5 DESAFIOS DA MULHER NA SUA JORNADA EMPREENDEDORA

5-forcas-virtudes-que-mulheres-empreendedores-tem-psicologia

Tenho uma paixão pelo empreendedorismo. Desde pequena sempre tive o sonho de empreender, sou apaixonada pelo empreender, há muitos anos  venho estudando e trabalhando em prol do empreendedorismo feminino.

Nesse meio percebi que sempre pensamos e pesquisamos o empreendedorismo encontramos os “famosos” empreendedores bem-sucedidos que têm status de herói em nossa cultura. Muitos deles são homens como por exemplo, Steve Jobs, Bill Gates. Somente a pouco tempo começamos a ouvir falar sobre mulheres empreendedoras.

É claro, que olhando para essas referências vemos uma história leve e maravilhosa, um sonho que se tornou realidade, pessoas bem-sucedidas e cheias de motivação. Mas sabemos que empreender nem sempre dá certo para todo mundo que tem um sonho. Infelizmente não é bem assim que acontece.

Esquecemos que são muitos os desafios que a maioria, pessoas comuns do dia a dia, passam até ter sucesso, serem heroínas de seus negócios. Antes de nos tornarmos grandes empreendedoras, nós lutamos para superar a ansiedade, decepção, medo, frustração, e até desespero. São muitos os momentos tensos!

Por isso nesse artigo quero compartilhar os 5 desafios que toda mulher  enfrenta em sua jornada empreendedora.

EMPREENDEDORAS E INSPIRADORAS

 

Vou ser bem sincera com você, até recentemente admitir o erro, o fracasso e o desespero era um tabu. A maioria das mulheres empreendedoras nem gostavam de aparecer e contar sua história empreendedora.

Tem sido muito legal poder acompanhar o lançamento de vários livros novos, por exemplo, Empreendedoras de Alta Performance e Empreendedorismo Feminino: Protagonistas de Nossas Vidas, onde mulheres empreendedoras contam suas estratégias e histórias e podem servir de exemplo para milhares de outras mulheres empreendedoras que existem em cada canto do Brasil.

Quando lemos ou ouvimos essas histórias fascinante não imaginamos o que cada uma dessas mulheres viveu e superou e realizou. Muitas vezes olhando de fora parece fácil e simples, mas quem tá lá no palco, na linha de frente sabe o quanto fazer aquilo foi algo desafiador. O quanto foi preciso ter foco, persistência, confiança, planejamento e ação. É preciso CORAGEM porque é PRA VALER!!

Dentro da minha trajetória pessoal foram muitos os desafios que eu vivi como empreendedora.

Mas também tive o privilégio e honra, na minha jornada profissional, como psicóloga de acompanhar de perto muitas histórias de mulheres empreendedoras

Hoje quero falar de 5 DESAFIOS interiores que notei que a mulher enfrenta durante sua jornada empreendedora.

5-desafios-empreendedorismo-feminino-psicologa

5 DESAFIOS DA MULHER
NA SUA JORNADA EMPREENDEDORA

1
NÃO SABER LIDAR COM O RISCO DO FRACASSO

 

O nosso primeiro grande desafio é lidar com o medo do fracasso. Porque ele pode impedir você de empreender. É o medo que não vai dar certo, medo de perder, medo de ser criticado, medo de errar.

Você tem medo de quê? Com ele você deixa de fazer as coisas que gostaria, desiste fácil dos objetivos, não persiste nas ações que paneja. Ele faz com que você se envolva por muitas dúvidas e questionamentos.

Você acaba ficando inseguro, ansioso, angustiado, passa a perceber a sua situação como dolorosa ou ameaçadora, fica com receio, medo e pode até ficar paralisado. O medo não pode te parar. Ele deve te impulsionar. Você deve ultrapassar seus medos. É preciso desenvolver a coragem para empreender.

Quer vencer o medo? Clique para ler meu artigo sobre o tema. 

2
NÃO SABER POR ONDE COMEÇAR

 

Grande parte das empreendedoras têm boas ideias, mas não sabe por onde começar. Esse é o segundo desafio! Simplesmente ficam bloqueadas por não saberem ao certo qual o primeiro passo que devem dar. O problema é que essas mulheres querem que tudo esteja perfeito e certo para então se lançar no mercado.

Elas desejam as condições ideias para começar o empreendimento e nem sempre elas existem.

Às vezes, o que precisamos é simplesmente começar. Inicialmente, não estará perfeito, mas com o tempo as coisas se encaixam. Dê um passo adiante e faça o que faz sentido. O caminho se desdobrará enquanto você continua caminhando!

3
ACHAR QUE PRECISA SER UMA ESPECIALISTA

 

5-desafios-do-emprendimento-feminino-psicologiaÉ muito comum acharmos que não sabemos o suficiente para começar o negócio. Você precisa  ser confiante a respeito do que está fazendo. Claro que precisa ter conhecimento. Mas também não exagere achando que precisa ter todas as respostas. Você apenas precisa ser profissional, e não amador.

Não tenha vergonha de simplesmente dizer: Não sei. Se você não sabe, procure quem saiba. Busque a resposta. Para tudo existe uma solução. Não espere demais. Não espere se sentir totalmente “preparado” ou um “especialista”, porque muitas oportunidades podem passar.

Por isso, não se preocupe se você não se sentir como um especialista completo no campo ainda. Para as coisas que você ainda não conhece, você pode buscar conhecimento e gradualmente ir se especializando a medida que for necessário.

Não tenha vergonha em continuar estudando e aprendendo sempre. Na verdade, isso é um requisito básico para o desenvolvimento do negócio. Apenas comprometa-se com a excelência!

4
NÃO TER RECURSOS FINANCEIROS SUFICIENTE

 

Seria maravilho se para cada novo serviço ou produto, ou para cada ideia ou problema, caísse dinheiro do céu ou fosse fácil conseguir um investidor. Mas a vida de empreendedora não é assim. Mas já que não é um mundo de sonhos, é preciso buscar recursos financeiros para iniciar seus negócios. Não existe empreendimento sem investimento. Mas se você não tiver o capital necessário no início, não desanime, encontre um solução.

No início, não há lucro. Tudo que você ganhar deveria ser reinvestido no seu negócio. É assim que funciona, é um processo lento e constante de construção do negócio.

O empreendimento é como uma plantação, você precisa se dedicar todos os dias, persistir consistentemente. Com organização e planejamento, o negócio começa a crescer e a gerar lucros. Mas você não pode esperar ter muito dinheiro para investir no seu serviço ou produto. Começar pequeno o torna grande!

5
NÃO ACREDITAR EM VOCÊ MESMO

 

Você deve ser o primeiro a acreditar em você. você estudou, trabalhou, se capacitou e continua se desenvolvendo porque não acreditar no seu potencial de realização? Porque não acreditar que você pode empreender. Se um monte de gente consegue, você também consegue. Você é capaz! Não se importe se no início muitas pessoas não acreditem em você, elas vão acreditar quando verem seus resultados.

Para mim, acreditar em si mesmo é o primeiro passo para qualquer empreendimento de sucesso. É essencial ter coragem para vencer esses 5 desafios ligados ao empreender!

É preciso ter coragem para empreender, não importa o tipo do negócio. Qualquer obstáculo pode ser encarado como uma dificuldade para não agir. Já pensou que um futuro brilhante pode escapar de suas mãos por causa da falta de coragem? Acredite em você e no seu potencial, na sua força de superação!

Quer saber como desenvolver uma mentalidade corajosa? Clique e leia meu outro artigo sobre o tema.

Empreender nunca foi tarefa fácil para ninguém. Metas, desafios, networking, finanças, são alguns dos percalços de todo e qualquer empreendedora. Mas também sabemos que o crescimento da mulher empreendedora está diretamente relacionado com a sua capacidade de remover obstáculos, vencer os medos, enfrentar desafios, enfim, superar seus próprios limites.

Segundo o Sebrae, algo entre 30 e 35% dos negócios no Brasil são lideradas por mulheres. Isso é uma evolução sem precedentes. O crescimento da mulher empreendedora está diretamente ligado ao reconhecimento de suas forças. Elas são muitas.

Quero que você se inspire e decida empreender e criar seu próprio negócio!

5-desafios-emprendedorismo-feminino-mulheres-empreendedoras-psicologa

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA
FOCADA EM EMPREENDEDORISMO FEMININO

 

A orientação psicológica online focada no empreendedorismo feminino tem como objetivo ajudar as mulheres a serem protagonistas de suas vidas e de seus negócios. É para mulheres que querem coragem, segurança, foco para empreender. Mulheres que desejam usufruir da independência, equilíbrio mental, prosperidade, autonomia, realização pessoal e profissional.

Sou empreendedora, determinada e psicóloga apaixonada pelo comportamento humano. Sempre valorizei as pessoas e acredito no potencial genuíno delas. Poder contribuir para o desenvolvimento das pessoas através da terapia cognitivo comportamental baseada em Mindfulnes e Aceitação é incrível.

Deixo o convite para você conhecer meu consultório online e horários, basta clicar aqui.

Para mim, tornar-se protagonista da sua história
implica em assumir a responsabilidade
pelas mudanças que você quer e deseja!

 

Te vejo em breve!! Grande Abraço, Roberta Sanzi

 

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.