e resposta ajuda a evitar muitos acidentes; operar máquinas e equipamentos, desnecessário dizer o porque; tocar um instrumento musical, que também se necessita muita coordenação motora e boa reação; melhor desempenho na prática de esportes; dança; entre outras diversas atividades.

Games centrados na ação e jogabilidade são os mais indicados para exercitar essas habilidades, como dos gêneros: Plataforma, Luta, Tiro, e Corrida.

2
ACUIDADE SENSORIAL (SENSIBILIDADE)

 

Os games oferecem uma grande variedade de estímulos sensoriais e proporcionam o desenvolvimento das capacidades de percepção do ambiente. Trocando em miúdos, o hábito de jogar auxilia no exercício da visão, tornando os jogadores mais aptos a encontrar e identificar objetos, por exemplo, e desenvolvendo sua inteligência espacial.

A estimulação sensorial oriunda dos games beneficia também a audição do jogador. A grande variedade de apresentação dos jogos significa também uma variedade de tipos e níveis de estimulação sensorial. Para o desenvolvimento de habilidades visuais percebe-se grande potencial em jogos de tiro em primeira pessoa (FPSs), enquanto jogos musicais ou que tenham a música em suas mecânicas de jogabilidade são ideais para desenvolver capacidades auditivas.

3
JOGAR VIDEO GAME DESPERTA INTELIGÊNCIAS

 

Um dos entendimentos mais aceitos e modernos acerca da inteligência, é a noção que de fato possuímos inteligências múltiplas. O psicólogo norte-americano Howard Gardner classificou estas como: Lógico matemática, Linguística, musical, espacial, corporal-cinestésica, intrapessoal (sobre si mesmo, sua natureza e mundo interno), interpessoal (compreensão sobre os outros e suas motivações), naturalista e existencial. Hoje em dia está claro para todos também a existência da inteligência emocional.

einstein, habilidades, inteligência, 5 habilidades que você pode desenvolver jogando video game, psicólogo online, terapia onlineEssas capacidades se desenvolvem tal qual tantas características humanas: ao se exercitá-las. Games em geral exercitam cada uma dessas inteligências em diferentes níveis dependendo do estilo e apresentação do jogo, sendo pra essa finalidade indicados jogos que tenham como foco a narrativa, abstração e pensamento estratégico, como RPGs, Puzzles e jogos de estratégia.

É importante cuidar para que tais jogos não exerçam efeito negativo nas inteligências do jogador, o condicionando a gastar compulsivamente comprando vidas, créditos e vantagens (ou encher as redes sociais com notificações incessantes).

4
PACIÊNCIA E AUTOCONHECIMENTO

 

Games podem ser excelentes aliados no controle da ansiedade. Que está disparada nos dias corridos de hoje. Muitos jogos levam o jogador a estabelecer estratégias, administrar recursos, agir sob pressão e confrontar situações de frustração (como game overs e dados corrompidos). Jogos centrados na narrativa, abstração e pensamento estratégico podem trazer em si essas questões e despertar reflexões e insights (percepções) ao jogador acerca de si mesmo, suas crenças e comportamentos.

5
JOGAR VIDEO GAME TE LEVARÁ AO ESTADO DE FLUXO

 

Além disso, muitos jogos centrados na ação são de fato um convite ao estado de flow.  E geram todos os seus benefícios como diminuir o nível de stress e gerar bem-estar para outras áreas da vida.

Um exercício interessante, é se colocar em uma posição de observação de si mesmo enquanto desempenha as atividades do jogo, tomando consciência de pensamentos, crenças e atitudes que emergem durante a experiência de jogo. Esse estado de “auto observação” pode ser exercitado durante o FLOW ou durante uma experiência de jogo imersiva com game focado na narrativa, como um RPG ou jogo de aventura.  As possibilidades são infinitas, e cada um só tem a ganhar conhecendo mais de si mesmo.

diversão, 5 habilidades que você pode desenvolver jogando video game, psicólogo online, terapia onlineJOGAR VIDEO GAME PODE SER TERAPÊUTICO

 

É importante termos em mente que esses benefícios dependem de uma postura positiva na utilização. De uma utilização moderada dessa ferramenta, e da escolha dos jogos. Vale ressaltar a importância de se observar a Classificação Etária presente nos jogos comercializados no Brasil, e o conteúdo desses games. Além disso, jogos podem ser um espaço de socialização e estreitamento de relações, familiares e sociais, porém nada substitui o contato  e a convivência no “mundo real”.

Aqui no Blog Terapia de Bolso nossos conteúdos são voltados ao desenvolvimento de pontos positivos e virtudes. Cadastre seu e-mail em nossa lista que possamos te informar sobre nossas atualizações. E se achar que um psicólogo pode te ajudar melhorar seu desempenho em alguma fase do jogo da vida pode contar comigo. Comente que te respondo. Em breve também estrearemos nossa plataforma de orientação psicológica online e poderei te atender aí mesmo de onde você está.

Até breve e bons jogos 😉

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.