ENTENDA O QUE É COACHING PSYCHOLOGY: COACHING APLICADO POR UM PSICÓLOGO

coaching-psychology-online-video

 

Qual a diferença do Coaching para o Coaching Psychology? O primeiro é realizado por um treinador com qualquer formação acadêmica que tenha feito um curso de Coaching, já o Coaching Psychology é aplicado por um profissional que estudou o comportamento humano por cinco anos e se formou em psicologia clínica.

Devido a grande repercussão nas Olimpíadas, o termo Coaching, que já estava ficando corriqueiro, tem se popularizado mais ainda, acarretando em grande procura por profissionais desta área.

Teoricamente, qualquer pessoa pode se denominar Coach, fazendo com que existam muitos profissionais pouco preparados para lidar com as demandas que possam surgir e justamente por isso, ao mesmo tempo em que tal profissão tem ganhado mais espaço, ainda há certo preconceito quanto a real efetividade do processo.

O QUE É COACHING E COMO ISSO PODE ME AJUDAR?

 

O termo Coaching é extremamente antigo. Sua origem se da no vilarejo de Kocz na Hungria, adquirindo uso corriqueiro em meados do século XV, pois fazia analogia às antigas carruagens francesas com a finalidade de transportar passageiros.

Ou seja, a ideia principal do coaching é “transportar” o coachee (cliente) do Ponto A (onde está) até o Ponto B (aonde quer ir) com ajuda do coach (profissional). Resumindo, o coach é um profissional devidamente capacitado que conduzirá o coachee de forma ética em busca do seu objetivo através de uma série de estratégias em um determinado período de tempo.

E SE SEU COACHING TAMBÉM FOR PSICÓLOGO ?

 

Agora, imagina quando além de coach, o profissional também é Psicólogo e entende melhor do que ninguém a respeito do comportamento humano, utilizando de técnicas para enriquecer ainda mais as sessões.

Esse é o Coaching Psychology. A união dessas duas áreas de conhecimento em prol de um objetivo em comum, trazendo resultados muito mais completos.

Coaching Psychology é um ramo da Psicologia que leva em consideração a aplicação sistemática da ciência comportamental da Psicologia para a melhoria da experiência de vida, do desempenho no trabalho e do bem estar de indivíduos, grupos e organizações.

O Coaching Psychology não se destina a tratar diretamente doenças mentais significativas ou níveis anormais de angústia, concentra-se em facilitar o alcance de metas e aumentar o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

coach-psychology-psicologa-online-videosessao

3 DIFERENÇAS
DO COACHING PSYCHOLOGY
PARA PSICOTERAPIA

 

É comum que as pessoas confundam as duas áreas de atuação e acabam preferindo fazer coaching ao invés de psicoterapia por medo que o nome terapia carrega. No entanto, os processos são bastante distintos.
O coaching é orientado para quem já sabe o que quer e precisa de um impulsionamento já a psicoterapia é para temas mais profundos e ainda incompreendidos, portanto sem previsão de término.

1
NÚMERO DE SESSÕES LIMITADAS

Enquanto psicoterapia não tem um fim estabelecido, dependendo da evolução do paciente ao longo de todas as sessões, o que pode durar anos, por se tratar de uma “investigação pessoal”, o coaching possui início, meio e fim previamente acordado com o cliente e com as sessões variando entre 10 a 20.

2
O PASSADO

A terapia analisa todas as fases do passado do paciente com o objetivo de ajudá-lo a se compreender-se melhor e resiginificar este para que então, consiga lidar da forma mais adequada com as situações da vida presente, ampliando seu repertório comportamental;
Já o coaching foca-se exclusivamente no futuro buscando auxiliar o coachee a atingir seu objetivo, tornando-o mais motivado e preparado para assumir o controle da sua vida.

Momentos significantes do passado que possam surgir no processo de coaching com um psicólogo serão analisados brevemente para não se perder a meta das sessões, mas, sendo algo significativo pode ser um bom motivo para depois fazer algumas sessões focada no tema.

3
FOCO EM RESULTADOS

É comum que num processo terapêutico, o paciente pare de evoluir, estagnando ou até mesmo retrocedendo, cabendo ao terapeuta ajuda-lo a refletir o motivo e trabalhar com as questões que estão impedindo o avanço;
no coaching, há um planejamento e compromisso de apresentar resultados positivos a cada sessão, onde o coachee precisa mostrar que está cada vez mais perto do objetivo.

5 BENEFÍCIOS QUE O PROCESSO
DE COACHING PSYCHOLOGY TRARÁ AO CLIENTE

 

1

Desenvolvimento da autonomia

2

Ampliação do autoconhecimento, da autoestima, da autoconfiança e da qualidade de vida

3

Elaboração de estratégias efetivas para mudar situações e comportamentos indesejados pelo coachee

4

Potencialização do desempenho na comunicação e nos relacionamentos interpessoais

5

Aumento da produtividade

QUEM PODE FAZER COACHING PSYCHOLOGY?

 

Obviamente todos nós apresentamos algum grau de sofrimento, porém enquanto a terapia é indicada para pessoas cujo tal sofrimento interfere significativamente no bom andamento da vida como um todo, o coaching é aconselhado para quem, apesar de algum sofrimento, consegue lidar com as questões da vida de forma mais tranquila. Assim que o paciente terapêutico apresentar melhora no seu quadro e se assim o desejar, poderá também passar pelo processo de coaching, cabendo ao psicólogo avaliar quando será o momento adequado.

Esse também é um dos motivos pelo qual o Coaching Psychology é mais completo do que o Coaching “normal”, pois o primeiro, justamente pelo profissional também ser psicólogo, saberá identificar qual a melhor indicação para o cliente, além de conseguir lidar com alguma eventual crise que o coachee possa apresentar na sessão.

O coach não-psicólogo pode ser um ótimo profissional de coaching, mas jamais saberá lidar com questões psicológicas mais sérias. Cabe a ele saber suas limitações e indicar seu cliente a um profissional especializado sempre que necessário, pois além de ilegal, tentar utilizar as técnicas da psicologia pode acabar trazendo consequências mais sérias na vida da pessoa.

coaching-psychology-psicologa-online

SESSÕES DE COACHING PSYCOLOGY ONLINE

 

Hoje existem psicólogos que atendem também online via videosessão como psicólogos clínicos, orientadores e coachings. Se em sua primeira sessão definirmos o foco, o tema principal, da sua necessidade como sendo sessões estilo coaching, focadas a resultados, então faremos uma orientação usando as ferramentas do coaching. Voltado a melhorar algum campo da sua vida seja o profissional, vocacional, estudos ou outro tema focal.

Visite a plataforma de videoatendimento, veja formação dos profissionais e horários disponíveis clicando aqui. O atendimento acontece pela câmera do seu computador em uma sala que abre automaticamente sem necessidade de instalar nada.

Entre nessa carruagem virtual rumo ao próximo estágio da sua vida 🙂

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.