OS 12 PASSOS DA JORNADA DO HERÓI: E A REPRESENTAÇÃO PSICOLÓGICA DA SUA JORNADA DE VIDA

infografico-os-12-passos-da-jornada-do-heroi-leitura-psicologica

 

Você já deve ter visto muitos filmes de Hollywood, mas o que talvez você não saiba é que os roteiristas utilizam técnicas descobertas por estudiosos da Psicologia e da Mitologia para que seus heróis e roteiros façam sucesso.

Neste artigo vou falar sobre os 12 passos da jornada do herói, uma técnica utilizada por redatores de Hollywood e sobre como esses 12 passos se repetem em nossa vida cotidiana.

Resolvi escrever sobre este tema porque em meu trabalho e também em minha vida vi situações em que recebemos algo como um “chamado”, algo acontece em nossas vidas e nos faz entrar em uma aventura sem percebermos. Acontecimentos que nos colocam de frente com a tão temida mudança onde temos que sair da nossa zona de conforto em busca de algo que nem sempre sabemos o que é.

Neste artigo, baseado em partes no livro o Herói de Mil Faces e a Jornada do Herói, escrito pelo mitólogo Joseph Campbell, e nas teorias e descobertas do grande Psicólogo suíço Carl Gustav Jung, quero te ajudar a utilizar o poder que existe em todos nós de sermos heróis de nossa própria vida em busca do tesouro do autoconhecimento, desenvolvimento e empoderamento pessoal.

 

a-caverna-que-você-teme-entrar-esconde-o-tesouro-que-voce-busca-joseph-campbell-os-12-passos-da-jornada-do-heroi

OS 12 PASSOS
DA JORNADA DO HERÓI

 

Você nunca se perguntou por que desde criança se identificou com personagens heroicos? Ou filmes? Livros que abordassem esse tema? Nunca saiu do Cinema com aquela sensação: “Mudarei minha vida assim não dá.”

A jornada do Herói consiste em atender a um chamado, que pode ser interno ou externo. Algo surge e você é imediatamente colocado a prova existem dois caminhos:

1- Não atender ao chamado e continuar com a mesma vida acomodada.

2- Entrar nessa missão.

 

Mas uma coisa garanto quando esses acontecimentos aparecem em nossas vidas nunca mais seremos os mesmos.

Irei descrever agora a trajetória da jornada do herói. Conhecimento esse que f

 

oi coletado a partir de histórias de herói do mundo todo e de onde Joseph Campbell chegou a conclusão que existia uma trajetória em comum, um monomito como ele chamou.

1
A VIDA COTIDIANA

 

Você está com problemas pessoais, profissionais, relacionamento, sente-se muitas vezes frustrado, insatisfeito ou infeliz mas algo em você o mantém nessa situação podemos dizer que um estado de Procrastinação ou Sabotagem.

Onde eu sei que preciso mudar mas me “conformo” com essa situação não está bom mas é o que conheço como realidade.

2
O CHAMADO

 

Mesmo que você seja o “Senhor da Procrastinação”, e tenha atitudes como: “amanhã penso nisso”, ou tenha medo do desconhecido, algo fora do seu controle acontecerá em algum momento.

Você perde emprego, o companheiro(a) pede divórcio, lembrando que se você não está feliz muito provavelmente não estará tendo resultados positivos e plenos nas questões em que tem problema. Então tudo que conhecíamos como real e concreto muda.

3
A RECUSA

 

É padrão do comportamento do ser humano que em um primeiro momento resistimos a essa mudança e tentemos encontrar outra condição. Normalmente culpando o outro ou tentando fugir da realidade.

Seja tentando voltar ao casamento que já não me fazia feliz mas era o que conhecia, ou tentando uma vaga de emprego em uma posição que não gosto e me faz infeliz sem enxergar que sendo feliz terei maior chance de ser bem sucedido em plenitude.


O MESTRE

 

Passado esse primeiro momento de recusa geralmente percebemos que não existe “fórmula mágica” mas que precisamos assumir esse novo rumo que a vida nos colocou.

E percebemos que sempre existe alguém a nossa volta, seja um amigo, um mentor espiritual, alguém nos chama a atenção para as habilidades antes desconhecidas ou esquecidas e que nesse momento serão de grande importância.

E então você se dá conta de que é muito maior do que a circunstância lhe fez acreditar ser.

5
A TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR

 

os-12-passos-da-jornada-do-heroi-interiorNesse momento você Herói da sua Vida, sim você mesmo que lê esse texto e já consegue identificar, mesmo que não tivesse consciência das vezes em que precisou ser um Herói em sua vida.

Neste momento se você quer um relacionamento ou um trabalho mais feliz então começa a buscar um novo Mundo, pode ser, inclusive, fazendo terapia para se conhecer melhor e identificar suas sombras e trazer Luz para a sua parte mais nebulosa.

E ressurgir novo, iluminado, pleno porque reconhece todas suas faces. Pode ser também fazendo um curso novo, mudança de cidade, meditação não importa a questão é fazer essa mudança da situação comum que como vimos não funcionava mais e se permitir novas atitudes e lugares.

6
TESTES ALIADOS E INIMIGOS

 

Como toda mudança requer persistência, força e coragem e nesse processo não será diferente. Muitas vezes a vida testará seja mostrando o ex com um novo parceiro, alguém recebendo a promoção que antes fazia sentido pra você, nesse momento requer manter seu propósito e não esmorecer porque você quer algo maior sua felicidade mantenha foco no seu objetivo não se perca com questões do Ego como vaidades e orgulho.

E olhe atentamente as pessoas a sua volta muitas vezes pessoas que achamos que são amigas, não por maldade, mas ainda não está preparadas para nossa mudança ou mesmo aqueles que sabemos não gostarem de nós aparecem como obstáculos mas perceba que isso só nos traz mais força e coragem para perseguir nosso foco maior que é nossa auto-transformação e empoderamento pessoal.

Mas como nada é só maldade nesse mesmo momento aparecem pessoas que muitas vezes nem conhecíamos e nos mostram caminhos, habilidades e força para nos ajudar nessa Missão de Vida.

7
APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA

 

a-jornada-do-heroi-mulher-maravilha-grávidaNeste momento você meu amigo já passou poucas e boas e se mantém firme no propósito de uma Transformação Pessoal e maior Felicidade. Então aparece um conflito onde pode ser perceber que para a carreira que você quer reiniciar existem muitos concorrentes mais jovens ou que a vida sozinho é mais desafiador do que parecia no início.

Neste momento existe um conflito interno psicológico onde você pode romper tudo se desesperar, desestruturar ou olhar para si e enxergar essa Força interna que existe em você, essa mesma que você pode nem perceber mas é aquela que te move quando fez aquela prova com aquele professor detestável e foi bem.

Aquela que fez você conseguir aprender a nadar, dançar, falar um idioma novo. Ela está aí, sinta essa força e resgate-a, nesse momento sugiro que tente algo mais voltado a você uma meditação e terapia sempre ajudam.

8
A PROVAÇÃO SUPREMA

 

Já andamos muito até aqui e nesta hora é chegada a confirmação de sua mudança você está preparado? Até onde você iria para ser plenamente realizado e feliz em sua vida? Você ainda acredita nas limitações impostas a você durante sua infância onde os pais querendo nos proteger dizem do que somos ou não somos capazes?

Questione-se e DÊ o passo adiante enfrente seus temores, faça a mudança que necessita, seja mais você e confie em você o que você sente que é capaz de fazer?


A RECOMPENSA

 

os-12-passos-da-jornada-do-heroi-gravidezSim, nada é em vão se você conseguiu enxergar suas habilidades, vencer seus maiores medos e traumas será recompensado quer seja com um parceiro(a) mais amoroso, companheiro, que te ajude a ser alguém mais pleno e feliz.

Quer seja aquele emprego dos sonhos naquela cidade que você sempre quis morar. Não importa a recompensa mas nesse ponto você olha pra trás e pensa: Valeu a pena ser eu mesmo!

10 
O CAMINHO DE VOLTA

 

Sim nós retornamos e por que? O que seria retornar? Seria perceber que mesmo que situações difíceis aconteçam algo em você se transformou e você agora sabe que é definitivo se tornou melhor, mais forte decidido

11
RESSURREIÇÃO

 

Essa mudança é tão verdadeira forte purificadora e feliz que você se sente motivado a encorajar outras pessoas que ainda não conseguem dar o primeiro passo para a mudança.

12
O RETORNO COM O ELIXIR

 

É nesse momento da jornada do herói que você percebe que não basta motivar as pessoas com seus discursos, mas começa a querer ajudar as pessoas com suas transformações pode ser auxiliando em suas mudanças como um Mentor, ajudando ONGS, Palestrando ou escrevendo livro sobre sua vida.

Não se trata de exibicionismos, mas de mostrar às pessoas que com dedicação, esforço, introspecção, autoconhecimento, reconhecimento de forças e limitações todos somos capazes de ter uma vida Plena, Gloriosa e Feliz só depende de Você.

a-jornada-do-heroi-terapia-online

SAIA DA TOCA E COMECE SUA
JORNADA PESSOAL

 

E então, você começará sua Jornada quando? Tenho certeza que sentiu uma emoção falar alto, algo dizendo pra você “dê o primeiro passo”, mas tem uma outra voz aquela que gosta daquele lugar conhecido que já não te faz feliz mas está lá acomodado, dizendo: “Não vá! Pra que se arriscar?”.

Sim mudar é um risco e uma aventura. Sair da zona de conforto é um desafio, mas é a chama que nos mantém felizes, aquela energia vital que nos faz sentir amor e vontade de estar vivo!

Arrisque-se, tenho certeza não se arrependerá, mas lembre que falei que na Jornada não estamos sós? Que sempre temos um mentor/treinador? Alguém que nos dê suporte, apoio e orientação em nossas oscilações e escaladas emocionais? Então, muitas vezes essa figura pode ser a do psicólogo/terapeuta.

Hoje em dia existe atendimento psicológico online por vídeoconsuta e estou aqui para ser esse apoio esse suporte esse alguém que estará lá com você nessa Jornada! Conte comigo!

Clique aqui para conhecer meu consultório online e agendar uma sessão por vídeochamada.

 E a partir de agora quando assistir á um filme repare e veja como nos filmes os heróis seguem a maioria desses passos e em alguns, como o Matrix, por exemplo, todos os passos 😉

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.