11 DICAS DE UM PSICÓLOGO ONLINE PARA PLANEJAR ASSERTIVAMENTE SEU ANO NOVO

dicas-de-um-psicologo-para-planejar-seu-2020

 

Todo começo de ano é a mesma conversa: aquele papo de que “esse ano vou fazer diferente”. Entre brindes e vivas, muitos comentários sobre as expectativas para o ano que entra, mas ao chegar o final do ano nem sempre atingimos as metas planejadas ou mesmo lembramos quais foram estabelecidas.

Qual explicação para esse ciclo se repetir? Não parece ser algo que tenha um tipo de resposta fechada, mas uma das explicações parece ser devido a comportamentos automáticos, sociais, imitativos, mas sem planejamentos reais.

Note que muitas vezes tudo o que é dito não passam de frases feitas, jargões, conversas automáticas e meramente interativas sem necessariamente ter um conteúdo próprio. E se você notar que no seu caso realmente ainda não foi feito nenhum rabisco de planos para o ano novo, comece por aí: analisando se você tem realmente planos ou se esteve apenas fazendo brindes genéricos com frases feitas.

Claro que você pode me dizer: “Olha Elias, sem planejamento as pessoas tem sobrevivido há milênios.” Eu vou te responder sim, você tem toda razão, mas a maioria dessas pessoas tem vivido a vida que sonhou? Quantas delas ousaram sonhar? Há diferença ou não entre apenas estar vivo e estar realmente vivendo?

Se tem uma coisa que diferencia viver por viver de se tentar realizar algo, por mais simples que seja, é o planejamento. E quanto maior a realização maior o tempo que se despendeu pensando sobre o tema tentando entender, buscando soluções, alternativas, treinando, suando para executar.

Por isso, se conquistar algo é o que você almeja, leve cada vez mais à sério seus planejamentos. Tudo que vale a pena costuma nos exigir alguns esforços e desconfortos e se estes forem traumatizantes acontecem as desistências. Quantos planos e ideias morrem nos primeiros desconfortos?

Mas, como se planejar mais assertivamente? Tema complexo e não almejo finalizar uma resposta aqui, mas sim contribuir para uma reflexão levando conhecimentos de Psicologia em consideração.

Vem comigo nessa leitura onde deixarei algumas dicas de Psicologia para melhorar seu planejamento para o ano novo.

 

LEGAL, MAS O QUE A PSICOLOGIA
TEM A VER COM ISSO?

 

A Psicologia tem tudo a ver com isso e, enquanto um grupo de disciplinas científicas e analíticas que estudam o comportamento humano em diversos aspectos, pode te ajudar a entender questões de desenvolvimento, teorias de traumas, aprendizagem, condicionamento, entre outros conhecimentos que te ajudarão a entender como modelar seu comportamento para uma direção mais assertiva.

Fazer terapia ou mesmo ir ao psicólogo para uma consulta pontual ajuda a ter uma análise de história de vida, o chamado autoconhecimento. Necessário para se entender melhor as próprias orientações, tendências, habilidades, pontos fortes e fracos da personalidade.

 

terapia-online-dicas-para-planejar-seu-ano-novo

COMO SE PLANEJAR
COM MAIS ASSERTIVIDADE?

 

Aí você me diz: Elias, legal! Boa reflexão! Muitas coisas fazemos no automatismo mesmo, mas e aí? Como sair do automatismo e ser mais assertivo no planejamento do ano novo? Como um profissional de Psicologia pode me ajudar efetivamente?

Vou deixar onze dicas dicas pontuais, que costumam ser tratadas em consultas com psicólogos e processos terapêuticos, para você entender melhor.

1
OBJETIVOS X METAS

 

Você sabe a diferença entre objetivos e metas? Se trata de uma diferenciação simples, mas que ajuda muito na hora do planejamento: Objetivos são seus alvos finais, enquanto metas são os passos, pequenos ou até grandes, que se tem que realizar para se cumprir o objetivo.

Por exemplo, objetivo se formar na faculdade, meta para o semestre ser aprovado em todas as disciplinas. Metas menores: ler uma lista de livros, assistir documentários, participar de um grupo de estudo, etc.

2
AUTOCONHECIMENTO E VOCAÇÃO

 

A frase que diz “descubra o que gosta de fazer e não trabalharás sequer um dia da sua vida” é um grande exagero, afinal trabalho é trabalho e sempre tem suas partes chatas e obrigatórias. Todavia, quem faz o que gosta tem muito mais motivação e resiliência.

Um dos maiores desafios de se manter em algo que começamos, seja emprego, faculdade, projetos, é quando aquilo não tem a ver com a gente. Aí entra a importância de se autoconhecer para saber que direções seguir.

Buscar o que se realmente tem vocação para fazer é responder a altura a pergunta: Você apenas vive ou tenta se descobrir no processo?

3
DETERMINE PRIORIDADES

 

Parece uma dica ultra simples, no entanto muitas pessoas erram ao tentar abraçar o mundo ou simplesmente vão fazendo as coisas automaticamente sem refletir o que seria mais prioritário e assim o projeto desanda.

Coisas para fazer e realizar podemos ter várias, afinal o mundo é grande, mas setar prioridades significa justamente que temos que começar por algum lugar. Estabeleça suas prioridades e foque nelas.

4
ESTABELEÇA METAS RAZOÁVEIS

 

Além de estabelecer prioridades use a razão e verifique se estas são realmente possíveis de se concretizarem. Metas gigantes cansam só de ler. Sempre que possível, “gamifique”, faça de forma lúdica, como se a vida fosse um jogo divertido e cheio de desafios interessantes.

5
NÃO TENTE CONTROLAR TUDO

 

Não é assertivo fazer metas contando com variáveis muito além do seu controle. Por exemplo, você pode controlar razoavelmente sua capacidade de se concentrar, estudar e captar conhecimento, todavia se a faculdade entrar em greve não há muito o que fazer.

Avalie o que está no seu alcance e o que não depende de você para se planejar mais assertivamente.

6
REPENSE SUA FORMA DE LIDAR COM O DINHEIRO

 

Você já experimentou algum desses aplicativos de controle financeiro? Uma das coisas mais legais é descobrirmos como gastamos montantes interessantes da nossa renda com superficialidades. Ou mesmo inverso, como deixamos de gastar com algo que consideramos prioritário.

Analise seus comportamentos com relação ao dinheiro, gastos, investimentos, prioridades e outros pontos, para saber em que pontos pode manejar para investir no sentido das suas metas e objetivos.

7
SEJA OUSADO

 

Com certeza você já viu essa frase:

“Insanidade é
fazer sempre a mesma coisa

e esperar resultados diferentes.”

Autor desconhecido

A autoria dela não é certa e muito menos se está falando de insanidade no sentido clínico, mas sim sobre nossos automatismos, medos e até teimosias. Ouse fazer diferente.

8
TRABALHE SEU SENSO DE AUTOEFICÁCIA

 

Senso de autoeficácia é um conceito de Terapia Cognitivo Comportamental, comumente conhecida pela sigla TCC, que nos ajuda a nos autoavaliar e acreditar ou não se somos capazes de realizar uma determinada tarefa.

Esse conceito é usado como uma ferramenta de trabalho durante a terapia. Avaliar seu histórico de realizações te ajudará a reavaliar sua crença pessoal em si mesmo melhorando sua expectativa pessoal sobre a realização de uma meta.

9
CONDICIONE O AMBIENTE A SEU FAVOR

 

O ambiente pode ser uma ótima fonte de motivação. Busque ambientes que ajudem a ser mais criativo. Se for um projeto pessoal reaproveite um espaço da sua casa ou quarto e faça um mural, coloque um quadro de anotações.

Você também pode aproveitar ambientes públicos como: bibliotecas, oficinas, ateliers e laboratórios, coworkings. Vá a palestras e eventos sobre o tema. E não se esqueça que hoje é possível fazer esses contatos via mídias sociais, aplicativos, emails, grupos e forúns online.

10
FORME UMA REDE DE APOIO

 

Não importa o que você decida fazer, sempre terá alguém fazendo a mesma coisa ou algo parecido. E elas pode ter soluções para desafios que você irá enfrentar, assim como você poderá ter soluções e ideias para elas.

Busque pessoas e perfis com mesmas metas e objetivos e mantenha contato.

11
FAÇA LISTAS E TABELAS

 

Faça listas e tabelas ou até desenhe para entender melhor seu desafio. As listas ajudam muito a manter as prioridades na ordem e poder reavaliar facilmente os itens.

As tabelas ajudam a relacionar itens, classificar, dar status e estabelecer os custos também. E os desenhos ajudam a ter insights e brainstorms além de desenhar processos que não se adequam a listas e tabelas.

Revise sempre, atualize dados e refaça-os. São verdadeiras ferramentas para se manter o foco e bom direcionamento das metas para seu ano novo. Salve as versões para poder comparar o planejado do realizado ao final do ano.

 

dicas-de-um-psicologo-online-para-voce-planejar-seu-ano-novo

SABIA QUE
A TERAPIA ONLINE PODE TE AJUDAR?

 

Apesar de muitos pensarem, automaticamente, que um psicólogo é o profissional que te ajudará somente quando você estiver em uma crise ou surto, esse profissional pode ajudar no desenvolvimento pessoal contínuo de toda pessoa.

Treinamentos em Habilidades Sociais, terapia breve focada em perfil profissional e até coaching com psicólogo são comuns em grandes instituições. Empresas, multinacionais, clubes esportivos de primeira divisão, atletas de alto rendimento, grandes empresários, artistas…

E a boa notícia é que com a videoterapia, terapia online por videoatendimento, as ferramentas da Psicologia estão acessíveis para você a um clique.

Conheça os psicólogos e psicólogas que atendem por videoconsulta na plataforma Terapia de Bolso. Agende uma videoconsulta e seja atendido aí mesmo da sua casa, escritório ou outro local seguro que você prefira.

Conte com a ajuda de um psicólogo ou psicóloga para chegar ao final do ano com seus planos em dias e pronto para mais.

 

 

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

CEO e Fundador do Terapia de Bolso. Apaixonado por Psicologia e Engenharias do Comportamento Humano. Acredita que em um mundo movido por informação; a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. E por isso idealizou o Terapia de Bolso: Uma videoplataforma para te ajudar a se autoconhecer. (CRP 08/18323)

Comments are closed.