10 COMPORTAMENTOS QUE SINALIZAM QUE SEU FILHO PODE TER TDAH

hiperatividade-tdh-10-comportamentos

 

Seu filho não para quieto, remexe-se o tempo todo, não para sentado por muito tempo, começa uma atividade e não termina e logo começa outra?

Não consegue organizar o seu espaço e seus pensamentos, distraem-se com se estivesse no mundo da lua. Fique atento!! seu filho pode estar com TDAH. Esta síndrome afeta mundialmente cerca de 2 a 6% da população entre eles: crianças, adolescentes e adultos.

Se seu filho apresenta alguns destes sintomas, é hora de procurar um especialista, médico, psicólogo ou um psicopedagogo. Um diagnóstico precoce e preciso pode proporcionar a criança alcançar seus objetivos, ter um bom rendimento escolar e ser melhor compreendida socialmente.

O QUE É O TDAH?

 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurológico. Alguns especialistas consideram que sua base é genética e seus portadores possuem uma pequena quantidade das substâncias dopamina, ou seja, um neurotransmissor responsável pela a atenção, tendo como consequência a falta de atenção, o esquecimento do que se pede.

O distúrbio pode ocorrer antes dos sete anos de idade, mas para um diagnóstico mais preciso é quando a criança esta iniciando a fase escolar, Para identificar o TDA/H não deve-se basear somente nos sintomas, mas sim fazer uma avaliação diferencial do caso, com testes de avaliação cognitiva, psicológica, neuropsicológica, emocional e comportamental.

A Psicologia tem contribuído com instrumentos alternativos, como o neurofeedback, a terapia Cognitivo Comportamental e o Coach comportamental, que possuem benefícios, pois envolvem os processos de aprendizagem preparando seu filho a lidar com as limitações do TDA/H ou até mesmo superá-las.

10-comportamentos-hiperatividade-tdh

10 COMPORTAMENTOS QUE SINALIZAM
QUE SEU FILHO PODE DER TDAH

 

Você sabia que o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em crianças e adolescentes é caracterizado por comportamento agitado, desorganização, falta de atenção, impulsividade entre outros?

É comum escutar dos pais e professores que a criança é inquieta e distraída, e que esse comportamento se mantém em quantidade, frequência e intensidade, é sinal de que seu filho ou aluno pode apresentar sintomas de TDA/H.

Então me acompanhe e saiba mais sobre este transtorno.

1
A CRIANÇA NÃO CONSEGUE SE CONCENTRAR
AO LER UM LIVRO POR UM CURTO PERÍODO DE TEMPO

 

A criança com TDAH tem dificuldade de concentrar-se devido a outros estímulos externos, assim perdendo o foco. Os pais podem ajudar seus filhos a dar continuidade a leitura incentivando e acompanhando a atividade.

2
INTERROMPE A CONVERSA DE OUTROS

 

Interrompe a conversa de outros, não consegue esperar a sua vez em situações em grupo, jogos e atividades com outras crianças.

3
NÃO FICA SENTADA POR MUITO TEMPO


Não consegue ficar sentada durante um certo tempo, corre em lugares não apropriados, brincam com as mão ou com os pés.

4
É FACILMENTE DISTRAÍDA


Se distraem com facilidade diante de um estímulo externo, deixando de finalizar suas atividades, ou seja começam muitas coisas sem terminar nenhuma.

5
INCAPACIDADE E BAIXA TOLERÂNCIA ÀS FRUSTRAÇÕES

 

Como tudo na vida requer tempo, a criança não consegue esperar, geralmente não aceita não como resposta. Frustra-se diante de tarefas rotineiras. Não consegue ter paciência, por isso se direciona com impulsividade a alguma atividade gerando frustração.

6
TEM DIFICULDADES EM SEGUIR INSTRUÇÕES


Possuem dificuldades em seguir instruções ou na realização de tarefas escolares e participar adequadamente das atividades e discussões em sala de aula.

7
AS VEZES PARECEM TER PROBLEMA DE AUDIÇÃO

 

Impressão de não escutar bem. Ainda que os pais ou professores fale com eles diretamente, não se organizam e, naturalmente, fracassam em tarefas que exigem esforço mental prolongado.

8
NÃO OBSERVA DETALHES

 

Falta de atenção em detalhes, perda de coisas necessárias para a realização das tarefas. Por isso deve-se observar se a criança possui todos os materiais necessários para a execução da tarefa.

9
AGRESSIVIDADE EM ALGUNS MOMENTOS

 

A criança podem ter condutas agressivas, não respeitam as normas, desafiando os limites, pois estas crianças precisam de desenvolver adequadamente níveis de autocontrole.

A estratégia mais geradora de mudança é a atitude positiva, como elogios e ” recompensas” para comportamentos adequados.

10
DIFICULDADE PARA ACEITAR RESPONSABILIDADES


Dificuldade para aceitar as responsabilidades, costuma culpar os outros por suas atitudes.

O risco na criança de mau rendimento escolar e dificuldades de relacionamento devido ao TDAH pode se transformar em delinquência no jovem, e em risco de acidentes de automóvel, abuso de drogas e álcool, além de dificuldades profissionais, no adulto.

hiperatividade-tdh-psicologa-online

EXPERIMENTE A VIDEOCONSULTA
PARA TEMAS DE PSICOLOGIA ESCOLAR

 

O Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem hiperatividade é um quadro que afeta uma grande parte da população infantil e adulta, que futuramente impossibilita o desempenho acadêmico, profissional, e social. Para compreender está condição é necessário uma avaliação minuciosa da criança e opiniões e outros profissionais especializados referente ao tema, que possam ser um aporte tanto para o diagnóstico como para o tratamento a partir do ponto de vista de cada um.

A escola tem um papel importante no processo pedagógico, possibilita novas estratégias para adequar as necessidades educativas dos alunos(as) para que possam ter um bom desempenho escolar. É necessário também que família e escola devem trabalhar juntos reagindo com empatia diante das dificuldades e mantendo uma atitude de fortalecimento das aptidões especiais. Procure um profissional especializado sobre o tema é age de uma consulta.

Caso você ainda não saiba, já é possível ser atendido por um psicólogo online. Clique aqui e seja atendido pelo sistema de atendimento por vídeo da plataforma.

O videoatendimento possibilita uma consulta virtual de maneira simples, fácil e completamente segura. É uma opção certa para quem procura um atendimento com interação rápida, permitindo aos pacientes com um melhor aproveitamento similares as consultas feitas presencialmente, visando segurança e qualidade.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.