10 DICAS DE UMA PSICÓLOGA PARA VOCÊ INTERPRETAR SEUS SONHOS

interpretacao-de-sonhos-dicas-psicologa-online

 

Você já acordou com aquela sensação estranha depois de ter sonhado? Ou ficou o dia todo pensando no sonho que teve desejando descobrir o que significa? E aquele pesadelo que te fez suar?

Os sonhos são eventos psicológicos realmente muito intrigantes. Às vezes acordamos e ficamos com aquelas emoções do sonho ainda, de toda vivência ocorrida, até com medo se for um pesadelo, com os sentimentos e com a dúvida cruel… o que significa tudo isso? Qual o porque desse sonho? O que ele quer dizer???

Mais que depressa corremos para o oráculo Google para buscar algum significado para o tormento que o sonho nos trouxe, e encontramos os mais diversos tipos de respostas. Existem inúmeras explicações e significados, que podem até nos levar a tentar a sorte fazendo uma fezinha em algum jogo.

Neste artigo vou te explicar um pouco sobre o que significam sonhos e pesadelos de acordo com a Análise da Psicologia Analítica ou Psicologia Junguiana.

 

SONHOS HISTÓRICOS

 

Mas qual o verdadeiro significado dos sonhos? Porque os sonhos são tão intrigantes e ao longo da história e religiões temos vários contos clássicos que citam sonhos?

ate-voce-tornar-consciente-o-inconsciente-ira-dirigir-sua-vida-e-voce-ira-chamalo-de-destino-jung-psicologa-online
O Psicólogo e Psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, fundador da Psicologia Junguiana

Perguntas pertinentes, porém difíceis de responder.

Os faraós creditavam muita importância aos sonhos. Recorriam aos adivinhos para interpretarem o que haviam sonhado e então tomar algum tipo de decisão. Acreditavam que os sonhos continham mensagens para o futuro, que através deles os deuses entravam em contato com os humanos.

Na Bíblia existem algumas passagens sobre sonhos. Um personagem muito conhecido, José, tinha muitos sonhos e também os interpretava, e interpretou para o faraó o célebre sonho das sete vacas magras que comiam sete vacas gordas e formosas. Com certeza vocês já ouviram ou leram essa história.

Na ciência
também temos o caso
da descoberta da fórmula estrutural do benzeno

O famoso químico Friedrich August Kekulé Von Stradonitz teve um sonho com os átomos dançando, formando cadeias e se torcendo como cobras, até que uma mordeu a própria calda. Através desses símbolos apresentados no seu sonho permitiu que ele descobrisse a formula.

Nos dias de hoje podemos dizer que não foge muito a regra para a maioria das pessoas. Os sonhos são vistos por muitos como mensagens de algo que pode acontecer. Mas vamos entender o que são os sonhos.

SIGNIFICADO DOS SONHOS
SEGUNDO A PSICOLOGIA JUNGUIANA

 

Vamos lá. Quando dormimos é a hora que nosso computadorzinho sr. Cérebro vai se organizar. É como se fosse uma biblioteca que foi utilizada o dia todo, com o empréstimos e entregas de livros e sem contar a aquisição de livros novos, tudo fica uma bagunça. E quando dormimos é a hora que tudo vai para o lugar, ser catalogado e colocado na sua estante.

Durante esse tempo, pode ser que de repente emerja algum livrinho esquecido dentre todos esses livros. Ele poderia estar por debaixo de todos aqueles livros, e nem lembrávamos mais que existia, de tão guardado ou esquecido que estava… lá da prateleira do inconsciente

Isso se apresenta para gente de forma simbólica, e não como realmente é. Como assim de maneira simbólica???

De maneira simbólica, se mostrando usando formas arquetípicas – são matrizes, protótipos, representações desenvolvidas pela mente, como imagens, lembranças de experiências passadas em nossa existência. Essas representações são muito pessoais e seu desenvolvimento varia de pessoa para pessoa. Pode-se citar como arquétipos básicos a mãe, o herói, poder, magia, nascimento, morte, etc…

Voltando aos símbolos… o inconsciente vai através dos nossos sonhos nos mostrar, por meio de arquétipos muitas vezes, o que está escondidinho.

No sonho as dimensões de tempo e espaço são diferentes, podemos mudar de local rapidamente, as pessoas também mudam de uma hora para outra. O mundo onírico é muito diferente do nosso mundo real e para entende-lo por completo precisamos examinar todos os aspectos.

Durante nosso o sono, cinco ou seis vezes por noite o nosso inconsciente pode ser retratado nos sonhos, dando assim a oportunidade da mente consciente observar o conteúdo da nossa mente inconsciente.

Para você conseguir analisar e interpretar melhor os significados pessoais dos seus sonhos leve em conta os seguintes itens:

1º – Ver quais os detalhes e emoções do sonho.

2º – Reunir os detalhes e fazer associações que te ajudem na interpretação.

3º – Ao verificar os detalhes acima, tentar encaixar o sonho no momento em que a está vivendo.

 

significado-dos-sonhos-como-interpretar-sonhos-psicologia

10 DICAS DE UMA PSICÓLOGA
PARA VOCÊ INTERPRETAR SEUS SONHOS

1
CADA PSIQUE CRIA UM SÍMBOLO
TENTE IDENTIFICAR O QUE O OBJETO SIGNIFICA PARA VOCÊ

 

Nós temos experiências únicas em relação a estruturação dos arquétipos, símbolos universais. Por exemplo, existe uma tendência universal para formar a imagem de mãe, mas a experiência individual é o que, de fato, vai formar o que mãe significa internamente para cada um.

Se seu sonho apresentar alguma figura arquetípica, tente traduzir o significado que ela pode ter para você e não o universal. Lembre no que aquilo pode simbolizar para você, e não no que aquela figura representa no comum.

2
QUE EMOÇÃO VOCÊ SENTIU DURANTE SONHO?

 

Tente lembrar quais foram os sentimentos que aquele sonho trouxe para você, quais as sensações. Se foi felicidade, medo, apreensão, raiva. As sensações podem ser guias para entender todo o enredo do sonho.

3
SONHOS RECORRENTES E PESADELOS

 

Nós guardamos as vivências e experiências ruins, arquivamos elas. Os sonhos recorrentes podem estar ligados a essas questões traumáticas que não foram resolvidas, e se apresentam em forma de repetição lembrando que precisa prestar atenção e tentar decifrar o que esta acontecendo no seu interior.

E se apresentam em forma, muitas vezes, de pesadelos para não esquecermos, porque eles nos marcam. Isso vale para os pesadelos também. Preste atenção nele e veja de repente quais questões você precisa trabalhar em você.

4
ANOTE SEUS SONHOS

 

Jung sugeriu fazer a análise dos sonhos em série, como se cada sonho fora um capítulo de um livro. É muito importante que logo ao acordar você anote o seus sonhos. Deixar um caderninho no criado mudo facilita, assim nada passa despercebido.

Você pode anotar sonhos vez ou outra, mas será muito mais terapêutico se você tiver um diário dos sonhos sempre ao alcance. Com o tempo os sonhos se tornam material de autoconhecimento.

5
O INCONSCIENTE COLETIVO NOS SONHOS

 

O inconsciente coletivo de toda humanidade é passado de geração para geração. São os mesmos para todas as pessoas em todas as culturas no mundo inteiro, e são ligados aos arquétipos como já foi mencionado e sua simbologia, seus significados, como representação / significado de Deus, mãe, etc.

Aqui é possível você entender melhor o que são os símbolos universais que chamamos arquétipos. Muitas vezes entramos em contato com símbolos até então desconhecidos.

Nos sonhos podemos ter uma familiaridade geral com o que ser é sonhado, como por exemplo, sonhar que está caindo de algum lugar bem alto, ou tentar gritar e não conseguir.

6
OS ARQUÉTIPOS ÂNIMA E ANIMUS

 

Anima refere ao feminino e Animus ao masculino. Eles são inconscientes e opostos a nossa persona, a nossa personalidade. No homem encontramos a expressão interior feminina Anima, e na mulher o masculino Animus.

Dentro de cada um de nós existe uma polaridade oposta, nos homens uma ponta do feminino e nas mulheres uma ponta do masculino, como se fosse uma forma de haver equilíbrio.

7
COMPARE COM SEU TIPO PSICOLÓGICO

 

Cada pessoa tem um tipo psicológico. Jung definiu as estruturas da personalidade Introversão e Extroversão e depois as funções psíquicas sentimento, intuição, sensação e pensamento e as funções principal, auxiliar e inferior.

Cada pessoa possui um tipo psicológico e ele é da seguinte maneira: uma estrutura; introvertido ou extrovertido, seguido de uma função psíquica sentimento, intuição, sensação ou pensamento e uma segunda função psíquica dessas que pode ser a inferior. Para descobrir a sua é necessário fazer testes específicos.

Procure descobrir seu tipo psicológico, seja fazendo terapia com um psicólogo junguiano, de outra abordagem ou fazendo uma análise pessoal. Seu tipo sempre se revelará nos sonhos.

8
SOMBRA

 

A sombra se refere ao nosso arquétipo sombrio. Ela é herdada através da nossa longa evolução. Ela é nosso outro lado. Nos nossos sonhos ela pode aparecer, e está tudo bem com isso.

Não tem porque
termos medo do nosso lado sombrio.
Nós precisamos dele para manter nosso equilíbrio.

9
ARQUÉTIPOS

 

Já dei uma rápida explicação anteriormente sobre os arquétipos. São símbolos universais que herdamos em nossa cultura ou mesmo biologia, faz parte do inconsciente coletivo. Nos sonhos eles são muito importantes porque neles estão a simbologia que seu inconsciente quer mostrar.

É preciso ficar atento as imagens que aparecem nos sonhos, aos arquétipos por ele representado.

10
COMPLEXOS

Na psicologia junguiana os complexos são conteúdos ou ideias que são carregados de emoção. E, por isso mesmo, eles acabam interferindo na vontade do desempenho da nossa psique.

É como se fossem dentro de nós várias personalidades dentro da nossa personalidade total, só que menores, e elas possuem uma força que podem interferir e até mesmo controlar nossos pensamentos e comportamentos, e são formados em decorrências das experiências que vivemos e possuem um núcleo arquetípico.

 

significado-dos-sonhos-psicologa-onlinePRECISANDO DE UMA AJUDA
PARA INTERPRETAR SEUS SONHOS?

 

Na terapia Junguiana os sonhos são extremamente importantes. Observamos que quando as pessoas estão fazendo uso da terapia tem sonhos com frequência, porque o inconsciente começa a borbulhar já que a pessoa está em busca de ajuda.

Marie-Louise Von Franz em seu livro “O caminho dos Sonhos” citou a importância dos sonhos em nossas vidas. Ela disse que eles podem dar o sentido da vida, como cumprir nosso destino, seguir nossa própria estrela a fim de realizar o potencial que há em nós!

E é isso que pude perceber nesse tempo como psicóloga. Na análise dos sonhos é possível encontrar as mensagens do inconsciente e progredir com questões que são de extremo incômodo.

Estou a disposição para te ajudar a interpretar seu sonho. Caso ache interessante agende uma videoterapia para conversarmos.

 

COMENTÁRIOS

comentários

Daiane Antonelli

"Ninguém se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas sim por tornar consciente a escuridão." Carl G. Jung Formada a 8 anos com experiência no campo organizacional e na área clinica realizando atendimento de crianças, adolescentes e adultos atuando com a abordagem Junguiana. Atua no campo clinico em uma ONG que atende pacientes com câncer e a comunidade carente da cidade onde reside. Apaixonada pela psicologia vê como uma forma de ajudar a alma de quem esteja aflito, depressivo, confuso e precisando de uma orientação. (CRP 06/105228)

Comments are closed.