10 MOTIVOS MAIS COMUNS PELOS QUAIS RELACIONAMENTOS MODERNOS CHEGAM AO FIM

terapia-de-casal-psicologia-dos-relacionamentos-10-dicas-psicologa-online

Você já imaginou que uma terapia de casal poderia alavancar seu relacionamento e te fazer enxergá-lo com outros olhos? A crise de casal parece ser algo tão rotineiro quanto a velocidade do mundo moderno.

É grande o número de pessoas que afirmam já terem passado por crises conjugais, seja no namoro ou até no casamento e segundo o dado nacional mais recente do IBGE, de 2015, o número de divórcios ao ano no Brasil cresceu 160% em 10 anos. Alguns casais passaram a optar por relacionamentos abertos, outros trocam o status de relacionamento com muita frequência sem perceber, boa parte opta por permanecer sozinho. A grande questão é que o tema RELACIONAMENTOS sempre rende muito assunto, pesquisas, interesses e principalmente curiosidades.

Enquanto psicóloga focada no tema de relacionamentos quero falar um pouco sobre esse assunto e deixar minhas reflexões e contribuições para casais que queiram ir além, ou até mesmo para pessoas solteiras que queiram se entender melhor e que talvez estejam com dúvidas, sofrimento e angústias relacionados ao amor.

Mas primeiramente vou me apresentar: meu nome é Nicole Rocha e eu sou psicóloga, estudiosa de temas como amor e relacionamentos e muito apaixonada pelo tema.

PSICOLOGIA DOS RELACIONAMENTOS
O IMPACTO DA MODERNIDADE PARA OS CASAIS

 

A modernidade nos oferece informações e novidades constantes, isso é fato. O interessante é perceber a mudança de comportamento dos casais da antiguidade para os da atualidade.

Uma autora que fala muito bem sobre isso é a psicanalista Regina Navarro Lins, ela aborda temas atuais como sexualidade, individualidade dos casais e relações extraconjugais e o famoso “amor romântico”, muito presente nos relacionamentos e visível quando percebemos que alguns casais insistem manter casamentos infelizes pela necessidade exacerbada em acreditar no “amor eterno”. Dizer que alguns “amores” não são eternos, pode parecer desanimador, mas a verdade é que é exatamente o objetivo do amor romântico: nos fazer acreditar que nossos relacionamentos devem ter o mesmo enredo que um filme de romântico hollywoodiano.

Percebo que os relacionamentos hoje em dia mudam constantemente, principalmente ao que diz respeito na forma de se relacionar. A era da tecnologia nos trouxe muitas possibilidades de se conhecer um novo amor, não é mesmo? E como será que essa tecnologia também afeta os relacionamentos atuais?

A modernidade foi capaz de agregar muitas possibilidades para que casais consigam estabelecer uma relação estável e duradoura mesmo na distância. Como isso foi possível? Através da tecnologia e aplicativos modernos que aproximam pessoas que moram até mesmo em países distantes.

Apesar disso, a lista de motivos que faz com que casais se desentendam é extensa e através desse blog eu pretendo abordar alguns questionamentos a respeito dos motivos que propiciam desgastes nas relações amorosas, expectativas de cada um dentro de um relacionamento e as maiores dificuldades enquanto casal.

Cito aqui os 10 motivos mais comuns pelos quais mais recebo queixa em orientações para casais ou que observo presente na contemporaneidade contribuindo para a criação de mitos dentro dos relacionamentos.

10-dicas-para-relacionamentos-psicologa-online-nicole-rocha

10 MOTIVOS PELOS QUAIS
RELACIONAMENTOS MODERNOS CHEGAM AO FIM

 

1

Expectativas exacerbadas motivados a uma busca de um
“relacionamento
hollywoodiano”

2

Dificuldade em aceitar a individualidade de cada um dentro da relação a dois

3

Perda da privacidade de ambos
Privacidade essa conquistada no modelo de adolescência moderno
onde cada um tem seu quarto e suas senhas

4

Idealizações de que o parceiro(a) tem a obrigação de corresponder a expectativa do outro

5

Comunicação agressiva e superficial
Muitas vezes as conversas mais importantes se dão através de aplicativos
mesmo já sendo casal há meses

6

Falta de diálogo e reflexões acerca dos problemas dentro do relacionamento

7

Discordância em relação a sexualidade do casal

8

Possessividade

9

A família de origem de cada membro da relação

10

Excesso do pensamento romântico de que todo o amor é “para sempre”

 

terapia-de-casal-psicologia-dos-relacionamentos-10-dicas-psicologa-online

PEQUENA REFLEXÃO
SOBRE RELACIONAMENTOS MODERNOS

 

Algo que foi muito notado ultimamente foi também o fato de que as redes sociais podem sim contribuir para o desgaste do relacionamento.

Não me refiro a tecnologia como uma vilã, que teria o poder de destruir os relacionamentos, longe disso. A tecnologia tem a possibilidade de juntar casais através da distância e possibilitar relacionamentos duradouros também.

Me refiro especificamente a homens e mulheres que perdem a individualidade e entregam aos parceiros toda sua privacidade, e aqui sim, me refiro a senhas de seus perfis em redes sociais, facebook, instagram, twitter, e até e-mails são motivos de desentendimentos quando o parceiro se recusa a dividir a intimidade de suas redes.

Em alguns casos, certos casais optam por dividir o login e senha de determinada rede social e quando um deles começa a “bisbilhotar” mensagens, surge então, um enorme conflito entre o casal, muitas vezes acarretando em término.

O que mais chama atenção em todos os motivos citados sobre os desentendimentos dos casais, é a possessividade latente e muito presente dentro das relações, muitas vezes mascarada como “prova de amor”. O ciúmes acaba por se tornar banalizado e toma novas formas de representação, aliado principalmente ao que comentei sobre a perda de individualidade.

A individualidade é algo primordial para a saúde dos relacionamentos. Aliás, ela faz parte da saúde mental de ambos, e quando essa individualidade se perde ou se mistura com o casal, deixando dúvidas sobre o que faz parte de um e o que faz parte do outro, produz aquele efeito romântico e perigoso do:

Éramos dois enquanto solteiros
e na relação agora nos tornamos um

O pensamento acima é somente um dos exemplos mais conhecidos que romantizam a perda da individualidade. Ocorre que quando isso acontece, é muito comum o indivíduo se sentir inseguro, com uma baixa auto estima, em dúvida a respeito da relação ou até dele mesmo.

Um exemplo da perda de individualidade, são os famosos afastamentos de certos amigos que não são bem vistos ou conhecidos pelo parceiro, fazendo com que um dos membros perca seu referencial de amizades.

Faço aqui um questionamento: Quantas pessoas você conhece que já perderam o contato com colegas e amigos por conta de um relacionamento ou por conta do ciúmes do parceiro?

A PSICOLOGIA DOS RELACIONAMENTOS

 

A psicologia dos relacionamentos é um campo de estudo da Psicologia que foi criado para estudar, trabalhar e observar o comportamento humano enquanto relação. Enquanto casal e enquanto indivíduos que vivem a experiência de amar, e é por isso que ela se torna tão importante no mundo moderno, pois essas mudanças constantes interferem no modo de agir, de pensar e de se colocar dentro de uma relação.

Já a Terapia de Casal é uma forma de terapia centrada em relacionamentos amorosos que atua utilizando técnicas, dinâmicas e teorias advindas de teóricos e pesquisas científicas da Psicologia aplicada aos relacionamentos. A aplicação dessas técnicas se dá através de sessões de diálogo onde o terapeuta ajuda o casal a se olhar por ângulos diferentes, ajuda a afinar a comunicação, fazer planos realistas e fazer a individualidade de cada um ter oportunidade de existência no relacionamento à dois.

Através de algumas pesquisas, podemos notar que os homens ainda possuem a maior resistência para procurar auxílio de um profissional da área de relacionamentos, e que a mulheres sentem maior necessidade de expor suas dúvidas, problemas e angústias. Normalmente, essas mulheres procuram pelo profissional da área, mas não conseguem fazer com seus parceiros as acompanhem para os atendimentos de casal, algo que torna o processo mais difícil.

Porque homens ainda possuem preconceitos quando o assunto é terapia de casal? Você consegue imaginar?

COMO A TERAPIA DE CASAL ONLINE
PODE AJUDAR

terapia-de-casal-psicologia-dos-relacinamentos-psicologa-de-casal-online

 

O atendimento online é possível e benéfico para diversos casos, com a terapia de casal não seria diferente. No atendimento para casais é possível trabalhar de forma positiva para aquisição de alguns pontos positivos, entre eles:

  • Encontrar uma solução para a dificuldade da comunicação do casal.
  • Reavaliar atitudes que aumentam a probabilidade da discórdia do casal.
  • Repensar problemas ou disfunções sexuais.
  • Reavaliar padrões de comportamentos destrutivos para o relacionamento.
  • Avaliar e/ou desmistificar as crenças que inviabilizam um bom relacionamento para ambos.
  • Promover possíveis habilidades para a resolução dos problemas de relacionamento.
  • Entre outros motivos.

A maioria dos casais passam por momentos angustiantes em determinado momento de suas vidas seja no início do casamento ou até no início de um namoro, a questão é que alguns não sabem como lidar com uma crise no relacionamento de uma forma positiva e acabam procurando a terapia de casal como última alternativa.

Os casais que não conversam sobre seus problemas, desenvolvem uma maior incompatibilidade para lidar com as situações que atrapalham o bem estar dentro da relação. Nota-se que mesmo no século 21, ainda exista pré-conceitos acerca da procura de ajuda de um profissional na área de relacionamentos.

Na verdade, a busca por um profissional que atenda casais deveria ser a primeira opção para quem deseja resolver conflitos com seu parceiro ou parceira, pois evitaria assim, um desgaste no relacionamento e até a possibilidade de vislumbrar alternativas positivas para ambos.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.