ENTENDA O QUE É O ESTADO DE FLUXO: O FLOW

Imagine por um momento que você é um grande jogador. A partida está nos últimos minutos e empatada. Você parece não sentir o cansaço e as dores musculares e simplesmente joga sem pensar muito ou ter noção do tempo e quase que nem de si mesmo. Você e o jogo são a mesma coisa. Nesse momento você está em Estado de Fluxo.

Em Psicologia Positiva se entende Estado de Fluxo (Flow State) como sendo um estado de funcionamento otimizado onde corpo, mente e emoções trabalham em harmonia. Um estado mental organizado, equilibrado e focado em uma tarefa específica.

O Flow é aquela sensação que ocorre quando estamos fazendo algo que realmente gostamos de fazer e já temos hábito com suas regras particularidades de maneira que fazemos tudo imersos em uma sensação de estarmos perdidos dentro da tarefa, funcionando sem esforço nem tédio, no piloto automático. Um estado mental verdadeiramente terapêutico.

Você com certeza já experienciou situações em que sentiu que a velocidade como percebemos o tempo passar é relativa. Como se o tempo se tratasse de algo mais psicológico que físico. O mesmo trajeto pode dar a impressão de passar em minutos ou de demorar horas dependendo do estado emocional e cognitivo que estamos no momento. Talvez seja mesmo por isso que algumas pessoas ao cumprimentar perguntam se estamos no fluxo. Falando nisso e você como vai? No fluxo?

Venha comigo. Vamos entender melhor o que é o estado de fluxo e como ele ocorre em nosso cotidiano.

COMO É ESTAR EM FLOW

 

mihaly-csikszentmihalyi-psicologo-online-terapia-de-bolsoA teoria do Estado de Fluxo foi desenvolvida pelo psicólogo PhD Mihaly Csikszentmihalyi (Sim, ele tem um nome diferente). O Dr Mihaliy, que hoje vive nos Estados Unidos e é um dos cabeças do Departamento de Psicologia da Universidade de Chicago, tem origem húngara, cresceu na europa e teve sua infância marcada pelo período da segunda guerra mundial. O que o fez se perguntar desde cedo sobre que tipo de vida é uma vida que vale realmente a pena ser vivida.

Mihaly parece ter levado à sério a questão sobre se o dinheiro traz ou não felicidade. Suas primeiras pesquisas foram focadas em torno da relação entre dinheiro e felicidade. E descobriu que a falta de recursos causa emoções negativas e infelicidade sim, por motivos óbvios, mas que após se satisfazer as necessidades básicas as pessoas atingem uma média de felicidade que o dinheiro não poderá aumentar mais. Por isso uma pessoa que tem apenas o suficiente para não passar necessidades pode ter o mesmo nível de felicidade que um bilionário.

Então nosso psicólogo decidiu mudar o foco das suas pesquisas tentando entender quais são os fatores da vida comum que trazem bem-estar e desenvolvimento. Teve seus primeiros vislumbres do que viria a descobrir a partir da atividade de artistas. Percebeu que artistas em geral têm a capacidade de entrar em um estado de profundo transe enquanto desenvolvem suas atividades diárias: pintar, cantar ou tocar, dançar, escrever (posso dizer que nesse momento me encontro no fluxo escrevendo). A descoberta essencial que ele fez aqui é que as pessoas são mais felizes quando estão no estado de fluxo. Que o Flow é um dos segredos para a Felicidade.

9 CARACTERÍSTICAS DO FLOW

 

estado-de-fluxo-9-caracteristicas1- Os objetivos ficam claros enquanto nossa mente vai se adaptando a tarefa.
2- A concentração se volta toda para a atividade aumentando o foco e diminuindo a atenção para outros estímulos (em alguns casos esquece-se até de comer)
3- A atividade é recompensada por ela mesma não exigindo esforços maiores. A chamada motivação intrínseca.
4- Devido a imersão na atividade a sensação de autoconsciência diminui causando a sensação serena de esquecer de tudo. Até de si mesmo, por instantes.
5- O tempo se torna claramente relativo na hora do flow. O foco é tão grande que perdemos totalmente a noção do tempo.
6- O feedback é imediato e erros vão sendo acertados automaticamente.
7- Surge um sentimento de controle pessoal sobre a tarefa. Você domina esse campo.
8- Existe um equilíbrio entre as habilidade da pessoa e o nível de desafio. O Desafio nunca é alto demais a ponto de desanimar, mas ao mesmo tempo não é tão fácil a ponto de se tornar entediante.
9- Quando se está em Flow a pessoa e a atividade praticamente se tornam um só.

BENEFÍCIOS DO FLOW
PARA A VIDA COTIDIANA

 

O Estado de Fluxo é um estado que podemos dizer terapêutico, pois enquanto ocorre limpa a mente e as emoções de pensamentos e frustrações da vida diária. Além do prazer momentâneo aquele instante intenso irradiará emoções positivas para outras áreas da personalidade combatendo a depressão e usando a ansiedade de maneira positiva.

Identifique as atividades e momentos em que você entra no estado de fluxo. Isso te trará mais consciência sobre oque realmente te faz feliz e funcionando de maneira otimizada. Dedique-se a buscar esses momentos aplicando a sua vida fazendo-a preenchida por esse estado positivo. Seja dançando, cuidando do jardim, fazendo seus exercícios físicos, tocando violão, estudando ou mesmo trabalhando duro naquele projeto que está mexendo com você.

FLOW
O SEGREDO PARA A FELICIDADE

 

Como você percebeu aqui no Blog Terapia de Bolso nós focamos no lado positivo da Psicologia te trazendo informações e dicas sobre como aumentar seu desempenho em busca de bem-estar, resiliência, florescimento e fluxo.

Se gostou do blog curta e compartilhe o conteúdo com quem possa ter proveito dessa informação. E se inscreva em nossa lista de email para que possamos avisá-lo imediatamente quando postarmos um conteúdo novo.

Se acha que posso te ajudar a ter mais flow em sua vida através de um trabalho terapêutico de aconselhamento/orientação psicológica, saiba que podemos te atender daí mesmo de onde você está. Visite o consultório virtual da plataforma de orientação psicológica Online do Terapia de Bolso, conheça profissionais e horários.

Um abraço Positivo!

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

CEO e Fundador do Terapia de Bolso. Apaixonado por Psicologia e Engenharias do Comportamento Humano. Acredita que em um mundo movido por informação; a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. E por isso idealizou o Terapia de Bolso: Uma videoplataforma para te ajudar a se autoconhecer. (CRP 08/18323)

Comments are closed.