6 CONCEITOS PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É PSICOLOGIA POSITIVA

 

Hoje quero te apresentar seis conceitos para você entender o que é Psicologia Positiva. Espero que esse artigo mude a forma como você enxerga e aplica a Psicologia à sua vida. Você só pode ter ganho com isso.

De forma prática e resumida Psicologia Positiva é a aplicação dos conhecimentos dessa ampla ciência para descobrir, despertar e ampliar potencialidades humanas. Essa abordagem é atual e somente veio existir oficialmente no final dos anos 90. Fundada pelo Dr. Martin Seligman, um psicólogo professor da Universidade da Pensilvânia e ex-presidente da Associação Americana de Psicologia.

A Psicologia Positiva se diferencia da abordagem tradicional por enfatizar suas pesquisas na direção de estados de funcionamento otimizados, ao invés de focar nas doenças. Os psicólogos positivos acreditam que a ciência psicológica concentrou-se durante muito tempo em entender doenças e pouco ou quase nada na busca por bem-estar, felicidade, emoções positivas, estados otimizados e realização. Por isso, apesar de super atletas e empresas terem acesso à essa psicologia, a maioria das pessoas ainda associa ir ao psicólogo com ter sérios problemas mentais. Quando a psicologia é muito mais que isso.

Quando focamos exclusivamente em fraquezas o máximo que se pode alcançar é eliminar a fraqueza. Em outras palavras sair do negativo, mas permanecer no ponto zero. Não há fortificação real. Para atingirmos resultados realmente positivos devemos investir na descoberta e desenvolvimento de qualidades, pois estamos realmente bem quando estamos atingindo objetivos e não apenas com a ausência de sofrimento.

COMO A PSICOLOGIA POSITIVA PODE AJUDAR

 

Então se você conhece alguém que gasta muito tempo investindo em resolver fraquezas. Que anda em círculos ao redor do problema. Peça para ela fazer uma pausa, tirar temas como depressão, bipolaridade, pânico e outras síndromes da cabeça e conhecer alguns princípios de Psicologia Positiva. Ou se você é alguém que ainda não tinha pensado em como a psicologia pode ajudar pessoas a ser campeões. Saiba que essa é uma abordagem desenvolvida para otimizar capacidades humanas. E serve, inclusive, para quem já está bem ir além de seus próprios limites.

6 CONCEITOS
PARA VOCÊ ENTENDER O QUE É PSICOLOGIA POSITIVA

 

Aqui vão seis conceitos que ajudam a entender melhor o que é Psicologia Positiva e aplicá-la à vida cotidiana. Os cinco primeiros estão dentro da teoria do Florescimento de Martin Seligman. A teoria do florescimento estuda como um indivíduo pode atingir a realização plena.

martin-seligman-psicologo-online
Dr. Psic. Martin Seligman, fundador da Psicologia Positiva.

Todos as pessoas buscam à sua maneira ser feliz, mas o que chamamos de felicidade é na realidade um conjunto e não algo único e isolado. E entender que perseguir cegamente a felicidade é um erro que muitos cometem foi a grande sacada do Dr. Seligman. Isso o permitiu entrar a fundo no assunto e pesquisar temas como “felicidade autêntica”, chegar a teoria do “bem-estar” e do “florescimento”. Seligman divide felicidade em cinco pilares. Pilares que vão além de apenas proporcionar prazer ou bem-estar, levam à florescência da personalidade. São os seguintes:

1
EMOÇÕES POSITIVAS

 

Hoje em dia sabemos que a inteligência emocional é um pilar básico para o sucesso. Emoções podem tanto arrastar alguém para o fosso quanto ajudá-lo a tornar-se um campeão. E com certeza Psicólogos do esporte trabalham muito aspectos emocionais e motivacionais dos esportistas. Pesquisas em Psicologia Positiva apontam que emoções como esperança, otimismo, engajamento, entre outras, não apenas garantem um bem-estar momentâneo. São essenciais na boa manutenção dos nossos recursos interiores.

2
ENGAJAMENTO

 

O ser humano tem necessidade de estar envolvido com algo. Saber que faz parte de algo empolgante. Esse sentimento é fonte de força para autosuperação. Por isso a psicologia vocacional fez e ainda faz sucesso. Descobrir aquilo que se tem vocação para fazer é uma porta para o sucesso. Quantas pessoas sofrem emoções negativas por estar exercendo atividades que não trazem nenhum prazer a elas além da renda?

3
RELACIONAMENTOS POSITIVOS

 

“Olha com quem tu andas” pode parecer algo clichê, mas é a pura realidade. Desenvolver relacionamentos positivos é uma das chaves para atingirmos objetivos. Naturalmente pessoas se unem a grupos sociais que possuem as mesmas afinidades, mas existem muitos casos de relacionamentos que causam prejuízos. Uma boa amizade é aquela que permite ambas as partes experienciarem emoções positivas, se engajarem em algo, trazer significado e realização.

4
SIGNIFICADO

 

O poeta disse:“Ideologia eu quero uma pra viver”. E de fato todos nós necessitamos estar envolvidas com algo maior que nós mesmos. Ter um propósito. Uma crença ou filosofia. Algo que traga sentido à vida. Sem um significado maior para a vida estamos suscetíveis a estados emocionais negativos como tédio, ansiedade, proscrastinação e até mesmo a depressão.

5
REALIZAÇÃO

 

Quando alcançamos algo, uma meta concreta, isso fica registrado em nosso cérebro como uma capacidade que temos de atingir objetivos. Assim como sabotar os próprios sonhos, deixando de fazer algo importante, deixa registrado que somos auto-sabotadores e isso diminui a auto-confiança e auto-estima.

Seja Resiliente. Leia também meu artigo sobre resiliência ou a habilidade de superar as adversidades de maniera positiva.

6
FLOW OU ESTADO DE FLUXO

 

O sexto conceito que quero falar é o Estado de fluxo. Estudo desenvolvido pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihaly que descreve como funciona aquele estado de imersão em que perdemos noção do tempo e até do espaço ao executar alguma atividade prazerosa. Também conhecido como “estado de experiência máxima ou otimizada”. O flow está relacionado com a criatividade. É facilmente percebido em artistas, dançarinos, patinadores e grandes jogadores e músicos. É quase como se o sujeito e a atividade se tornassem um só.

A importância do Estado de Flow é que se trata de um estado de felicidade plena que serve de indicador de atividades que nos fazem realizados. Para atingir o estado de fluxo deve-se chegar a um ponto de equilíbrio onde a atividade não seja nem tão difícil a ponto de ser frustante nem tão fácil que se torne entediante. O desafio na medida certa é revelador. A boa notícia é que o Flow pode ser atingido em qualquer tipo de atividade.

Se sua ansiedade te trava o fluxo nas atividades que realiza recomendo a leitura desse artigo sobre o que chamo de A Ansiedade Positiva.

APLIQUE ESSES CONCEITOS À SUA VIDA!

 

 

psicologia-positiva-psicologo-online-terapia-de-bolso

Analise como cada pilar desses está funcionando em sua vida. Quais poderiam melhorar, e como, para que você de fato atinja o Flow. Estudos sobre experiências otimizadas e emoções positivas demonstram que é possível encontrar dentro de nós a força que necessitamos para viver de uma maneira melhor. Mais positiva.

A Psicologia Positiva vem sendo adotada por esportistas, artistas, diversas empresas e instituições ao redor do mundo. O terapia de bolso é um convite à você se entender melhor, se organizar e despertar qualidades e virtudes. Te convido a começar a fazer uso positivo das descobertas e métodos que essa ciência vem nos proporcionando. Te convido a aplicar esses conceitos a sua vida.

Acompanhe as atualizações do blog e tenha acesso a mais informações sobre o tema. Busque excelência. Busque estados otimizados, emoções positivas e flow.

Até a próxima. Seja positivo!

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

CEO e Fundador do Terapia de Bolso. Apaixonado por Psicologia e Engenharias do Comportamento Humano. Acredita que em um mundo movido por informação; a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. E por isso idealizou o Terapia de Bolso: Uma videoplataforma para te ajudar a se autoconhecer. (CRP 08/18323)

Comments are closed.