Você já deve ter percebido que manter o bom humor ajuda e muito em várias situações da vida, seja para não se deixar abater por emoções negativas ou mesmo para fazer o cotidiano ser mais leve. Enquanto psicóloga compreendo bem o poder do humor e também como se deixar levar por emoções negativas pode adoecer alguém, por isso nesse artigo quero trazer uma reflexão sobre o tema e ter algumas dicas para manter o bom humor e motivar pessoas ao seu redor.
As pessoas bem-humoradas contagiam o ambiente deixando ele mais alegre e leve. Ao contrário das pessoas mau humoradas que quando chegam as pessoas se afastam e sua “energia” fica no ambiente de forma negativa. Por isso, em locais com grande ênfase em coisas negativas tendemos a captar essas informações e reagirmos emocionalmente.
Fica no inconsciente tudo aquilo que vivenciamos e se não soubermos filtrar e reagir de forma positiva podemos ficar doentes do humor. Os motivos que podem nos levar as alterações de humor, podem se originados no trabalho (estresse), financeiros, familiares, políticos, entre outros que ocorrem na nossa vida.
Mas a boa notícia é que mesmo não tendo um perfil de tão bem-humorado, podemos melhorar o nosso humor para nos favorecermos e não sermos tão influenciados pelo ambiente externo.
Como conseguir manter o bom humor e poder também motivar outras pessoas? Nesse artigo irei dar algumas dicas para você manter seu humor em alta e motivar pessoas ao seu redor. Me acompanhe.
O QUE É O HUMOR AFINAL?
Humor, substantivo masculino com origem no latim humore, significa a disposição do ânimo de uma pessoa ou a sua veia cômica. O termo humor é aplicado ao estado de espírito, e por esse motivo muitas vezes se diz que uma pessoa está de bom ou mau humor.
As características podem ser inatas, ou seja, faz parte da personalidade da pessoa ser mais alegre, divertida, ter uma veia cômica ou ao contrário ter características de estar mais triste, mais introspectivo. Uma definição mais técnica seria “um estado afetivo, que é predominante na pessoa, ou seja, é um estado basal da emoção”.
A relação entre o estado emocional do paciente e as doenças que ele poderá ter, serão melhor superadas com humor mais equilibrado.
Todavia é natural termos momentos de alegria e tristeza durante a vida, pois para crescermos e amadurecermos não acontece tudo como a gente quer, não é só alegria e também não é só tristeza. Temos momentos, de estresse, preocupações e perdas. Apreender a lidar com eles de forma positiva é o que faz com que o interno supere o externo.
Controlar as nossas emoções para mantermos o humor saudável é um desafio, mudar a forma como interpretamos os problemas e reagimos sobre ele também. Adiante vou oferecer algumas dicas para melhorarmos o nosso humor.
A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado.
Carl Rogers
10 ORIENTAÇÕES DE UMA PSICÓLOGA
PARA MANTER SEU HUMOR SAUDÁVEL
E MOTIVAR PESSOAS
1
AGRADEÇA E VALORIZE A DEMONSTRAÇÃO DE AFETO DO OUTRO
Valorize gestos de carinho e amor, agradeça pelas pequenas e grandes coisas todos os dias. Pode parecer clichê, mas geralmente, esquecemos de agradecer as coisas pequenas boas que nos acontecem. Nem pensamos nisso quando estamos estressados.
Agradeça: Agradecer é um processo de reconhecimento do que recebemos de forma agradável, pode ser: um sorriso sincero, um café, um bom conselho, te ajudar com pequenas atividades, alimentação gostosa e bem-feita, um gesto, entre outras pequenas atitudes.
O agradecer nos remete ao estar satisfeito com o que temos, entrar em sintonia com a natureza, aceitando frio ou calor, chuva ou sol. Também entrar em harmonia com o que o outro nos oferece e com as nossas habilidades, aquilo que fazemos por nós e pelo outro.
2
RESERVE TEMPO PARA SI
Aí está outro aprendizado difícil em nossas vidas e que parece coisa boba ao se ouvir: Ter tempo para si, aprender a cuidar de si, se olhar no espelho e perguntar o que poderia fazer por mim hoje?
Externo e internamente. Às vezes, um corte de cabelo, uma unha bem cortada, um perfume. Internamente, aceitando as suas falhas (se perdoando) pelos erros.
3
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS COM ALGUMA REGULARIDADE
Atividade física, é comprovado que 30 minutos por dia 4 vezes por semana, ajuda a diminuir o estresse e melhora o nosso humor. Diminuindo em 50% o risco de Infarto e 40% o risco de um AVC.
Mas devemos nos permitir fazer alguma atividade que tenhamos afinidade, senão em vez de bom humor, ficaremos mal humorados.
4
CULTIVE ESPERANÇA E ACREDITE
Cultivar boa energia, acreditar na capacidade de superação e na sua própria realização. Temos que ser positivos, acreditando que sempre há uma forma de superar um obstáculo, temos força dentro de nós para irmos atrás do que queremos e lutar.
O acreditar na nossa capacidade ajuda a nos manter positivos e mais confiantes e, portanto, mais bem humorados.
Exercício para melhorar o humor: Pegue lápis e papel e faça uma lista de 10 pequenas conquistas que teve na vida e depois reflita se elas de ajudam a se sentir melhor
5
PERMITA-SE PERDER O CONTROLE TAMBÉM
MAS TREINE RETOMAR
Sentir raiva, tristeza e medo são sentimentos que nós humanos, temos que nos permitir sentir, contanto que dure pouco. Manter esses sentimentos dentro de nós por muito tempo é uma opção, que não vai nos ajudar.
Não tente ser forte ou super bem humorado o tempo todo, incidentes acontecem e muitas vezes não podemos fazer nada, mas também não se permita perder o controle emocional por muito tempo.
6
SEJA ABERTO À NOVAS EXPERIÊNCIAS
Introduza coisas novas na sua vida: ler um livro, uma nova música, uma refeição diferente… Simples assim e seu humor fica mais estimulado e deixa de girar em torno de emoções viciosas.
7
APRENDA COM OS ERROS MAS SEM SE REPRIMIR
Permita-se errar, não somos e não seremos perfeitos. Ser mais humano com nós mesmos, nos ajuda a aceitar as nossas falhas e sermos mais felizes.
8
ELOGIE:
ELOGIAR É REPASSAR BOM HUMOR
Aprenda a elogiar o outro e a olhar as pessoas com mais atenção e carinho. Isso é essencial na arte de motivar pessoas.
O elogio ajuda a passar afeto e respeito ao outro e tornar a relação mais positiva. A pessoa que elogia demonstra amizade e boas emoções para com a outra e a que recebe se sente motivada e reconhecida.
9
EVITE O ÓCIO EXCESSIVO
Evite ficar ocioso excessivo. Afinal é uma delícia ficar de férias, mas ficar sem fazer nada por muito tempo, fica desagradável. Procure fazer algo, mesmo que esteja desempregado, procure organizar o seu tempo vago entre as procuras por emprego e estudar, ter hobbies saudáveis e seguir as dicas anteriores.
10
SE ALIMENTE BEM
Banana, espinafre e laranja, esses três alimentos aumentam a quantidade de serotonina em nosso cérebro. E a serotonina é um dos neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, inclui-los na dieta é uma forma de ajudar o nosso organismo.
Evite alimentar o seu cérebro com coisas negativas, assistir muitos programas policiais, ler notícias catastróficas.
A ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE
PODE AJUDAR SEU HUMOR
Com grande alegria e satisfação convido você para conhecer o meu consultório online. O atendimento é feito através de videochamada, com a plataforma da Terapia de Bolso, seguro e simples.
Terei o maior prazer em poder conhecê-lo e ajudá-lo com técnicas, onde mostraremos como e quando devemos valorizar os pensamentos. Diminuindo os sentimentos negativos que nos prejudicam. A forma de fazer é com sigilo, sem críticas, preconceitos, apenas procurando ajudá-lo a ter uma vida mais leve e feliz.
Comments are closed.