Blog Terapia de Bolso https://blog.terapiadebolso.com.br Seu blog de Psicologia :) Wed, 19 Aug 2020 21:11:40 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.7.2 https://blog.terapiadebolso.com.br/wp-content/uploads/2017/03/cropped-logo-terapia-de-bolso-psicologo-online-1-32x32.png Blog Terapia de Bolso https://blog.terapiadebolso.com.br 32 32 SEMANA DO PSICÓLOGO 2020: LIVES PARA TE AJUDAR A PENSAR SEU PROJETO DE VIDA NO PÓS PANDEMIA https://blog.terapiadebolso.com.br/semana-do-psicologo-2020-lives-para-te-ajudar-a-pensar-seu-projeto-de-vida-no-pos-pandemia/ Wed, 19 Aug 2020 03:57:54 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=15507   Pós pandemia é outro termo que temos ouvido recentemente, mas, na prática, se esse momento está realmente próximo ainda não sabemos. O que começamos a notar, de fato, é...

The post SEMANA DO PSICÓLOGO 2020: LIVES PARA TE AJUDAR A PENSAR SEU PROJETO DE VIDA NO PÓS PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
 

Pós pandemia é outro termo que temos ouvido recentemente, mas, na prática, se esse momento está realmente próximo ainda não sabemos. O que começamos a notar, de fato, é que muitas pessoas já se cansaram do isolamento social.

E à despeito dos milhares de mortos, do número ainda ser crescente, das segundas ondas em outros países que já haviam controlado a proliferação do vírus, de ainda não termos vacina, medicamentos comprovados ou capacidade em hospitais, algumas pessoas já estão protegendo menos a própria saúde.

Claro que muita coisa está em risco, incluindo a economia pessoal e social. Mas será que a melhor estratégia de vencermos essa guerra é mandando a “infantaria” para o martírio?

Quando sabemos que o inimigo se trata de uma doença contagiosa e viral percebemos que a guerra será decidida por setores de inteligência e engenharia e não pelo confronto frente à frente.

Logo a melhor estratégia ainda é seguir os procedimentos que visam proteger a saúde de todos como higienização redobrada, uso de máscaras, isolamento estratégico, bem como cuidar da imunidade física, emocional e cognitiva. Aguardando estrategicamente as soluções mais definitivas.

Sabemos que ainda não acabou e que devemos proteger nossa saúde e de todos na nossa cidade, estado, país e planeta. Mas também que temos sempre que pensar e repensar nossos sonhos, planos e projeto de vida nesse momento. Buscando conhecimentos que possam nos ajudar atravessar esse período com menor prejuízo econômico e emocional possível, sem que se precise sacrificar a própria vida, a de terceiros ou contribuir para gerar uma segunda onda que só pioraria tudo.

#SEMANADOPSICÓLOGO2020
UMA SEMANA DE LIVES SOBRE
PROJETO DE VIDA NO
PÓS PANDEMIA

 

 

storie-semana-do-psicologo-2020-terapia-de-bolso-ciclo-de-palestras-online

E foi pensando em te ajudar a agir sem perder o fluxo do seu projeto de vida durante e no pós pandemia que nossos psicólogos e psicólogas, estudiosos e especialistas em diversos temas de Psicologia, planejaram lives com dicas incríveis de comportamento humano.

Será uma semana inteira com palestras todos os dias sobre temas que podem te ajudar a superar esse novo normal causado pela pandemia. Tudo para você aplicar no seu projeto de vida nesse período onde começamos a ver as primeiras luzes do pós pandemia.

Então, vem com a gente! Acesse o link abaixo para conhecer os psicólogos e psicólogas palestrantes, temas das lives, programação, se inscrever e ser avisado de todos os eventos por email.

 

>> INSCRIÇÕES AQUI <<

 

O evento foi pensado para te ajudar a conhecer técnicas, teorias, métodos e ferramentas das ciências do Comportamento Humano, psicanálise e outras abordagens.

Uma oportunidade para ampliar seu autoconhecimento, inteligência emocional e resiliência para enfrentar esse momento e seguir com seu desenvolvimento pessoal.

 

Você pode gostar também de outros eventos realizados pelos psicólogos do Terapia de Bolso:

Semana de Psicologia 2018
Semana de Psicologia 2019
Ciclo de Palestras do Janeiro Branco 2020

 

The post SEMANA DO PSICÓLOGO 2020: LIVES PARA TE AJUDAR A PENSAR SEU PROJETO DE VIDA NO PÓS PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
O NOVO NORMAL: ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS DA PANDEMIA https://blog.terapiadebolso.com.br/o-novo-normal-orientacoes-psicologicas-para-lidar-com-as-mudancas-da-pandemia/ Fri, 31 Jul 2020 21:23:42 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=15105 Você com certeza ouviu recentemente alguém falando do “novo normal”. Esse termo surgiu após os procedimentos para evitar a proliferação global do novo coronavírus e dizem respeito as novas formas...

The post O NOVO NORMAL: ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS DA PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
Você com certeza ouviu recentemente alguém falando do “novo normal”. Esse termo surgiu após os procedimentos para evitar a proliferação global do novo coronavírus e dizem respeito as novas formas de comportamento coletivo: regras de isolamento social, fim de eventos coletivos, higiene redobrado, uso de máscaras, teletrabalho ou home office e até aulas à distância para crianças.

Sabemos que o “normal” diz respeito a comportamentos que são comuns ou modais, mesmo que cada um os pratique à sua maneira, com sua bagagem existencial e crenças. E o adjetivo “novo” vem dizer que agora o conceito de normal é outro, foi atualizado. E esses conceitos e hábitos de rotina foram atualizados como forma de adaptação aos tempos que vivemos.

Mas está sendo uma mudança simples? Não mesmo! Todos fomos afetados e retirados do nosso fluxo rotineiro.

As rotinas e protocolos sociais mudaram em modo de urgência e obrigatoriedade. De uma hora para outra as crianças já não tinham escola, o local de trabalho passou a ser a própria casa, restaurantes não abriam mais, nem shoppings… e com isso pais tiveram que conviver mais com seus filhos enquanto resolviam questões do trabalho em casa, tinham que ajudar os filhos mais frequentemente com as tarefas da escola, empresas e colaboradores aprendendo a atender seus clientes à distância, rodízio no trabalho, economia ameaçada, casos diários de infecções…

Atualmente, após longos quatro meses, surgiram as primeiras esperanças de solução através de imunização por vacina, mas ainda são testes. As orientações de proteção a saúde individual e coletiva seguem sendo reforçadas por autoridades, enquanto o número de casos no mundo não está baixando sinalizando que não atingimos uma “imunidade de rebanho” ou mesmo estabilizamos o “platô”.

Mas e aí psicólogo Elias, como ficam os planos, objetivos, projeto de vida e sonhos em meio a esse mar de incertezas? O que seria se adaptar assertivamente nesse momento? E como a Psicologia pode ajudar?

 

COMO A PSICOLOGIA PODE AJUDAR
NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO NOVO NORMAL?

 

A Psicologia pode ajudar nesse momento, pois enquanto ciência tem acumulado em seu arcabouço técnicas, métodos, protocolos e dados sobre o comportamento humano em diversas situações ambientes: experiências de laboratório, teorias, experiências sociais, estudos de caso e análises comportamentais em catástrofes precedentes.

O profissional formado em Psicologia tem acesso a estudos sobre história e evolução do comportamento humano, teorias da personalidade, teorias de aquisição de novos comportamentos ou aprendizagem, traumas, comportamentos disfuncionais ou doentios, condicionamento, emoções, cognições, inconsciente, entre outros.

Agora, uma forma de pensar funcionalmente nesse momento é termos em mente que os comportamentos desse “novo normal” são formas de nos proteger contra a ameaça do vírus e que, portanto, é muito melhor nos adaptarmos, até porque certos aspectos da vida não param e quem se adapta primeiro sempre tem vantagens.

 

novo-normal-dicas-para-lidar-com-as-mudanças-da-pandemia-covid19

 

ORIENTAÇÕES
PARA LIDAR COM O NOVO NORMAL

1
MANTER EM MENTE
SEUS SONHOS ANTIGOS

 

Sim, as coisas mudaram e devemos nos adaptar, mas não significa que seja de qualquer jeito. Precisamos realizar mudanças rápidas para protegermos nossa saúde e de quem gostamos, mas também precisamos pensar nas mudanças de forma mais concreta e nessa hora é preciso lembrarmos quais eram os planos originais e termos eles em mente para nos adaptar sem perder a essência.

A vida é uma sequência de adaptações a realidade,
mas sempre com intuito maior de nos realizarmos no processo.
Por isso a adaptação tem que ser personalizada.

2
REPENSAR
SEU MODO E PROJETO DE VIDA

 

As coisas mudaram, mas você e seus sonhos continuam os mesmos. O que você precisa é repensar a forma como esses irão se realizar, por exemplo, se seu sonho era sua profissão e agora esta encontra-se ameaçada com o isolamento social, você pode repensar a forma como entrega seus serviços para a empresa onde é colaborador ou clientes para quem presta serviços.

Da mesma forma se seu sonho é a formação tente focar seu tempo em estudar para quando a pandemia parar ou diminuir você ser um aluno mais aplicado ainda. Sua formação pode até atrasar, mas sua competência estará mais adiantada que nunca. E com algum empenho e um pouco de sorte você pode até acabar descobrindo uma forma de ajudar outras pessoas da mesma área a continuar mantendo o ritmo dos estudos ou prestando seus serviços.

Se você é artista já deve ter percebido que é possível fazer apresentações online, dar aulas de artes e até vender produtos. E se é empreendedor de outro ramo também pode aproveitar para digitalizar seu negócio, mesmo sendo algo forçado pela pandemia te trará muitos ganhos em médio e longo prazo.

3
ANALISAR
SEUS PONTOS DE RESISTÊNCIA

 

É de conhecimento comum e empírico o fato de que somos resistentes a mudanças. Resistimos mesmo a mudanças em tempos normais, quanto mais a mudanças de uma fases obrigatórias.

Nessa hora o autoconhecimento é um indicador valioso de como podemos lidar com esse novo normal de forma mais assertiva.

A inteligência emocional é outro aspecto do conhecimento sobre si mesmo que nesse momento nos serve como instrumento de navegação. E nunca é demais lembrar que um psicólogo pode te ajudar com esses temas no decorrer de uma consulta ou processo terapêutico.

4
REUTILIZAR
ESPAÇOS DOMÉSTICOS

 

Outra coisa que mudou muito é que nosso lar, seja casa ou apartamento, não é mais apenas um local de repouso e deve servir para diversas funções como: praticar exercícios, trabalhar, fazer aulas, provas e toda rotina de estudos que antes eram em um local específico.

Então prepare sua casa para ser seu Q.G.. Um local de onde você poderá atuar em diversos campos da sua vida, incluindo a profissional. Essas mudanças podem ser muito positivos e te ajudar a desenvolver mais atividades de hobby e estudos que antes não fazia temendo a locomoção e o limite dos horários comerciais.

5
CONSULTAR
UM PSICÓLOGO ONLINE

 

Essa dica pode parecer clichê, pois recomendamos a consulta online desde 2015, mas nesse momento, mais que nunca o atendimento remoto está sendo útil e ajudando pessoas.

Brasileiros de diversas regiões do país e do mundo em isolamento social estão podendo continuar sua psicoterapia, fazer uma consulta pontual ou mesmo iniciar um processo de terapia remotamente, por videoatendimento. Aproveite essa facilidade que as novas técnicas de Psicologia associadas a tecnologias de comunicação podem propiciar. Um profissional de Psicologia pode te ajudar em diversos pontos nesse processo de adaptação ao “novo normal.”

Entender que pontos dessas mudanças tocam em nossa arquitetura comportamental. Alguns pontos podem estar relacionados a traumas e desconfortos do passado que nos condicionaram a evitação; outros podem estar bloqueados por crenças disfuncionais ou ainda estarem invisíveis em nossos pontos cegos.

6
BUSCAR ESTRATÉGIAS
DE RELAXAMENTO PARA AS NOVAS ROTINAS

 

Na entrada de estabelecimentos álcool em gel ou spray para as mãos, medição de temperatura e distanciamento no interior. No veículo do aplicativo divisórias entre motorista e passageiro, no restaurante também, nas escolas, assim como nos escritórios. Vários impeditivos que são estressantes e realmente atrapalham o fluxo que tínhamos antes e que atualmente estamos tendo que lidar a toda hora.

Procedimentos obrigatórios e repetitivos, mas que ajudam a proteger nossa saúde e, portanto, não há outra opção a não ser seguirmos, se não por nós pelo outro ou por leis.

Aqui é buscar técnicas de relaxamento e compreensão para se adaptar com menos estresse.

 

o-novo-normal-video-atendimento-psicologo-online

ENCONTRE
PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS ONLINE

HABITUADOS A REALIZAREM VIDEOCONSULTAS

 

Em diversos momentos da vida consultamos especialistas que podem nos ajudar a entender o funcionamento de algo. Com nossos comportamentos, emoções, cognições e mesmo questões pessoais que nos afligem sem entendermos (como sonhos, padrões repetitivos e algumas questões de saúde) também podemos contar com um especialista: o profissional psicólogo.

É um erro comum achar que ao psicólogo só se vai quando o psiquiatra encaminhar devido aos medicamentos não estarem mais respondendo para alguns comportamentos disfuncionais. Ao psicólogo se pode ir sempre, inclusive quando nos sentimos bem, pois esse profissional não trata apenas de comportamentos transtornantes e sim de toda forma de comportamento, incluindo os de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Os psicólogos do Terapia de Bolso estão online desde 2015 ajudando pessoas de todo o Brasil e mesmo brasileiros em diversos cantos do mundo. Quando a pandemia se iniciou percebemos que poderíamos ser uma solução nesse sentido e temos atendido diversas pessoas.

Clique aqui para conhecer os profissionais que você pode consultar nessa hora.

Uma coisa é certa
nesse momento incerto:
precisamos nos adaptar não apenas
para sobreviver, mas para continuar sonhando.

Leia também meu artigo “Como um psicólogo online pode ajudar durante a pandemia.”

 

The post O NOVO NORMAL: ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS DA PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
6 DICAS PARA SE MANTER PRODUTIVO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL https://blog.terapiadebolso.com.br/6-dicas-para-se-manter-ativo-durante-o-isolamento-social/ Fri, 03 Jul 2020 00:36:54 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14955   Muitos pacientes têm apresentado as mesmas queixas durante essa época de isolamento social: “por quê não consigo dormir/acordar como antes? Me sinto tão cansado(a)/com tanto sono durante o dia,...

The post 6 DICAS PARA SE MANTER PRODUTIVO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
 

Muitos pacientes têm apresentado as mesmas queixas durante essa época de isolamento social: “por quê não consigo dormir/acordar como antes? Me sinto tão cansado(a)/com tanto sono durante o dia, não consigo produzir/trabalhar/estudar!”

Calma, a psicologia explica: você já ouviu falar no termo coping? Não? E mecanismos de defesa?

Mecanismos de defesa são estratégias que o cérebro desenvolve para nos proteger de situações adversas; estes mecanismos podem ser coisas simples, como acelerar as batidas cardíacas quando passando por uma rua escura, ou aquela dor de barriga pouco antes de falar em público.

Os mecanismos de defesa atuam tanto a nível cognitivo, ou seja, ativando reações a nível de pensamento, ou pode se refletir em reações físicas, como os exemplos que citei anteriormente.

Agora que você sabe o que são mecanismos de defesa, que tal deixar eu te contar um pouquinho sobre o que eles têm aprontado com você durante esta quarentena?

Também tenho algumas dicas para te dar sobre como “derrotar” seu próprio cérebro e conseguir se manter ativo durante essa pandemia. Vamos lá?

ANSIEDADE DE ADAPTAÇÃO
CAUSADA POR TEMPOS INCERTOS

 

Crises de ansiedade ou ataques de pânico são excelentes exemplos de mecanismos de defesa do cérebro para uma situação de extrema angústia: seu cérebro está com tanto medo, que ativa tudo que você precisa para uma possível luta ou fuga: acelera seus batimentos cardíacos com uma descarga de adrenalina, cria a “visão de túnel” em que você enxerga apenas o perigo (ou o que você interpreta como perigoso naquele momento), te dá aquela vontade horrível de “sair correndo”… Enfim, seu cérebro faz de tudo para te proteger da situação de estresse.

Agora voltemos um pouco no tempo e vejamos como tudo isso nos torna procrastinadores durante a quarentena: nossa sociedade como um todo se desenvolve porque, resumidamente, todos somos criados com o conceito de que devemos sempre ser produtivos, ter um objetivo e nos mover para alcançá-lo, certo?

Desejar correr atrás de um objetivo, ter prazos a cumprir, tudo isso gera o que chamamos de ansiedade saudável, ou seja, queremos cumprir nossas obrigações dentro do prazo determinado. O ser humano é movido a objetivos, seja na vida profissional, seja na pessoal. Começamos um livro querendo termina-lo, entramos na faculdade pensando no primeiro emprego, e por aí vai.

Porém, com a quarentena, iniciamos com algumas restrições que iriam durar 10 dias, depois 15, 1 mês, 2 meses… A previsão atual é de que o estado de calamidade pública dure até dezembro!

E desta forma, lá se vão nossos planos por água abaixo… As datas das provas na escola, a tão sonhada formatura, outros têm preocupações mais imediatas, como o salário do mês que vem. É nesse momento que começam a aparecer as diferenças nos mecanismos de defesa de cada um. Quem está em regime de quarentena, com os estudos ou o trabalho suspenso, perdeu todos os seus objetivos a curto e médio prazo. E ainda, há aquela nuvem negra flutuando, a ameaça invisível da doença que paira sobre nossas cabeças e pensamentos o tempo todo.

Não ajuda em nada o pânico, consumir toda e qualquer notícia com mais e mais casos de contágio, de morte, etc. E não estamos, aqui, defendendo a alienação, ou o “fingir que nada está acontecendo”. Porém, é necessário que tenhamos uma estratégia de enfrentamento racional e condizente com a situação real, e não nos deixemos levar pelo medo: ele não costuma ser o melhor conselheiro.

Agora que você entende um pouco o que o seu cérebro é capaz de fazer, te convido a imaginar comigo que você conseguiu, sim, manter sua rotina hoje: acordou cedo, tomou café, se arrumou para o trabalho/escola, e… Lembrou que tem que ficar em casa, afinal, estamos de quarentena, rsrs.

Quando você tenta dormir num horário regulado, acordar cedo, arrumar a mesa do café, vem lá no fundinho aquele pensamento “para quê? Não temos nenhum compromisso hoje”. Perceba como é totalmente diferente de quem manteve sua rotina de trabalho, que tem, sim, objetivos para aquele dia/semana/mês.

Sem um objetivo, não temos porquê nos manter em movimento.
Não há prazos definidos, e mesmo as obrigações de quem trabalha ou estuda em casa não parecem “tão obrigatórias assim”, não é mesmo?
Afinal, você consegue cumpri-las na sua casa, às vezes até mesmo na cama, de pijama.

como-manter-motivacao-durante-a-quarentena-psicologaonline

6
ESTRATÉGIAS
PARA MANTER
A MOTIVAÇÃO E A PRODUTIVIDADE
DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

 

Agora que entendemos a causa, vamos falar um pouco sobre como lidar com a falta de motivação durante a quarentena e seu isolamento social.

1
ESTABELEÇA UMA ROTINA

 

A primeira estratégia é estabelecer uma rotina: você não precisa necessariamente voltar à sua rotina anterior, nos mesmos horários (e dificilmente vai conseguir, seu cérebro vai fazer de tudo para que você durma mais meia horinha, ou assista só mais um tiktok antes de dormir), mas defina para si uma “rotina de quarentena”.

Escolha um horário confortável para acordar, tome café, mesmo que seja às 10hs, defina horários para o “ócio criativo” (sim, estou falando de ficar nas redes sociais vendo memes) e, o mais importante, defina pequenas metas para sua quarentena.

Escolha um livro para ler, uma série para maratonar, arrumar o guarda-roupas, quem sabe perder aqueles 3kgs que ganhou aprendendo a fazer bolo?

Vale tudo, desde que te ajude a ter objetivos curtos
e que te dêem a sensação de “dever cumprido” no final do dia.

2
ESTABELEÇA OBJETIVOS CURTOS E ALCANÇÁVEIS

 

Estabelecer objetivos curtos e alcançáveis é a segunda estratégia para lidar com a procrastinação. Principalmente para pessoas ansiosas, metas de longo prazo não nos impulsionam no dia a dia: “sim, é ótimo que em 5 anos terei uma profissão, mas preciso de motivação para assistir a aula de hoje!”.

Todos temos objetivos, mas é importante viver um dia de cada vez para que possamos nos visualizar chegando mais perto daquele diploma, da viagem de fim de ano, o intercâmbio no Canadá…

Divida seus objetivos de longo prazo em pequenas metas que possam ser cumpridas em, no máximo, 1 semana. Planners ou calendários são ótimas ferramentas para te ajudar a manter o controle das metas alcançadas.

3
MANTENHA O AUTOCUIDADO

 

Em terceiro lugar, mantenha o autocuidado: sim, estou falando diretamente com você, que não penteia o cabelo há 1 semana.

O autocuidado está diretamente relacionado ao nosso amor próprio, e quando paramos de nos dar atenção, estamos implicitamente dizendo ao nosso cérebro “eu não valho a pena”. Se arrume sim, não porque você vai sair, mas porque você merece esse carinho consigo próprio.

4
USE AS MÍDIAS E APLICATIVOS
PARA MANTER O CONVÍVIO SOCIAL

 

E, falando em pentear o cabelo, entramos na quarta estratégia, que é manter o convívio social de forma virtual: nem que seja assistir sua série na sala com seu gato, no lugar de no quarto, mas não se isole. Mesmo os que se encontram em quarentena pois foram infectados, mantenham o contato por chat, videochamada, troque memes com seu melhor amigo.

O ser humano é um ser social: conviver com outras pessoas é uma de nossas principais estratégias de sobrevivência, desde o tempo dos homens das cavernas. Aproveite a tecnologia disponível para te ajudar.

5
CUIDE DA SUA ALIMENTAÇÃO

 

Em quinto lugar, falemos um pouco da alimentação durante a quarentena: nossa tendência é procurar as “comidas de conforto”, ou seja, ricas em carboidratos e açúcares.

O problema não é consumir esse tipo de alimento, mas sim consumir apenas comidas ricas em carboidratos. Carboidratos são rapidamente metabolizados, ou seja, são fontes rápidas de energia, e causam um excitamento com a subida rápida de energia que fornecem. Todavia, após o consumo destes, temos o famoso efeito rebote: um aumento súbito seguido de uma queda súbita de energia.

É como injetar mais gasolina no carro para ter mais potência: funciona, mas a gasolina acaba bem mais rápido, e o que você faz? Isso mesmo, injeta mais “gasolina”, também conhecido como fazer um lanche, comer um salgadinho, fazer brigadeiro, entre outros.

Procure manter uma dieta equilibrada nos grupos alimentares; não estou pedindo para você “fazer dieta”, veja bem, mas sim para variar um pouco o feijão com arroz e bife do almoço.

6
MANTENHA-SE EM MOVIMENTO

 

Por último, mas não menos importante, mantenha-se em movimento: a não ser que você esteja doente, ficar o dia todo na cama não é nada bom para a sua saúde mental.

Evite realizar suas atividades diárias na cama: mude de ambiente, vá para a mesa da cozinha, levante e faça um carinho no gato, regue as plantas da sua mãe, troque a água do cachorro.

O importante é dar um intervalo no “ócio criativo” em que você está há 04 horas seguidas, ok?

 

sono-ritina-motivacao-como-se-manter-produtivo-durante-a-pandemia

FAÇA TERAPIA ONLINE:
CONHEÇA MEU CONSULTÓRIO ONLINE
E RESERVE UMA VIDEOCONSULTA

 

Falando assim parece muito fácil, né? Todavia, sei que não é tão simples quando parece lendo este texto. Principalmente para quem já tem problemas emocionais, ou pior, está em crise, simplesmente “criar uma rotina” parece uma tarefa impossível.

Então deixa eu te dar uma última dica: você sabia que nós, psicólogos, não paramos as atividades na quarentena? Isso mesmo, continuamos atendendo e estamos aqui, disponíveis para te ajudar a tentar domar seu cérebro, no conforto da sua casa.

Agende um horário comigo e vamos conversar 🙂

The post 6 DICAS PARA SE MANTER PRODUTIVO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
RELAÇÃO OBESIDADE E EMOÇÕES: COMO A TERAPIA ONLINE PODE AJUDAR https://blog.terapiadebolso.com.br/relacao-obesidade-e-emocoes-como-a-terapia-online-pode-ajudar/ Fri, 26 Jun 2020 04:05:53 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=13979 A relação obesidade e emoções sempre é algo claro: comemos acima do que precisamos para lidar com algumas emoções e é aí que uma análise psicológica em terapia pode ajudar....

The post RELAÇÃO OBESIDADE E EMOÇÕES: COMO A TERAPIA ONLINE PODE AJUDAR appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
A relação obesidade e emoções sempre é algo claro: comemos acima do que precisamos para lidar com algumas emoções e é aí que uma análise psicológica em terapia pode ajudar. E o melhor pode ser online.

Se você não se sente bem com seu corpo, quando está na frente de um espelho não se reconhece, muitas vezes não se sente compreendida, aceita, esse texto é uma oportunidade de você fazer diferente. Entender um pouco mais suas emoções e com isso buscar recursos pessoais para mudar o que realmente te deixa insatisfeita com seu corpo. Se dê a oportunidade de fazer a diferença e com isso se libertar do que realmente te faz mal.

Quando pensamos em obesidade lembramos sempre dos excessos, dos abusos, das indisciplinas. Esquecemos que por trás desse comportamento existe uma história que por muitas vezes está escondida.

Normalmente em momentos onde estamos com dificuldade de lidar com as próprias emoções, se frustramos com facilidade, não sabemos lidar com as perdas, se isolamos para não sofrer, se calamos com medo de serem incompreendidos. Utilizamos a comida como uma amiga, uma aliada para a sua dor.

PADRÕES DE COMPORTAMENTO
NA OBESIDADE

Cada obesidade tem sua história e que precisa ser revelada, entendida pela pessoa. O trabalho do psicólogo é fazer com que esse indivíduo se entenda emocionalmente. Aprenda a lidar com as questões emocionais de uma forma mais leve, entenda que tem capacidade de melhorar sua vida através de seu entendimento pessoal e emocional.

Muitas vezes a obesidade é um grito de socorro, um apelo para ser entendido, compreendido, e como sua voz não é ouvida, ela é manifestada no corpo como uma forma de agressão tanto a si mesma como a tudo a sua volta.

Para se defender do mundo utilizam máscaras para não mostrar o que sentem, se escondem de si mesmos, muitas vezes não entendem o que está acontecendo. Dentro de um grupo social são sempre os mais alegres, divertidos, os que não tem problemas, “os fofinhos”, muitas vezes chamados preguiçosos, os que escutam a todos e ninguém tem tempo de escutá-los.

COMO A TERAPIA AJUDA?

 

A terapia vai mostrar o como ele coloca a emoção no ato de se alimentar, qual emoção está presente nesse momento. Afinal COMER POR COMER não ajuda. Comer por um impulso ou qualquer coisa sem qualidade e apenas com quantidade não resolve os problemas, é apenas uma sensação momentânea de bem-estar.
Esse modo de lidar com frustrações, se anular perante a vida só está traz prejuízos tanto físicos como emocionais.

A sessão de terapia vai fazer com que a pessoa tenha a real realidade do que está acontecendo consigo mesmo de uma forma onde não exista tantas cobranças, punições. A ideia é fazer com que ela desenvolva recursos pessoais e tenha condições de melhorar seu estilo de vida, de uma forma agradável onde ela não se sinta culpada por falhas em outros processos de emagrecimento.

Muitas vezes o obeso se olha no espelho mais não se enxerga. Em vários momentos se rejeita, sente raiva de si mesmo por se sentir incapaz. Cria fantasias de incompetência, se sente incapaz de mudar sua vida, muitas vezes não consegue enxergar nada de bom em si. Joga para o amanhã o que poderia fazer hoje. Passa por um processo de EXCLUSÃO pessoal e social.

As críticas a respeito de si mesmo normalmente são muito negativas. Isola-se do mundo a sua volta e mais uma vez sua “amiga” (comida) entra em sua vida como uma forma de consolo.

A CULPA o FRACASSO em vários momentos são reforçados por outros sentimentos negativos. Por mais que busque recursos pessoais, estratégias, com o reforçamento de um padrão social a sensação de incapacidade, inferioridade são muito presentes fazendo com que o indivíduo desista sem ao menos tentar. Com isso reforçam que não são capazes de realizar uma mudança em sua vida.

As DESCULPAS MAIS COMUNS são as que o tempo está sempre corrido, a família é mais importante, que não se incomoda da forma que está. Mais por trás de um discurso fica a eterna busca de emagrecer e de alguma forma fazer parte de um grupo social onde a magreza é símbolo de saúde e beleza.

3-passos-emagrecimento-obesidade-e-emocoes

3 LINHAS DE QUESTIONAMENTOS
QUE PODEM DEIXAR
SEU SOBREPESO PARA TRÁS

 

Toda mudança precisa de uma estratégia, e para desenvolver essas estratégias precisamos do apoio de um profissional que entenda o que está ocorrendo e auxilie no desenvolvimento de recursos pessoais. A partir do momento em que o indivíduo percebe seus Pontos Positivos e Pontos Negativos ele tem a capacidade de iniciar as mudanças necessárias.

Dentro de um set terapêutico (online) o psicólogo irá mostrar em que momento ocorrem as autossabotagens (Pontos Cegos). De posse dessas informações a pessoa terá a capacidade de iniciar seu processo de mudança, dentro de suas necessidade pessoais. Essas mudanças podem ser permanentes ou temporárias, tudo irá depender de seu desejo e necessidade.

Para que todo esse mecanismo comece ser compreendido é necessário questionar, entender o que está ocorrendo, somente assim você terá a consciência do por que é importante mudar.

PRIMEIRA LINHA

Se você fizer uma mudança sem ter a consciência do que realmente deseja a chance de uma nova frustração é muito grande. Para que seu objetivo seja alcançado é preciso procurar um profissional que o ajude a elaborar as melhores perguntas para que as respostas sejam realmente as mais fieis ao seu objetivo. Traçar um plano de ação é o início do primeiro passo.

Comece se questionando: Qual seu objetivo real, o por que você tomou essa decisão, o que realmente está te motivando a um novo estilo de vida? Inicialmente responder a essas perguntas ajuda a descobrir sua real motivação, auxilia de forma primária a estruturação inicial da mudança desejada.

Continue se questionando, sem medo das respostas que pode surgir: Por que você precisa emagrecer? A decisão é por você, ou pelo outro? Por que ser magro nesse momento é importante? A partir do momento em que se tem uma resposta, focar no que deseja ajuda a traçar melhor as metas.

Agora quem falou que ser magro é ser saudável? Existe muitos mitos que envolvem o ser magro. Muitas vezes se associa magreza a saúde perfeita. Se pergunte quantos magros saudáveis que você conhece, como é a alimentação dele no dia-a-dia, tudo que ele faz está correto? Esse questionamento é importante para que você tenha a consciência de que para mudar existe a necessidade de se olhar e o que acontece com outro é uma escolha dele.

Com as perguntas acima respondidas reflita: Por que e como a obesidade entrou em sua vida? Ela não chega de surpresa, a obesidade é como se fosse uma erosão, vem chegando de uma forma silenciosa, tranquila, não da um aviso claro do que está acontecendo. Ela dá sinais de que algo está errado e somente você pode achar essa resposta.

Mais uma vez reforço que sozinho é muito difícil, nesse momento já estar em acompanhamento psicológico ajuda a não perder o foco e criar estrutura para superar várias fases de sua vida.

SEGUNDA LINHA

Em toda a fase de mudança é preciso pensar, analisar e entender. Quando não se tem uma noção dos prós e dos contras a chance de não atingir o sucesso esperado é muito grande. Nesse momento novos questionamentos devem surgir.

Se perguntar como ficaria mais magro! Quem já foi magro e hoje está acima do peso tem uma referencia. Agora quem nunca foi magro terá que criar uma imagem dentro de uma perspectiva real, mais uma vez esse processo precisa ser acompanhado por um profissional.

Questione-se o por que todas as tentativas para emagrecer deram errado. Nesse ponto precisa se analisar o que ocorreu em sua vida, por que a comida assumi uma importância muito grande, o que de repente ela quer esconder de você. Por que em vários momentos se reforça as falhas, se esse movimento está sendo tão prejudicial a sua vida.

E finaliza-se perguntando-se: É muito é difícil emagrecer? Você já se perguntou quem disse isso a você? Por que se começa esse questionamento tão negativo. Começar com essa linha de pensamento já é o início do fracasso. Não seria interessante mudar?

TERCEIRA LINHA

Já parou para pensar que cada um é único? Seguindo essa linha de pensamento você precisa de um atendimento individualizado, exclusivo, onde você passe sua real necessidade de mudança, onde você é compreendido pelo outro e a linha de tratamento seja desenvolvida de forma exclusiva. O primeiro passo é buscar ajuda adequada para iniciar um real processo de emagrecimento.

As resistências fazem parte do processo de adaptação, mais é nesse momento que o olhar deve mudar. Entender que a mudança só é possível quando você entende o que pode acontecer, onde você consegue escutar o profissional e absorver os novos ensinamentos. Muitas vezes a mudança não vem no tempo que se deseja, mais se questione: Quanto tempo você demorou para atingir esse peso?

O processo de emagrecimento envolve o contato consigo mesmo.
Dentro da sessão de terapia (presencial ou online) o psicólogo irá ajudar nessa jornada de encontro consigo mesmo, fazendo com que você se reencontre, se reconheça e fortaleça sua identidade.

Em todo a fase de mudança você irá descobrir quais sentimentos estão ajudando e prejudicando no seu desenvolvimento, o que impede a sua real mudança. Quais são os medos, receios, inseguranças que fazem com que a mudança não permaneça em sua vida. Por que voltar ao velho padrão tão prejudicial, o que te prende a uma realidade nociva.

São vários questionamentos, muitas vezes sem a resposta que desejamos. Sonhamos com algo que consideramos impossível, mais afinal de contas: QUEM DISSE QUE É IMPOSSÍVEL?

terapia-online-obesidade-e-emocoes

TERAPIA ONLINE COM FOCO
EM EMAGRECIMENTO

 

O psicólogo nesse momento tem a finalidade de fazer com que o atendido tenha a chance de se redescobrir, aos poucos e no seu tempo. Fazer com que ele tenha a chance de perceber onde ocorram as falhas. No set terapêutico será trabalhado seu processo de individuação. Onde cada um é um, onde as necessidades e os tempos devem ser respeitados e compreendidos pelo psicólogo e paciente, cada qual no seu tempo de elaboração.

Na visão Junguiana o processo de individuação está relacionado com o próprio ser, fazer com que ele tenha a chance de se sentir único dentro de um processo, que consiga entender sua singularidade, percebendo que apesar de viver em sociedade ele tem seu papel social e uma visão de quem realmente é.

Todo o processo de mudança precisa de um suporte e é nesse momento que entra a Terapia de Bolso, que é a oportunidade de vivenciar uma nova experiência, facilitando o acesso ao consultório psicológico. Hoje para mudar basta ter determinação e confiança de que tudo é possível, basta acreditar.

Conheça meu consultório online e meus horários para videoatendimento.

Leia também meu artigo sobre Psicologia da Obesidade.

The post RELAÇÃO OBESIDADE E EMOÇÕES: COMO A TERAPIA ONLINE PODE AJUDAR appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E PANDEMIA: RELATO DE UMA PSICÓLOGA https://blog.terapiadebolso.com.br/atendimento-psicologico-online-e-pandemia/ Fri, 19 Jun 2020 17:56:04 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14962   O atendimento psicológico online tem sido a solução para muitas pessoas terem acesso a psicoterapia. Na minha prática clínica de mais de 3 décadas, nunca me senti tão útil...

The post ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E PANDEMIA: RELATO DE UMA PSICÓLOGA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
 

O atendimento psicológico online tem sido a solução para muitas pessoas terem acesso a psicoterapia. Na minha prática clínica de mais de 3 décadas, nunca me senti tão útil como nos últimos meses, enquanto profissional que trabalha para promover a saúde mental.

Logo que a pandemia registrou os primeiros casos no Brasil, preparei-me para uma demanda de atendimentos online, que até então, não se registravam na minha agenda com tanta frequência. O atendimento presencial, ainda se fazia preferência dos clientes que me procuravam, e confesso, fazia também a minha preferência.

Como no início da minha carreira não existia internet, creio que minha experiência no atendimento presencial estava focada por mim, em primeira mão, ainda que ciente da importância de abrir para o mundo, de forma mais abrangente, os limites do meu consultório, através da psicoterapia online.

E DE REPENTE
A CLÍNICA PRECISAVA SER ONLINE

 

Assim, os casos que eu estava atendendo presencialmente, migraram para o atendimento online nesta fase de isolamento social e eu pude acompanhar os clientes que estavam em psicoterapia e outros que chegaram.

E dentro da minha facilitação, como psicoterapeuta, constatar as várias formas de reagir diante do mesmo estímulo chamado COVID-19.

Identifico neste momento, duas vertentes de compreensão das pessoas diante da pandemia:

Na primeira delas, encontram-se as pessoas que, embora sofrendo, conseguem usar todo este sofrimento imposto pelas circunstâncias, em conteúdo para crescimento e desenvolvimento psicológico e espiritual.
Descobriram novas formas de expressar o afeto.
Eliminaram crenças limitantes.
Reformularam conceitos e valores.

Avançaram no autoconhecimento como se estivessem
em um workshop ou maratona de imersão.

Em outra vertente, encontram-se pessoas com tanto medo do futuro, que não conseguem desfrutar da oportunidade singular que o presente lhes oferece, para uma evolução e adaptação ao novo mundo que está nascendo. O medo do novo e do desconhecido, somado à frustração por não conseguirem receber os estímulos que as fazia sobreviver emocionalmente naquele mundo aparentemente normal, levou ao estress e à conflitos internos e externos, agravando ainda mais, suas angústias pré-existentes.

Mas uma coisa todos têm em comum, e neste grupo, eu me incluo como ser humano. Todos passamos pelas fases do luto. Todos tivemos e teremos perdas. Perda de entes queridos, perda da convivência com entes queridos. Perda de emprego, perda de clientes, perda de rotina. Perda de oportunidades que seriam geradas se tudo isso não tivesse acontecido.

E elaborar estas perdas, passando pelas fases do luto, é o caminho que temos para nos ressignificar e nos reconstruir diante deste novo mundo que vai surgindo.

Tenho observado como o luto apresenta fases que realmente correspondem a um processo descoberto pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. Autora da teoria das 5 fases do luto, publicada em 1969 no livro “On Death and Dying”.

5 ESTÁGIOS
PSICOLÓGICOS E EMOCIONAIS
PERANTE PERDAS E LUTOS

 

O ser humano tem uma forma de lidar com o luto que se repete de maneira parecida genericamente, apesar de peculiar à cada pessoa. Desta forma, temos, mas não necessariamente nesta ordem:

1
A NEGAÇÃO

Tendência de querer diminuir o impacto psicológico das mudanças cotidianas necessárias para se proteger da contaminação. E o stress começa a aumentar com a alteração da rotina.

Eufemismos surgem para explicar a perda e muitos deles são positivos e podem servir de símbolos de transformação psicológica e emocional.

2
A RAIVA

A raiva é um sentimento que pode expressar sentimento de ofensa ou prejuízo. Um contra-ataque. Sentimento este que a princípio foi direcionado para as autoridades que fizeram o papel de ter que decidir pelo isolamento social. E com isso, o organismo também gerou mais estress é produzido, reduzindo ainda mais a imunidade.

3
A BARGANHA

Em momentos de luto tendemos, em algum momento, a tentar barganhar um “crtl+z”, um “voltar o filme”. Um sentimento de transição entra o fato e a aceitação e seu posterior enfrentamento.

Algo assim como trocar todo o sacrifício do isolamento social pelo fim da pandemia. E diante de cada esticada de tempo, o medo de não conseguir pagar as contas, boletos chegando, mais estress, mais cortisol, mais pânico.

4
A TRISTEZA

Sentimento que aparece com a constatação de tantas incertezas, cenário político conflituoso, economia exposta às vulnerabilidades da situação. Pessoas adoentadas, comércios fechados, escolas, hospitais lotados, pessoas em quarentena…

Mas a tristeza também tem sua importância nesse momento, nos ajuda a entender a realidade, apesar de cruel. E a compreensão é a base para a aceitação e o enfrentamento.

5
A ACEITAÇÃO

Quando descobrimos algo e o aceitamos despertamos o centro do nosso poder de mudança. Na pandemia há um momento que descobrimos que algo realmente está acontecendo de diferente no mundo, existe uma pandemia e as pessoas estão morrendo e adoecendo e podemos fazer algo concreto diante disso. Algo por nós, algo pelo outro, algo pela humanidade.

Permitir o fortalecimento das nossas reservas psicológicas e espirituais, permitir seguir adiante e buscar um significado existencial maior, permitir exercer a solidariedade com os recursos disponíveis, pode tirar-nos do desconforto, devolvendo-nos a sensação de segurança e paz interior.

O aumento do sofrimento psicológico
causado pela situação de pandemia,
está conduzindo muitas pessoas
a lugares dentro de si
jamais sonhados.

Sinto que sou privilegiada por ter vivido estes tempos difíceis e me enriquecido emocionalmente com as experiências compartilhadas pelas pessoas que acreditam nos benefícios da psicoterapia.

 

pandemia-e-saude-mental-atendimento-psicologico-online

COMO O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE
PODE AJUDAR?

 

O atendimento psicológico online possibilitou que muitas pessoas tivessem acesso à psicologia como ciência e profissão, na segurança de seus lares no período de isolamento social. Creio que após a pandemia, esta modalidade de atendimento será fortemente procurada e utilizada, por várias razões.

Fazer uma sessão de psicoterapia no ambiente seguro e confortável de sua casa ou escritório, sem despender tempo com o trânsito e sem se expor aos perigos de contágio, até que uma forma de prevenção mais segura aconteça, será uma das opções de muitas pessoas que sempre fizeram o atendimento presencial.

Tenho clientes em diversos países que estão se beneficiando do atendimento online, eliminando barreiras que a modalidade tradicional (presencial), reduziria a zero as chances de terem um processo evolutivo em quaisquer circunstâncias, não apenas esta atual relacionada à pandemia.

Descobri que, através da psicoterapia online, nós, profissionais da área da saúde mental, podemos dar a nossa contribuição de forma mais acessível e não menos intensa. Temos que nos adaptar às mudanças do mundo e esta é mais uma delas.

Então fica aqui o convite para você conhecer meu consultório online, horários e reservar uma videoconsulta 🙂

 

The post ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E PANDEMIA: RELATO DE UMA PSICÓLOGA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
PANDEMIA, ISOLAMENTO SOCIAL E TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO: 8 DICAS SOBRE COMO LIDAR https://blog.terapiadebolso.com.br/pandemia-isolamento-social-e-transtorno-de-adaptacao-8-dicas-sobre-como-lidar/ Sat, 06 Jun 2020 01:29:11 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14975 O termo transtorno de adaptação pode ser compreendido de maneira simples quando começamos a pensar nossas vidas em tempos de pandemia. Como trabalhar homeoffice? Como vender meu serviço ou produto...

The post PANDEMIA, ISOLAMENTO SOCIAL E TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO: 8 DICAS SOBRE COMO LIDAR appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
O termo transtorno de adaptação pode ser compreendido de maneira simples quando começamos a pensar nossas vidas em tempos de pandemia. Como trabalhar homeoffice? Como vender meu serviço ou produto online? Como ter acesso comprar à distância? Como estudar? Ir à academia?…

A atual pandemia da COVID-19 trouxe um alerta para as autoridades nacionais e internacionais, alterando suas legislações e/ou recomendando distanciamento social. Muitos países passaram a adotar estas práticas e puderam observar a redução dos casos da doença, já no Brasil, assim como em poucos outros países, práticas diferentes estão sendo tomadas, e o número de casos continua a crescer.

Observamos à nossa volta a forma como o distanciamento social tem afetado as pessoas, seja pela suspensão de sua atividade profissional, alterações em sua rotina e especialmente pelo fato de não poder estar mais com seus amigos e entes queridos. Somados confinamento prolongado e diminuição de atividade física, podem gerar consequências ao nível da saúde mental.

Afinal somos naturalmente seres sociais e sentimos necessidade de contato com os outros. Então quando nos vemos em isolamento, percebemos que esse contato social deixa de acontecer e a pessoa isolada acaba por fechar-se em sua mente.

 

A COVID-19
E O ISOLAMENTO SOCIAL

 

Estar isolado do convívio social por prazo indeterminado, recebendo informações como uma avalanche, seja por meio da televisão ou outro meio de informação qualquer, para a maioria das pessoas é uma tarefa extremamente difícil, pois mexe com as emoções e com o aspecto psicológico dos indivíduos.

As consequências desta nova realidade, independentemente de contrair ou não a COVID-19, está causando pânico e o medo nas pessoas, tornando sua racionalidade praticamente impossível. Esta situação pode levar a consequências adversas, quer ao nível global, quer ao nível dos relacionamentos pessoais.

Este novo cenário está
desencadeando transtornos psicológicos graves.
Por essas razões o transtorno de adaptação
(misto de sintomas ansiosos e depressivos),
é um dos transtornos mentais que está afetando
e ainda irá afetar muitas pessoas devido à realidade atual.

Mas como podemos lidar com isso e manter ou recuperar nossa qualidade de vida e saúde mental?

Vamos lá, abaixo vamos conversar um pouco mais sobre as formas como os sintomas aparecem e quais os sinais deste transtorno, além de também dar dicas sobre como melhorar.

pandemia-covid19-sars2-psicologoonline

TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO:
O QUE É E COMO LIDAR?

 

O transtorno de adaptação é o estado de desequilíbrio do funcionamento psíquico e orgânico, ou seja, é quando o organismo busca utilizar nossos recursos psicobiológicos para lidar com eventos que exigem ação de defesa. Este transtorno é desencadeado pela necessidade de lidar com algo que ameaça nossa homeostase ou nosso equilíbrio interno.

Isso ocorre quando os nossos recursos atuais mostram-se insuficientes, pois estamos demasiado vulneráveis pessoalmente ou nos ocorre a falta de estratégia de enfrentamento ou, ainda, pela forma grave ou intensa do fator estressor presente, assim o organismo pode ser afetado em sua plenitude gerando consequências graves para a nossa saúde física ou mental.

Os sintomas observados são: tristeza, falta de esperança, falta de prazer em realizar suas atividades habituais ou novas atividades, crises de choro, nervosismo (respiração acelerada, tremores em um ou em ambos os olhos), ansiedade (coração acelerado, suor nas extremidades – mãos e pés, angustia, falta de ar, tremores no corpo), preocupação constante, sensação de desespero, insônia, dificuldade de concentração, sensação de estar oprimido e pensamentos suicidas.

ACREDITO ESTAR
COM TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO,

E AGORA, O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR?

 

Antes de tudo busque um profissional que possa te ajudar com o diagnóstico e com técnicas de engenharia comportamental que te ajudem a enfrentar o momento.

Eu diria que o primeiro passo é buscar atendimento psicológico, mas as seguintes dicas também podem ajudar:

1
TRABALHE SEU SENSO DE AUTOEFICÁCIA
E RESPIRAÇÃO

Busque recordar se em algum momento de sua vida, você já vivenciou uma situação semelhante a esta e tente recordar como você fez para lidar com ela. Nos lembrar do que já atingimos antes ajudo em emoções positivas e assertivas como o chamado senso de autoeficácia na TCC.

Faça treinos de respiração diafragmática ao menos 2 a 3 vezes por dia, assim você irá controlar seus sintomas ansiosos e se manterá mais tranquilo no decorrer do seu dia.

2
ORGANIZE SEUS PENSAMENTOS

Utilize um papel e coloque nele todos os seus pensamentos, e em seguida busque organizá-los por grau de preocupação. Assim facilitará a sua percepção e poderá notar que muitas das coisas que esta a pensar, não eram assim tão relevantes.

Um psicólogo pode ajudar como sendo uma espécie de mentaltrainer, nessas horas.

3
CRIE UMA REDE DE APOIO AO SEU REDOR

Busque sua rede de apoio. Converse com pessoas do seu círculo e de sua confiança sobre como está se sentindo e as coisas que te tem incomodado.

4
TENTE NÃO PERDE SUA ROTINA

Siga uma rotina. Ter uma rotina saudável e com boas práticas irá te ajudar a recuperar-se mais rapidamente.

5
CUIDE DO SEU SONO

A qualidade de sono é primordial para uma boa qualidade de vida. Por isso procure sempre dormir ao menos 6 a 8 horas por noite, evitando assistir TV ou mexer em tablet e celular logo antes de dormir, pois isto ajuda a evitar que percas o sono.

6
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Busque adaptar suas refeições para alimentar-se a cada 3 ou 4 horas, sempre dando preferência por alimentos nutritivos e saudáveis. E lembre-se de evitar realizar refeições em frente a tv ou outro meio de distração.

7
HOBBIES

Organize seus horários para que tenha algumas atividades de ócio criativo nas horas vagas (exemplo: leitura de bons livros e/ou jogos que estimulem o seu intelecto – xadrez, caça palavras, etc). Assim estará exercitando sua mente, distraindo-se e aprimorando sua qualidade de vida.

8
EXERCÍCIOS FÍSICOS

Pratique atividade física de 2 a 3 vezes por semana. A atividade física produz endorfina e ACTH (hormônio que regula a liberação de cortisol no nosso sangue) que ajuda a nosso corpo a aprender a lidar com os sintomas de ansiedade, o que auxilia a controlar melhor estes sintomas quando eles surgirem.

 

https://blog.terapiadebolso.com.br/wp-content/uploads/2020/05/covid19-videoterapia-videoatendimento-psicologoonline

TERAPIA ONLINE:
UMA FERRAMENTA DE ADAPTAÇÃO A SEU ALCANCE

 

A TCC (terapia cognitivo-comportamental) visa auxiliar o paciente no aprendizado e treino de novos comportamentos, reações saudáveis, mudança na forma de pensar e ver a situação, adaptando-o a enfrentar de maneira mais adequada à nova situação. Podendo, em caso do psicólogo observar a necessidade, conciliar-se a um tratamento psiquiátrico, sendo utilizado o uso de medicamentos, cujo objetivo é melhorar a sua qualidade de vida e reduzir sua ansiedade, tornando esta adaptação mais fácil e saudável.

Mantermo-nos serenos num vendaval de informações e emoções que envolvem a pandemia do novo coronavírus ou covid-19, está a ser um desafio intenso para a humanidade.

Se você possui ou tem alguém próximo com estes sintomas e pensa que a orientação de um Psicólogo poderá ser útil, venha ao meu consultório virtual!

O atendimento acontece via por videochamada aqui no nosso site, com toda a segurança e sigilo. Basta cadastre-se e escolher um horário comigo. Para entender melhor como funciona clique aqui e conheça meu consultório online.

The post PANDEMIA, ISOLAMENTO SOCIAL E TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO: 8 DICAS SOBRE COMO LIDAR appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
G1: PROCURA DE PSICÓLOGOS POR STARTUP DE TERAPIA ONLINE CRESCE 3 VEZES NA PANDEMIA https://blog.terapiadebolso.com.br/g1-procura-de-psicologos-por-startup-de-terapia-online-cresce-3-vezes-na-pandemia/ Mon, 25 May 2020 00:15:29 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14997 Uma startup criada por um psicólogo de Rondônia vem prosperando no número de cadastramento de profissionais da área e de pessoas em busca de ajuda. Conforme o idealizador do projeto,...

The post G1: PROCURA DE PSICÓLOGOS POR STARTUP DE TERAPIA ONLINE CRESCE 3 VEZES NA PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>

Uma startup criada por um psicólogo de Rondônia vem prosperando no número de cadastramento de profissionais da área e de pessoas em busca de ajuda.

Conforme o idealizador do projeto, Elias Balthazar, a chamada “Terapia de Bolso”, que conecta psicólogos e pacientes de forma 100% digital, registrou três vezes mais cadastros de profissionais de várias partes do país durante a pandemia do novo coronavírus, passando de 35, em média, para os atuais 93. O aumento percentual é de 165%. Também há 10 vezes mais pacientes procurando os serviços na plataforma.

No site, os profissionais cadastrados no “Terapia de Bolso” primeiro se familiarizam com o ambiente virtual e, depois, passam por uma reciclagem por meio do uso da plataforma, ajudando-os a lidar melhor com as ferramentas tecnológicas encontradas no portal.

Já os pacientes têm a opção de escolher a especialidade do psicólogo que procura, que é descrita detalhadamente por cada um deles, além do acesso à agenda com horários de atendimento.

Pacientes podem escolher profissionais e fazer agendamentos. — Foto: Divulgação/Elias Balthazar
Pacientes podem escolher profissionais e fazer agendamentos. — Foto: Divulgação/Elias Balthazar

Conforme Balthazar, o diferencial da plataforma é o respaldo de sistemas que evitam o vazamento de informações e garantem o atendimento seguro, já que outros aplicativos como Skype, Messenger ou WhatsApp não foram pensados para esse tipo de serviço. A ferramenta Zoom, por exemplo, chegou a ser bloqueada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por supostas falhas graves de segurança.

“Aqui no Brasil não é proibido usar esses aplicativos para os atendimentos. Só que, por exemplo, o Skype tem um problema sério, ele lê minha conversa para oferecer propaganda. Disso podem surgir vários problemas de um ato falho tecnológico. Mas descobri uma tecnologia que a Google disponibiliza para programadores de vídeo embutir no seu site. Então hoje nós temos um sistema de vídeo dentro do site com a garantia Google, que é segura. O Terapia de Bolso é uma plataforma que oferece atendimento confiável, seguro”, explicou.

Entre março e abril de 2020, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) registrou mais de 50 mil novos pedidos de psicólogos para que possam trabalhar com atendimentos online. Em fevereiro, o CFP contabilizou pouco mais de 30 mil pedidos.

startup-terapiaonline
Crescimento em três vezes mais os cadastros de psicólogos no Terapia de Bolso ocorreu durante a pandemia do novo coronavírus. — Foto: Radoslav Zilinsky/Getty Images/Arquivo

Origem

A ideia de Balthazar que gerou a criação do site Terapia de Bolso começou a ser pensada em 2013, depois que se mudou para Curitiba (PR) e alugou um consultório.

“Nisso, fiquei pensando: nossa, eu passo aqui anos divulgando esse endereço, vamos supor, e preciso me mudar? Eu perco meus clientes. E comecei a entender a digitalização das coisas”, detalhou.

Até mesmo após a produção de cartões com dados profissionais, Elias acreditou que a medida também não daria tanto resultado. Foi quando se juntou a um amigou e resolveu abrir um blog, também com o nome Terapia de Bolso, para vender cursos, palestras e postar artigos.

A criação de um aplicativo no mesmo ano chegou a ser cogitada, mas Balthazar viu mais complicações do que soluções. Foi então que teve a ideia de montar uma plataforma. Atualmente, é a única health tech da região Norte do Brasil.

“Já recebi muitos elogios, mas sofri muitas críticas de profissionais. Falaram que era antiético ou um meio de exploração. Mas consegui lançar a plataforma no final de 2015”, relembrou o microempreendedor.

“O sistema é completo.
Você pode reservar 24 horas antes,
pode fazer o pagamento,
a ficha de paciente é criada automaticamente”,
disse Balthazar.

O valor oficial das consultas é de R$ 80, mas há convênios que podem auxiliar na queda de quase 50% no preço da sessão. Balthazar confirmou que o Terapia de Bolso já tem convênios com bombeiros e o Tribunal de Justiça, por exemplo.

Disse ainda que segue buscando por melhoria no sistema graças ao aumento de cadastros. “É um serviço de utilidade pública. Vou continuar investindo cada vez mais”, concluiu Elias Balthazar.

Postado originalmente em: https://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2020/05/23/procura-de-psicologos-por-startup-de-terapia-online-de-ro-cresce-3-vezes-na-pandemia.ghtml

The post G1: PROCURA DE PSICÓLOGOS POR STARTUP DE TERAPIA ONLINE CRESCE 3 VEZES NA PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
CORONAVÍRUS: COMO UM PSICÓLOGO ONLINE PODE AJUDAR DURANTE A PANDEMIA https://blog.terapiadebolso.com.br/coronavirus-como-um-psicologo-online-pode-ajudar-durante-a-pandemia/ Mon, 11 May 2020 15:24:46 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14843   O Coronavírus teve início na China, passou pela Itália causando um número absurdo de mortes, assim como outros países europeus, se alastrou rápido e se tornou um surto mundial,...

The post CORONAVÍRUS: COMO UM PSICÓLOGO ONLINE PODE AJUDAR DURANTE A PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
 

O Coronavírus teve início na China, passou pela Itália causando um número absurdo de mortes, assim como outros países europeus, se alastrou rápido e se tornou um surto mundial, uma pandemia.

Enquanto escrevo esse artigo os EUA já superam o número de 80 mil mortes, o Brasil ultrapassa 11 mil e o mundo registra 283 mil óbitos e 4 milhões de casos confirmados.

O isolamento social tem sido a principal recomendação de infectologistas e autoridades de saúde por evitar a proliferação do vírus. Porém o lado econômico é um colateral de quarentenas que não pode ser ignorado no debate, apesar de que a vida deve estar sempre acima de qualquer preço. Fato é que a maioria do governadores estaduais decretaram isolamento estratégico, medidas obrigatórias de higienização em comércios, entre outras e já temos casos de lockdown no Brasil e possibilidade de outros.

Como ficam nossos planos,
nossa vida e emoções
em meio a pandemia?

Vamos viver a vida normalmente e enfrentar, afinal o número de mortos é baixo em relação a outras patologias, sugerem alguns. Há mais mortes por diarreia que outras Covid-19, argumentam outros. Claro que esse argumento é uma meia verdade, pois a pandemia ainda não atingiu o pico. E pior que isso, diarreia e outras doenças citadas não são virais…

Em meio a tantas informações assustadoras e fake news minimizadoras como ficamos? Como ficam nossos negócios, estudos, emprego, projeto de vida? Como gerenciar as emoções e tentar manter os planos e metas? Em que pontos podemos inovar na adaptação ao momento?

Nesse artigo vou falar sobre como um profissional de Psicologia pode ajudar em diversas situações advindas da pandemia. Tente segurar as emoções e venha comigo nessa leitura que irei te falar um pouco sobre como você pode ter ajuda de maneira mais fácil que imagina e ser atendido por videoconsulta aí mesmo da sua casa.

PSICOLOGIA
EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

 

E o que a Psicologia tem a ver com tudo isso?

Tudo!

A Psicologia é descrita como a ciência que estuda o comportamento humano. E entender o comportamento humano e suas minúcias (teoria do condicionamento comportamental, teoria do trauma, inconsciente, afeto, aprendizagem, comportamentos disfuncionais, patológicos, desenvolvimento pessoal…) ajuda e muito na hora de identificar, avaliar, manejar e reestruturar comportamentos em um período de calamidade social como o que vivemos.

As empresas e profissionais mais ágeis estão se adaptando rapidamente à formas de trabalho que na realidade já fazem parte do nosso modo de vida moderno: trabalho remoto, home office, atendimento online, videoconferência, videoatendimento, vendas online, delivery, entre outros.

 

psicologo-online-isolamento-social-covid19

6 TEMAS
QUE UM PSICÓLOGO OU PSICÓLOGA

PODE AJUDAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

 

AAPA – AmericanPsychologicalAssociation, órgão fiscalizador da profissão nos EUA, recomenda o psicólogo explicar a seus pacientes sobre como usar a telepsicologia para casos de urgência ou quarentena para que os atendimentos não sejam interrompidos. No Brasil o Conselho Federal de Psicologia também tem apoiado a consulta online e aceito o atendimento remoto como alternativa válida e eficaz.

Trabalho desenvolvendo tecnologia clínica de videoatendimento desde o final de 2013 quando comecei a desenvolver o projeto da plataforma Terapia de Bolso, que foi finalmente lançada dois anos depois, no final de 2015. E tendo em vista esses anos de psicólogo online quero te dar algumas dicas de como um profissional de Psicologia pode te ajudar e muito a se reestruturar e se adaptar da melhor forma possível nesse período de pandemia.

1
AJUDAR NO MONITORAMENTO
EMOCIONAL DE PACIENTES

Se você faz terapia com algum psicólogo ou psicóloga da sua cidade muito provavelmente foi convidado a fazer acompanhamento através de videochamada durante o período de isolamento social. Espero que tenha conseguido se adaptar bem e esteja recebendo suporte psicoterápico nesse momento.

Muitos psicólogos estão utilizando a tecnologia para dar acessibilidade e mobilidade para pacientes da clínica nesses tempos de isolamento social estratégico.

Alguns já ofereciam esse acompanhamento online antes devido a mudanças ou habitar cidades com problemas de mobilidade como grandes capitais. E se caso acontecesse um lockdown todos seriam obrigados a atender com intermediação de tecnologia de internet e comunicação.

Então, fique de olho e se adapte a novas maneiras de fazer sua terapia. Você pode receber apoio de um profissional de dentro de casa.

2
TRABALHAR GESTÃO DE EMOÇÕES
EM MOMENTO DE ISOLAMENTO

Profissionais, empresas, empresários, empreendedores, todos com as emoções à mil nesse momento onde a forma que o mercado e consumidores se comportam está mudando. Como gerir as emoções e se manter no comando do seu cargo, profissão ou negócio com a menor perda possível?

Aqui um psicólogo pode até dar consultoria para te ajudar a compreender o novo comportamento do seu público atualmente e se adequar a nova forma de trabalho.

3
TRABALHAR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
PARA LIDAR COM PERDAS FINANCEIRAS

Muitos empresários, vendedores, comissionistas e mesmo trabalhadores em geral tiveram seus salários cortados. Lidar com a situação econômica reduzida exige antes de tudo calma e autocontrole para, então refazer o planejamento de forma a se encaixar no seu projeto de vida.

Não tem um projeto de vida ou nunca pensou sobre isso? Então realmente pode ser uma boa hora de consultar um psicólogo online.

4
TERAPIA FAMILIAR

De uma hora para outra estão todos dentro de casa sem suas rotinas, afazeres e tarefas para lidar e sendo obrigados a conviver por mais tempo juntos.

Que tal sentar a família toda no sofá e fazer videoterapia pela Smart TV ou um computador?

Uma ótima oportunidade para autoconhecimento familiar. Terapias familiares são oportunidades de reuniões e debates em família onde a estrutura familiar, emoções, planos, estilo de grupo, problemas ocultos, podem ser melhor compreendidos.

5
LUTOS POR MORTES

O número de mortes tem subido e infelizmente (quero deixar aqui meus sentimentos) algumas pessoas já sentiram na pele o que é perder alguém querido para esse vírus…

Saber trabalhar memórias e o luto é algo difícil e sem remédio ou receita certa, mas um psicólogo pode te ajudar a enfrentar a perda, aceitar como puder e seguir em frente.

6
SUPORTE EMOCIONAL EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Uma das maiores constatações em tempos de isolamento social é que mulheres que sofrem violência doméstica sofrem mais com o isolamento, pois permanecem maior tempo com seus agressores em casa.

Um psicólogo ou psicóloga pode ajudar a mulher a refletir sobre sua situação de vida, criar rede de apoio e tomar decisões de enfrentamento, seja qual for.

Um profissional de Psicologia não pode acompanhar com terapia online uma pessoa em situação de violência, mas pode dar suporte inicial e orientar como criar rede de apoio e buscar ajuda clínica presencial.

 

coronavirus-pandemia-atendimentopsicologicoonline

USE A TECNOLOGIA À SEU FAVOR
CONSULTE UM PSICÓLOGO ONLINE

 

Ir até um psicólogo pode ser um processo complicado ou até inviável em fases de isolamento social estratégico e previsão de lockdown. Por isso, se você já fez terapia ou sente vontade de consultar um psicólogo nesse momento e não sabe como, a dica é: videoconsulta. E se virar um hábito se autoconhecer, videoterapia.

Se analisar com a ajuda de um psicólogo é ter uma visão de si,
de suas emoções, história de vida, de pontos fracos e pontos fortes, dos seus sonhos e predisposições.
É te alguém para ajudar a entender o próprio comportamento e operar mudanças no mesmo.
E você pode ter essa ajuda profissional aí mesmo da sua casa.

Conheça os psicólogos do Terapia de Bolso. Somos psicólogos e psicólogas de diversas regiões do Brasil prontos para te atender online através de um sistema de videoconsulta simples e seguro com tecnologia Google embutida.

Clique aqui para conhecer a equipe de psicólogos do Terapia de Bolso.

 

The post CORONAVÍRUS: COMO UM PSICÓLOGO ONLINE PODE AJUDAR DURANTE A PANDEMIA appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
CICLO DE PALESTRAS DO #JANEIROBRANCO 2020 https://blog.terapiadebolso.com.br/ciclo-de-palestras-do-janeiro-branco-2020/ Wed, 22 Jan 2020 02:58:04 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14745 – UMA SEMANA INTEIRA DE PALESTRAS ONLINE – Psicólogos e psicólogas te ajudando a refletir sobre saúde metal nesse janeiro branco   A saúde mental deveria ser um tema para...

The post CICLO DE PALESTRAS DO #JANEIROBRANCO 2020 appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>

– UMA SEMANA INTEIRA DE PALESTRAS ONLINE –
Psicólogos e psicólogas te ajudando
a refletir sobre
saúde metal nesse janeiro branco

 

A saúde mental deveria ser um tema para o todos os dias, pois além de ser útil para tratar diagnósticos médicos e psiquiátricos já definidos, também ajuda na prevenção e a ir além. Sim ir além dos seus limites profissionais e pessoais.

A campanha janeiro branco vem justamente com essa proposta de conscientizar sobre a importância de se trabalhar temas de saúde mental a nível individual e sociocultural. Pesquisas mostram que o bom estado mental, cognitivo e emocional, ajuda a aumentar defesas contra emoções negativas e até anticorpos. Por isso não apenas trata, mas também previne e ajuda no desenvolvimento pessoal e social.

Por uma cultura de saúde mental

storie-ciclo-de-palestras-janeiro-brancoPor isso as psicólogas e psicólogos do Terapia de Bolso aderiram a campanha não apenas publicando dicas e informações sobre saúde mental em seus perfis de mídias sociais, mas também participando do nosso Ciclo de Palestras #janeirobranco2020.

Do dia 27 à 31 de #janeirobranco de 2020 os psicólogos e psicólogas do Terapia de Bolso estarão transmitindo palestras online pelo nosso canal do youtube. As lives terão temas relacionados com psicoeducação e saúde mental. E são todas gratuitas.

O evento será transmitido ao vivo conforme programação, mas os vídeos ficarão disponíveis para quem não puder ver na hora.

Não deixe o janeiro passar sem você se informar e aprender mais sobre esse tema ainda tão pouco debatido que é a saúde mental. Venha entender mais sobre ansiedade, estresse, funcionamento cognitivo, psicologia infantil, sentimentos, emoções, metas e perfil profissional.

Ou você ainda tem dúvidas de que informações de Psicologia podem ajudar a melhorar o desempenho do seu dia a dia?

Veja também nossa última Semana de Psicologia.

 

 

 

 

 

 

The post CICLO DE PALESTRAS DO #JANEIROBRANCO 2020 appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
11 DICAS DE UM PSICÓLOGO ONLINE PARA PLANEJAR ASSERTIVAMENTE SEU ANO NOVO https://blog.terapiadebolso.com.br/11-dicas-de-um-psicologo-online-para-planejar-assertivamente-seu-ano-novo/ Mon, 06 Jan 2020 22:07:06 +0000 https://blog.terapiadebolso.com.br/?p=14508   Todo começo de ano é a mesma conversa: aquele papo de que “esse ano vou fazer diferente”. Entre brindes e vivas, muitos comentários sobre as expectativas para o ano...

The post 11 DICAS DE UM PSICÓLOGO ONLINE PARA PLANEJAR ASSERTIVAMENTE SEU ANO NOVO appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>
 

Todo começo de ano é a mesma conversa: aquele papo de que “esse ano vou fazer diferente”. Entre brindes e vivas, muitos comentários sobre as expectativas para o ano que entra, mas ao chegar o final do ano nem sempre atingimos as metas planejadas ou mesmo lembramos quais foram estabelecidas.

Qual explicação para esse ciclo se repetir? Não parece ser algo que tenha um tipo de resposta fechada, mas uma das explicações parece ser devido a comportamentos automáticos, sociais, imitativos, mas sem planejamentos reais.

Note que muitas vezes tudo o que é dito não passam de frases feitas, jargões, conversas automáticas e meramente interativas sem necessariamente ter um conteúdo próprio. E se você notar que no seu caso realmente ainda não foi feito nenhum rabisco de planos para o ano novo, comece por aí: analisando se você tem realmente planos ou se esteve apenas fazendo brindes genéricos com frases feitas.

Claro que você pode me dizer: “Olha Elias, sem planejamento as pessoas tem sobrevivido há milênios.” Eu vou te responder sim, você tem toda razão, mas a maioria dessas pessoas tem vivido a vida que sonhou? Quantas delas ousaram sonhar? Há diferença ou não entre apenas estar vivo e estar realmente vivendo?

Se tem uma coisa que diferencia viver por viver de se tentar realizar algo, por mais simples que seja, é o planejamento. E quanto maior a realização maior o tempo que se despendeu pensando sobre o tema tentando entender, buscando soluções, alternativas, treinando, suando para executar.

Por isso, se conquistar algo é o que você almeja, leve cada vez mais à sério seus planejamentos. Tudo que vale a pena costuma nos exigir alguns esforços e desconfortos e se estes forem traumatizantes acontecem as desistências. Quantos planos e ideias morrem nos primeiros desconfortos?

Mas, como se planejar mais assertivamente? Tema complexo e não almejo finalizar uma resposta aqui, mas sim contribuir para uma reflexão levando conhecimentos de Psicologia em consideração.

Vem comigo nessa leitura onde deixarei algumas dicas de Psicologia para melhorar seu planejamento para o ano novo.

 

LEGAL, MAS O QUE A PSICOLOGIA
TEM A VER COM ISSO?

 

A Psicologia tem tudo a ver com isso e, enquanto um grupo de disciplinas científicas e analíticas que estudam o comportamento humano em diversos aspectos, pode te ajudar a entender questões de desenvolvimento, teorias de traumas, aprendizagem, condicionamento, entre outros conhecimentos que te ajudarão a entender como modelar seu comportamento para uma direção mais assertiva.

Fazer terapia ou mesmo ir ao psicólogo para uma consulta pontual ajuda a ter uma análise de história de vida, o chamado autoconhecimento. Necessário para se entender melhor as próprias orientações, tendências, habilidades, pontos fortes e fracos da personalidade.

 

terapia-online-dicas-para-planejar-seu-ano-novo

COMO SE PLANEJAR
COM MAIS ASSERTIVIDADE?

 

Aí você me diz: Elias, legal! Boa reflexão! Muitas coisas fazemos no automatismo mesmo, mas e aí? Como sair do automatismo e ser mais assertivo no planejamento do ano novo? Como um profissional de Psicologia pode me ajudar efetivamente?

Vou deixar onze dicas dicas pontuais, que costumam ser tratadas em consultas com psicólogos e processos terapêuticos, para você entender melhor.

1
OBJETIVOS X METAS

 

Você sabe a diferença entre objetivos e metas? Se trata de uma diferenciação simples, mas que ajuda muito na hora do planejamento: Objetivos são seus alvos finais, enquanto metas são os passos, pequenos ou até grandes, que se tem que realizar para se cumprir o objetivo.

Por exemplo, objetivo se formar na faculdade, meta para o semestre ser aprovado em todas as disciplinas. Metas menores: ler uma lista de livros, assistir documentários, participar de um grupo de estudo, etc.

2
AUTOCONHECIMENTO E VOCAÇÃO

 

A frase que diz “descubra o que gosta de fazer e não trabalharás sequer um dia da sua vida” é um grande exagero, afinal trabalho é trabalho e sempre tem suas partes chatas e obrigatórias. Todavia, quem faz o que gosta tem muito mais motivação e resiliência.

Um dos maiores desafios de se manter em algo que começamos, seja emprego, faculdade, projetos, é quando aquilo não tem a ver com a gente. Aí entra a importância de se autoconhecer para saber que direções seguir.

Buscar o que se realmente tem vocação para fazer é responder a altura a pergunta: Você apenas vive ou tenta se descobrir no processo?

3
DETERMINE PRIORIDADES

 

Parece uma dica ultra simples, no entanto muitas pessoas erram ao tentar abraçar o mundo ou simplesmente vão fazendo as coisas automaticamente sem refletir o que seria mais prioritário e assim o projeto desanda.

Coisas para fazer e realizar podemos ter várias, afinal o mundo é grande, mas setar prioridades significa justamente que temos que começar por algum lugar. Estabeleça suas prioridades e foque nelas.

4
ESTABELEÇA METAS RAZOÁVEIS

 

Além de estabelecer prioridades use a razão e verifique se estas são realmente possíveis de se concretizarem. Metas gigantes cansam só de ler. Sempre que possível, “gamifique”, faça de forma lúdica, como se a vida fosse um jogo divertido e cheio de desafios interessantes.

5
NÃO TENTE CONTROLAR TUDO

 

Não é assertivo fazer metas contando com variáveis muito além do seu controle. Por exemplo, você pode controlar razoavelmente sua capacidade de se concentrar, estudar e captar conhecimento, todavia se a faculdade entrar em greve não há muito o que fazer.

Avalie o que está no seu alcance e o que não depende de você para se planejar mais assertivamente.

6
REPENSE SUA FORMA DE LIDAR COM O DINHEIRO

 

Você já experimentou algum desses aplicativos de controle financeiro? Uma das coisas mais legais é descobrirmos como gastamos montantes interessantes da nossa renda com superficialidades. Ou mesmo inverso, como deixamos de gastar com algo que consideramos prioritário.

Analise seus comportamentos com relação ao dinheiro, gastos, investimentos, prioridades e outros pontos, para saber em que pontos pode manejar para investir no sentido das suas metas e objetivos.

7
SEJA OUSADO

 

Com certeza você já viu essa frase:

“Insanidade é
fazer sempre a mesma coisa

e esperar resultados diferentes.”

Autor desconhecido

A autoria dela não é certa e muito menos se está falando de insanidade no sentido clínico, mas sim sobre nossos automatismos, medos e até teimosias. Ouse fazer diferente.

8
TRABALHE SEU SENSO DE AUTOEFICÁCIA

 

Senso de autoeficácia é um conceito de Terapia Cognitivo Comportamental, comumente conhecida pela sigla TCC, que nos ajuda a nos autoavaliar e acreditar ou não se somos capazes de realizar uma determinada tarefa.

Esse conceito é usado como uma ferramenta de trabalho durante a terapia. Avaliar seu histórico de realizações te ajudará a reavaliar sua crença pessoal em si mesmo melhorando sua expectativa pessoal sobre a realização de uma meta.

9
CONDICIONE O AMBIENTE A SEU FAVOR

 

O ambiente pode ser uma ótima fonte de motivação. Busque ambientes que ajudem a ser mais criativo. Se for um projeto pessoal reaproveite um espaço da sua casa ou quarto e faça um mural, coloque um quadro de anotações.

Você também pode aproveitar ambientes públicos como: bibliotecas, oficinas, ateliers e laboratórios, coworkings. Vá a palestras e eventos sobre o tema. E não se esqueça que hoje é possível fazer esses contatos via mídias sociais, aplicativos, emails, grupos e forúns online.

10
FORME UMA REDE DE APOIO

 

Não importa o que você decida fazer, sempre terá alguém fazendo a mesma coisa ou algo parecido. E elas pode ter soluções para desafios que você irá enfrentar, assim como você poderá ter soluções e ideias para elas.

Busque pessoas e perfis com mesmas metas e objetivos e mantenha contato.

11
FAÇA LISTAS E TABELAS

 

Faça listas e tabelas ou até desenhe para entender melhor seu desafio. As listas ajudam muito a manter as prioridades na ordem e poder reavaliar facilmente os itens.

As tabelas ajudam a relacionar itens, classificar, dar status e estabelecer os custos também. E os desenhos ajudam a ter insights e brainstorms além de desenhar processos que não se adequam a listas e tabelas.

Revise sempre, atualize dados e refaça-os. São verdadeiras ferramentas para se manter o foco e bom direcionamento das metas para seu ano novo. Salve as versões para poder comparar o planejado do realizado ao final do ano.

 

dicas-de-um-psicologo-online-para-voce-planejar-seu-ano-novo

SABIA QUE
A TERAPIA ONLINE PODE TE AJUDAR?

 

Apesar de muitos pensarem, automaticamente, que um psicólogo é o profissional que te ajudará somente quando você estiver em uma crise ou surto, esse profissional pode ajudar no desenvolvimento pessoal contínuo de toda pessoa.

Treinamentos em Habilidades Sociais, terapia breve focada em perfil profissional e até coaching com psicólogo são comuns em grandes instituições. Empresas, multinacionais, clubes esportivos de primeira divisão, atletas de alto rendimento, grandes empresários, artistas…

E a boa notícia é que com a videoterapia, terapia online por videoatendimento, as ferramentas da Psicologia estão acessíveis para você a um clique.

Conheça os psicólogos e psicólogas que atendem por videoconsulta na plataforma Terapia de Bolso. Agende uma videoconsulta e seja atendido aí mesmo da sua casa, escritório ou outro local seguro que você prefira.

Conte com a ajuda de um psicólogo ou psicóloga para chegar ao final do ano com seus planos em dias e pronto para mais.

 

 

The post 11 DICAS DE UM PSICÓLOGO ONLINE PARA PLANEJAR ASSERTIVAMENTE SEU ANO NOVO appeared first on Blog Terapia de Bolso.

]]>