PALESTRA
AO VIVO


O ENVELHECIMENTO
COMO PARTE DO
PROJETO DE VIDA


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Agosto

25

Domingo, 25 de Agosto
19:00h Horário de Brasília

GUARDE MINHA VAGA

privacy Respeitamos sua privacidade. Não te enviaremos Spam.

DURANTE ESSE BATE-PAPO AO VIVO SERÁ DEBATIDO SOBRE:


  • 1

    O ENVELHECIMENTO E A INSTITUCIONALIZAÇÃO

    - O envelhecimento e a Institucionalização
    Atualmente, no Brasil, uma realidade que vem cada vez mais crescendo, no que se diz respeito ao envelhecimento, é a institucionalização, como uma alternativa de moradia e cuidado para esta parcela da população. Questões pessoais e até mesmo familiares fazem parte deste contexto, reforçando a importância da discussão, principalmente do ponto de vista psicológico, em relação às ações que o profissional tem potencial de exercer. Para além disso, a inserção do profissional em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) tem sido cada vez mais necessária, pensando na preservação do idoso, em um contexto específico. Esta realidade, hoje, convida-nos para refletir sobre esta possibilidade de projeto de vida, no envelhecimento.

  • 2

    A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA EM IDOSO: DIFERENTES PERSPECTIVAS

    A Avaliação Psicológica é uma área de atuação do profissional psicólogo de grande destaque. As ferramentas disponíveis para investigação de diversas questões têm sido cada vez mais utilizadas, o que reforça a necessidade de ações e discussões, sobre o tema.
    No campo do envelhecimento, a Avaliação Psicológica tem se demonstrado como sendo profícua na investigação de diferentes aspectos, desde indicadores do funcionamento cognitivo até indicadores de personalidade e afetividade.
    A literatura científica aponta que existem aspectos específicos desta parcela da população, sendo assim um campo de atuação do psicólogo de extrema relevância.
    Poder utilizar, de forma adequada, destas ferramentas para pensar sobre aspectos relacionados aos projetos de vida de idosos demonstra-se como sendo relevante, tanto para esta população quanto para o profissional que a utiliza.

  • 3

    FALANDO SOBRE AFETIVIDADE NO ENVELHECIMENTO

    Segundo apontamentos sociodemográficos, o número de pessoas idosas, de forma global, tem aumentado, ao longo dos anos. Com este contingente populacional aumentando, também aumenta a necessidade dos cuidados prestados à esta faixa da população.
    No âmbito dos afetos, ou seja, dos sentimentos, também há a necessidade de reflexão sobre os aspectos específicos desta faixa etária.
    No projeto de vida dos idosos é bastante comum discutir sobre os aspectos financeiros e de saúde, sendo que, apesar de pouco abordada, a questão de como eles se sentem também é de extrema importância.

  • 4

    FALANDO SOBRE AUTOESTIMA NO ENVELHECIMENTO

    Para além das questões afetivas, mesmo que caminhe muito próxima, a autoestima é um construto que vem sendo, há algum tempo, investigado e avaliado, de forma específica, na velhice.
    O que os idosos pensam sobre si mesmos? Como se sentem em relação a si próprios? E em relação a outras pessoas?
    Estas questões, assim como outras, não só devem ser feitas, mas também devem ser respondidas, levando em consideração aspectos da experiência de vida e, certamente, planos futuros.
    Tais planos, quando associados, ao envelhecimento, têm características específicas e necessitam ser discutidos, dando sentido à forma como são feitos e como os indivíduos se posicionam em relação a eles.

  • 5

    A VIDEOTERAPIA COMO FERRAMENTA ACESSÍVEL PARA TERCEIRA IDADE ???

    Vivemos em tempos de inserção digital. Porém, ela sempre deve ser discutida em relação aos seus objetivos e sobre a acessibilidade dos indivíduos a mesma. Neste sentido, em uma época em que a parcela da população idosa vem crescendo e vivendo mais, sua inserção no mundo digital cresce juntamente. A videoterapia, portanto, surge como uma possibilidade de cuidado para este público, que cada vez mais se apropria de uso das tecnologias disponíveis. Sendo assim, discussões no sentido das possibilidades de inclusão e cuidado tornam-se necessárias, na prática do profissional psicólogo.

Compartilhe essa informação com seus amigos...

Garanta sua vaga agora mesmo!