COMO DESENVOLVER CORAGEM E MENTALIDADE POSITIVA PARA EMPREENDER NA VIDA COTIDIANA E PROFISSIONAL- por uma psicóloga

as-vezes-voce-nao-percebe-sua-propria-forca-ate-ter-que-enfrentar-sua-maior-fraqueza-susan-gale

 

Para algumas pessoas ir em busca do que quer e acredita é uma questão simples, como se soubessem desenvolver coragem, que requer apenas o esforço de analisar as possibilidades e IR EM FRENTE. Mas para outros, requer um esforço grande, que traz ansiedade e os fazem se acomodar em situações negativas e desagradáveis, pois na verdade não se sentem com coragem para ir além. Não conseguem dar UM PASSO ADIANTE!

E você precisa desenvolver coragem para quê? Para empreender em algo que sonha e deseja, para ser você mesma, para buscar aquilo em que acredita, para ser feliz? A coragem está muito relacionada com buscar, ousar, mudar, e principalmente, acreditar!

As vezes somos resistentes aos progressos pelos medos e pela crença de que não somos capazes. Acabamos deixando de concentrar a nossa energia no que realmente importa, você deixa de realizar algo que é possível. Para desenvolver A CORAGEM é preciso assumir a responsabilidade pela própria vida, com seus erros e acertos, libertando-se dos padrões que o limitam em acreditar e confiar em si mesmo.

Quais são os seus sonhos?  Quer mudar de emprego? Ter seu negócio? Quer se realizar-se profissionalmente? Precisa de coragem para se conhecer, viver o quê?

O QUE É A CORAGEM?

 

“Coragem” é uma daquelas palavras que ouvimos com frequência em nossas vidas.  Ela está associada a força, poder e ousadiaCoragem pode ser: Finalizar uma parceria profissional desagradável; Investir em uma nova carreira; Ter um negócio próprio; Largar o emprego onde você não se sente realizado; Estudar aquilo que você quer; Ir atrás da profissão do seu sonho; Levar uma vida mais tranquila e plena; Ser feliz;

A coragem significa coisas diferentes para pessoas diferentes!

Cada um entende a coragem de uma forma e tem em sua vida, histórias de coragem. Como é bom poder olhar para si mesmo e perceber em sua história a CORAGEM como uma competência exercida. Ouvir a si mesmo contando essas histórias traz bem-estar e alegria, isso faz bem para a alma.

Originalmente, surgiu do latim “cor”, que significa “coração”, e a definição original da palavra era “contar a história de quem você é com o coração”. Essa é uma maneira de vê-la! Desenvolver coragem significa aprender a ser quem você é.

Coragem significa defender aquilo em que você acredita. Significa que sempre que você se deparar com o caminho “dos que dizem ‘não’” e dos céticos, você conseguirá ignorá-lo e seguir adiante acreditando em seus objetivos e valores.

Coragem é estar morrendo de medo…
e seguir em frente mesmo assim.
John Wayne

SONHOS X DESAFIOS X CORAGEM

 

Significa que você tem sonhos, que vai lutar por aquilo em que acredita e aquilo em que você  acredita vai fazer do mundo um lugar melhor. Coragem significa ir atrás de seus sonhos quando as outras pessoas dizem que você não conseguirá. Significa lutar pela sua liberdade.

Coragem também pode significar seguir adiante, mesmo frente a incertezas.

É preciso muita coragem para abrir uma empresa em um mercado que muda constantemente.
É preciso muita coragem para mudar de emprego quando você tem algumas garantias.
É preciso muita coragem para investir no seu negócio sem ter grandes perspectivas.
É preciso desenvolver coragem para sair de uma posição cômoda e investir em algo novo.

Quando você não sabe o que o espera adiante você tem DUAS ALTERNATIVAS:

  1. Ser corajoso e forte o bastante para progredir;
  2. Se deixar lançar numa sombra de dúvidas no seu caminho.

O que você prefere? Claro que é mais seguro ficar com o que é mais confortável e familiar do que se aventurar em um território novo. Aventurar-se no novo pode ser assustador, mas pode haver recompensas que fazem o risco valer a pena.

Ter os colhões para seguir adiante e se manter focado mesmo sem saber o que vai acontecer é a essência de uma pessoa corajosa. Pode ser um desafio. Mas com certeza você vai encontrar também a determinação, a força e as recompensas.

O MEDO: O INIMIGO DA CORAGEM

 

Superar o medo é algo que todos nós temos de lidar, pois o medo é apenas uma crença interna. Cria-se medo quando você percebe as situações e eventos como sendo uma ameaça para o seu bem-estar geral.

O medo é uma resposta natural do organismo para o estado de sobrevivência do cérebro. Nesse estado, o cérebro envia cortisol — o hormônio responsável pelo estresse — para todo o sistema nervoso do corpo, tornando o organismo hiperativo. Pode ser qualquer situação que seja percebida como ameaçadora. Esta ameaça pode ser física, emocional, moral ou de qualquer outra ordem.

Algumas vezes damos nomes diferentes à mesma sensação como: apreensão, preocupação, ansiedade, angustia, mas são termos que podem estar se referindo ao medo.

VOCÊ TEM MEDO DE QUÊ?

 

O medo é assustador; é um sentimento capaz de nos acovardar. Você tem medo de quê? Você tem medo de errar, de fracassar, de ganhar, de errar, de perder?

O medo é uma força poderosa que nos torna incapazes de reagir, por medo do que os outros vão dizer, do que pode acontecer, de quanto posso perder e do que farão comigo. Para viver bem, precisamos superar nossos temores. No entanto, só existe uma forma de superar os medos: a coragem para enfrentá-los. Somente uma pessoa que é capaz de “olhar os seus medos de frente” e superá-los consegue ser feliz.

Para vencer o medo e você pode  o primeiro passo é começar a desenvolver uma MENTALIDADE CORAJOSA!

desenvolver-coragem-psicóloga-online-terapia-online

6
PRINCÍPIOS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA MENTALIDADE CORAJOSA

1
O MEDO FAZ PARTE:
ACEITE-O PARA APRENDER A LIDAR COM ELE

 

Seguir seu destino requer a coragem para superar o medo de assumir nossa própria grandeza! 

Para aprender a superar o medo, é necessário reeducar a mente. Pois fugir do medo faz com que ele se torne mais forte e assustador. Já é comprovado que a supressão das emoções negativas só aumenta o medo causado por elas, fortalecendo-as ainda mais. Você precisa se expor aos seus medos gradativamente da forma que você conseguir. Fazendo isso você pode diminuir o tamanho do seu medo.

Você não pode deixar que seus medos sejam maiores que seu SONHO!

2
SAIA RÁPIDO DA SUA ZONA DE CONFORTO

 

Sair da zona de conforto pode causar ansiedade, sair do caminho conhecido, familiar e confortável é uma ótima forma de aprender a desenvolver coragem. Investir em um novo caminho faz bem. Você pode fazer algo que não faria normalmente, isso vai ajudá-lo a lidar com o inesperado. Aprender a lidar com o medo, em uma situação escolhida por você, poderá ajudá-lo a agir de forma corajosa diante do novo. Que tal tentar!

Você pode começar aos poucos! É um bom início!!

 Pode começar com atitudes que provoquem menos medo em você e demandem menos coragem. Pois os limites somos nós que impomos, então estenda os seus limites para além!

3
DESENVOLVA CONFIANÇA EM SI MESMO

 

Permita-se confiar nas próprias habilidades e em si mesmo de forma verdadeira e sincera. Perceba que suas FORÇAS são maiores do que seus medos e fraquezas.

Posso te garantir que é muito mais fácil tomar atitudes corajosas quando confiamos em nós mesmos. É claro que é fácil ter confiança quando o contexto proporciona um clima positivo e agregador. Mas precisamos aprender a gerar confiança em nós mesmos sempre.

A confiança exige prática!

Por isso, lembre-se: Não permita que os defeitos ou limitações ditem quem você é. Os fracassos não o definem, a menos que você permita. A coragem tem a ver com confiar e acreditar em si mesmo!

4
TENTE NÃO HESITAR

 

Quanto mais tempo o cérebro tiver para criar desculpas menos ele será corajoso, mais tempo você terá para entrar em pânico pensando nos possíveis resultados negativos, pois você criou espaço para a hesitação chegar e tomar conta de você.  Quando decidir sua ação, procure seguir em frente firme e focado no seu “porquê”, afinal você tem um motivo muito forte para estar fazendo o que você decidiu, por isso esteja lá para fazer, investir, atuar, agir e ser feliz.

5
UM PASSO ADIANTE = PROGRESSO

 

Um passo adiante pode significar virar-se para um lado quando todos estão preferindo se virar para o outro. Ou dar um passo para trás quando todos estão dando um passo a frente. Pode ser empurrar para um lado, quando outros estão empurrando para outro. É persistir e lutar. Pois ter coragem não significa não ter medos. Significa simplesmente superar seus medos por uma causa justa. Isso chama-se PROGRESSO.

O que te impede HOJE de conseguir o que você deseja?

 Provavelmente NADA! Pois os limites somos nós que impomos a nós mesmos!

6
O CONFORMISMO = O APAGADOR DE SONHOS

 

 “O conformismo é a arte de se acomodar, de não reagir e de aceitar passivamente as dificuldades, os eventos sociais e as barreiras (físicas, emocionais). O conformista amordaça seu próprio eu impedindo-o de lutar, de investir em projetos e de alterar a sua história. É uma armadilha da mente que soterra habilidades, anula dons, contrai competências, bloqueia algumas funções mais notáveis da inteligência”. Augusto Cury

O conformista prefere ser vítima do que alterar a sua história hoje, vive cheio de dúvidas, ansiedade e não consegue encontrar o ânimo e o entusiasmo.  São as pessoas que inventam muitas desculpas para não fazer: “não posso”, “não consigo”, “não tenho tempo”, “não tenho ajuda”, “não tenho dinheiro”, e acabam deixando de fazer muitas coisas. Parece que para eles sempre há justificativas para não atuar, não treinar, não exercitar, não investir, não fazer.

Estar conformado significa passividade, é um comportamento ou tendência de aceitar. Já ser corajoso representa ser o protagonista da sua história.

como aprender a ter coragem, dicas de uma psicóloga online, terapia onlineORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE

 

Sabemos que todo o caminho tem obstáculos. Procure subtrair os obstáculos! Você pode removê-lo e deixar a PASSAGEM LIVREQual é o obstáculo hoje que lhe impede de alcançar o seu objetivo?

Ao remover sistematicamente essa força restritiva você conseguirá reduzir de forma significativa o atrito que o impede de executar o seu sonho. Você pode começar em pequena escala, removendo os pequenos obstáculos, dando um empurrãozinho e um passo à frente. Mas lembre-se que os obstáculos podem surgir, porém você pode vê-los como desafios que o fortalecem a sua jornada e geram CONFIANÇA.  E o melhor é que sempre você tem o direito de escolher as opções que podem tornar sua vida melhor, defender aquilo em que ACREDITA e ser QUEM VOCÊ É!

“O mundo tem muitas coisas boas a oferecer para quem tem a ousadia de buscar”

Zíbia Gasparetto

A vida é ação, movimento e a coragem de assumir a possibilidade de viver o que se quer viver! É preciso se dar à permissão para fazer o que se quer, trazendo mais a coragem para a sua vida. Caso decida trilhar esse caminho, posso te ajudar!! Fica aqui o meu convite para conhecer meu consultório online!

“A liberdade de mudar é liberdade de crescer, coragem!”

Grande Abraço, Roberta Sanzi

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.