PSICOLOGIA VOCACIONAL: TESTE VOCACIONAL ONLINE PARA JOVENS EM 10 SESSÕES POR VÍDEO CHAMADA

orientação profissional para jovens, orientação vocacional para jovens, psicóloga online, terapia online

 

O teste vocacional pode ajudar não apenas a economizar algum dinheiro em semestres perdidos em uma faculdade abandonada no meio por falta de vocação, mas ajudar uma vida inteira a ser mais realizada. Mas como fazer um teste vocacional onde o jovem possa se envolver por inteiro e de fato se autoconhecer melhor?

Uma forma segura e completa de se fazer um teste vocacional online é através da orientação psicológica profissional para jovens e adolescentes. A orientação psicológica para busca de vocação se  trata de um trabalho onde adolescente e psicólogo, juntos, vão realizar uma jornada em busca de uma vocação, de uma profissão que ao ser aprendida e vivida ajude o jovem a se realizar como pessoa no decorrer da sua vida.

É sempre difícil para o adolescente fazer essa escolha, pois muitos fatores estão envolvidos desde a expectativa familiar até às questões sociais. Neste artigo, eu demonstro como realizo esta jornada orientando o adolescente em busca de si mesmo através de 10 sessões online via webcam. 

A escolha profissional se dá em um momento da vida denominado adolescência, fase que vem depois da infância e antes da juventude. Alguns autores chegam a afirmar que a adolescência começa por volta dos doze anos e termina por volta dos dezoito, coincidindo exatamente com o momento de pensar e escolher uma profissão. O que faz a escolha profissional ser mais que uma escolha, é um ritual de passagem para outra dimensão ou fase da vida.

Esta fase também é caracterizada pela obtenção de conhecimentos necessários para o ingresso do adolescente no mundo do trabalho e de aquisição de valores para que ele constitua  seu próprio modo de pensar e agir na vida. A escolha profissional é um momento delicado e fator importante na construção do futuro.

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE
COMO UM TESTE VOCACIONAL

 

 

Existem influências sociais, mercado de trabalho, questão financeira, família, desejos e sonhos pessoais e limites ou possibilidades neste jogo de escolher. Cada um desses aspectos com peso e medida diferentes na história individual do adolescente. E quanto mais o adolescente compreende e conhece esses fatores, mais controle e possibilidades ele tem e terá sobre sua escolha.

Muitas pessoas já possuem uma predileção desde pequenos, outros ficam em dúvida entre uma ou outra profissão, já alguns não fazem a mínima ideia do que querem fazer. Em todos os casos, é importante que o adolescente busque autoconhecimento, descubra suas competências, seus interesses, motivações  e suas reais habilidades, para melhor gerenciar sua carreira em direção a si mesmo e em busca de sua autorrealização.

A Orientação Profissional online em 10 sessões é um método que idealizei no decorrer dos meus anos de profissão com o intuito de esclarecer, orientar e conscientizar o adolescente para uma decisão importante da vida, pois ela implicará em outras questões, como: a escolaridade, a questão socioeconômica e cultural para toda a vida da pessoa enquanto adulta.

As sessões de orientação psicológica funcionam como um teste vocacional online onde o adolescente tem tempo hábil de se envolver com o tema, pois se reúne uma vez por semana com o psicólogo. O jovem tem a vantagem de poder fazer de sua própria casa e ambiente familiar. E isso pode facilitar até para os pais e família participarem em algum sessão que seja necessário e que o jovem permita.

teste vocacional, teste vocacional online, psicóloga online, terapia online

10 SESSÕES ONLINE
EM UMA MISSÃO DE BUSCA VOCACIONAL

1ª SESSÃO 
O AUTOCONHECIMENTO COMO FONTE
DE ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS

 

O quanto você se conhece? Nesta sessão falaremos muito sobre você, sobre seus traços de personalidade, suas aptidões, habilidades e gostos pessoais. O que você curte e faz? O que você curte e não faz? O que não curte e faz? O que não curte e não faz? Pensar em todas estas questões te levará ao autoconhecimento e te ajudará a identificar quais caminhos deseja trilhar.

2ª SESSÃO
VAMOS FALAR DE SONHOS

 

Neste encontro conversaremos sobre seus sonhos, refletindo sobre sua vida e o que espera do futuro. Veremos que um sonho precisa estar conectado com a realidade para ser realizável.

3ª SESSÃO
SATISFAÇÃO PESSOAL
X
SATISFAÇÃO FINANCEIRA

 

Neste encontro conversaremos sobre o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Aqui vamos pensar em suas expectativas em relação ao ingresso no mercado de trabalho ou na empresa e quais caminhos tanto pessoais quanto profissionais terá que percorrer.

4ª SESSÃO
O QUE A FAMÍLIA TEM A VER COM A MINHA ESCOLHA PROFISSIONAL?

 

Neste encontro falaremos sobre sua família. Já parou para pensar em como ela é? O que eles fazem? Estudar para eles é importante? O que falam sobre profissões? O que te orienta?

5ª SESSÃO
O VALOR DE TODA PROFISSÃO

 

Aqui vamos pensar nas diversas profissões de uma maneira criativa, descrevendo como é cada uma delas, suas dificuldades, seu objetivo, seu valor e sua influência na sociedade.

6ª SESSÃO
QUAL O SIGNIFICADO DO TRABALHO?

 

Vamos conversar sobre trabalho, refletindo sobre o por que as pessoas trabalham? Este será um encontro onde você perceberá que se você fizer o que gosta vai ter a sensação de que não estará trabalhando.

7ª SESSÃO
CONHECENDO AS PROFISSÕES

 

Você consegue elencar todas as profissões que existem?

Percebeu a enorme quantidade de cursos universitários e de nível tecnológico disponível? No meio de tanta oferta, é preciso escolher aquele que atenderá suas expectativas pessoais e profissionais.

8ª SESSÃO
ESCOLHER TAMBÉM É PERDER

 

Aqui você perceberá que escolher uma profissão é como escolher um namorado(a) não é mais nem menos importante. Porém, quando a escolha é feita de maneira consciente, temos maiores chances de sermos felizes na profissão e com nossos namorados(as).

9ª SESSÃO
VOCÊ CONHECE AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS? 

 

Para se dar bem no mercado de trabalho ser inteligente é necessário, mas o que é ser inteligente? Existe apenas uma inteligência? Já te respondo que felizmente não. Você já ouviu falar das Inteligências Múltiplas? A inteligência não se resume à lógica, existe a inteligência musical, linguística, espacial, corporal entre outras. Nessa sessão iremos conhecer e identificar quais são as suas inteligências.

10ª SESSÃO
O TESTE VOCACIONAL ONLINE CHEGA AO FIM
COMEÇO DE UMA NOVA ESCOLHA

 

Parabéns por você ter chegado até aqui e por ter construído seu projeto profissional e de vida!

Iremos fazer um resumo de todo o processo se perguntando o que mudou em sua visão sobre qual é sua profissão ideal. A profissão que de fato irá te ajudar a ser uma pessoa mais realizada revelando as habilidades ainda não despertas que tem dentro de si.

Agora tendo em vista a nova análise que tem de si, das expectativas da família, do mercado de trabalho, das inteligências e forças interiores que possui, agora mais conscientemente. Escolher uma profissão será algo bem mais consciente depois desse processo. E você poderá evitar de perder alguns semestres na faculdade errada, por exemplo.

orientacao-vocacional-online

 VAMOS COMEÇAR ESSA QUEST ONLINE
EM BUSCA DA SUA VOCAÇÃO?

 

E aí? O que você achou desses 10 passos dessa jornada rumo ao seu futuro? Vamos fazer essa caminhada juntos? Será que ter a orientação de um psicólogo pode te ajudar a fazer uma escolha mais consciente? Escolher uma profissão é como escolher esse jogo maravilhoso e hiper realista, que é a vida.

Sabemos que o dia a dia de todo adolescente que estuda e busca um bom futuro é sempre muito atribulado, cheio de atividades escolares e extra escolares, amigos, muito sono, internet, jogos, músicas, às vezes uma baladinha etc, alguns chegam a pensar que não tem tempo para nada. Por isso, temos que buscar ferramentas modernas para ganhar tempo.

Hoje já possível a orientação psicológica online permitindo que façamos o atendimento através de videoatendimento, sem sair de casa.

Quais são as pessoas que podem fazer o aconselhamento online? Adolescentes e jovens que desejam orientação sobre escolha profissional.

Conheça o consultório online Terapia de Bolso e agende a primeira sessão da sua busca por orientação profissional aqui.

 

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.