MAIS DO QUE AMOR: 8 INGREDIENTES PARA SE CONSTRUIR UM RELACIONAMENTO DURADOURO

relacionamento-duradouro-5-ingredientes-psicologa-online

As uniões formais ou informais, costumam ser cheias de expectativas. Cada um faz um desenho mental do outro e de como será a convivência a dois, morando debaixo do mesmo teto, dividindo cama e não raro, boletos.

Todo relacionamento tem etapas como paquera, namoro, casamento ou união estável. O tempo cronológico de cada etapa é variável, e nem sempre suficiente para o conhecimento mútuo. Muitas surpresas acontecem ao longo do caminho. Porém, quanto mais investimento psicológico na maturidade pessoal, maior as chances de um relacionamento saudável.

A pressa e ansiedade para garantir a argolinha na mão esquerda pode custar caro, quando as descobertas no dia a dia chegam aos limites do arrependimento.

Um relacionamento saudável e duradouro necessita de ingredientes que vão muito além do amor. Recebo em meu consultório casais que se amam e muito. Porém, entram em constantes conflitos e até mesmo brigas e desentendimentos em vários graus, devido à ausência dos demais ingredientes necessários para se viver bem juntos.

OS INGREDIENTES DE UM RELACIONAMENTO
SAUDÁVEL E DURADOURO

 

Sem dúvida, o principal deles é o diálogo. Mas entenda-se por diálogo o exercício de falar e ouvir olhando nos olhos, presencialmente. Está comum a conversa virtual, por áudio ou escrita, para se discutir a relação. Isso dificulta a comunicação saudável e inviabiliza o diálogo. Parece que a era digital está afastando as pessoas que utilizam canais virtuais sem pensar e em excesso.

E mesmo que seja uma conversa presencial, esta deve estar blindada das interferências tais como atender o telefone, ligar a TV, fazer outra coisa enquanto se conversa. Se o casal conseguir esta façanha e falar um de cada vez de forma que ambos consigam se colocar sobre o que pensam e sentem, as chances do entendimento aumentam absurdamente.

Os atalhos às vezes ilusórios também são muitas vezes utilizados para manter um relacionamento em crise. Mas estes só empurram para a frente as resoluções internas e externas. Por exemplo: vamos fazer uma viagem para nos aproximar. Sim, isso poderá acontecer se na viagem, mas só se o diálogo estiver presente sobre o que incomoda a cada um no relacionamento.

Fazer a viagem apenas pela viagem vai distrair o casal dos focos nevrálgicos da relação e quando voltarem, os conflitos estarão no mesmo estágio ou pior, caso a viagem tenha sido um desastre em função dos desentendimentos ocorridos pela convivência desencontrada.

Muitas vezes nota-se que nem sempre o diálogo é possível sem a ajuda de um mediador. Um terapeuta que vai administrar a comunicação saudável e garantir o diálogo de forma que o entendimento aconteça.

5-ingredientes-de-um-relacionamento-saudavel-e-duradouro-psicologa-online-terapia-de-casal-videosessao

8 INGREDIENTES
PARA UM RELACIONAMENTO
CRESCER FORTE E SAUDÁVEL

1
COMUNICAÇÃO POSITIVA

Qualificar a presença do outro com trocas de estímulos que possam resultar em respostas gerando fluidez na comunicação, com assuntos leves, prazerosos e saudáveis. Longe de fofocar sobre pessoas ou fazer relatórios sobre como foi o seu dia.

Os assuntos compartilhados devem ser criativos e lúdicos, e se forem em tom mais sério, com o cuidado de falar mas também ouvir.

2
GENTILEZA GERANDO GENTILEZA

Pequenos gestos que qualificam a existência do outro são bons temperos para o relacionamento, desde que sejam espontâneos, sem forçar a barra. Experimente surpreender, sempre respeitando as características da sua personalidade e de seu parceiro.

3
RESPEITO PARA COM A PERSPECTIVA DO OUTRO

Em um relacionamento, não existe julgamentos de quem está certo e quem está errado. Colocar-se no lugar do outro, entender o raciocínio dele, protege o relacionamento de discussões, ataques e trocas de estímulos negativos que desgastam.

4
UMA PITADA DE ROMANCE

Não importa quantos anos de relacionamento, o namoro é o ingrediente que não pode faltar nunca. Mas cuidado para não ter uma expectativa sobre o outro, que não combina com a personalidade dele. Existem muitas formas de expressar o afeto e romantizar a relação.

5
ACEITAÇÃO DAS IMPERFEIÇÕES

Não existe homem perfeito. Muito menos, mulher perfeita. Assim, cada um pode compreender as atitudes do outro sem julgar, acusar, criticar, cobrar, massacrar.

6
QUÍMICA SEXUAL

Não tem como fabricar atração física. A química une o casal e pode ocorrer de ficar menos “caliente” em determinadas fases do relacionamento. Será resgatada ou não, para um nível mais elevado de intensidade, dependendo de como os outros ingredientes forem administrados.

É a arte da reconquista constante e diária, envolvendo sedução em suas várias formas diretas e indiretas.

7
REALISMO

Tem sempre aquele momento no qual os pés de ambos devem ficar no chão, sem desprezar os dados de realidade. Nem sempre dá para se fazer tudo o que se quer e quando quer. Mas também é necessário parceria e cumplicidade nos momentos difíceis.

8
RESILIÊNCIA

Adaptação sem exageros, abrir mão disso ou daquilo, de vez em quando, em prol da convivência saudável, dá ao relacionamento estrutura fortalecida para seguir em frente como parceiros que sabem contornar as frustrações da vida e dificuldades inerentes a todo relacionamento que se perpetua.

Se existe amor, é possível reconstruir e reaprender a se relacionar, colocando os outros ingredientes necessários: o olhar para cada um, reflexões sobre os estilos de comunicação, desenvolvimento da gentileza, do romance, do companheirismo. Manter acesa a chama do amor, com relações sexuais prazerosas e convivência realista, sem expectativas de perfeição.

 

terapia-de-casal-psicologia-dos-relacinamentos-psicologa-de-casal-online

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA POR VÍDEOSESSÃO
PARA CONSTRUIR RELACIONAMENTOS SAUDÁVEIS

 

Minha experiência clínica mostra que desistir do relacionamento diante das primeiras dificuldades ou diante de conflitos persistentes sem movimentos para solucioná-los, esperando sempre a mudança do outro, pode ser um caminho perigoso, pois os próximos relacionamentos estarão fadados a receber a repetição do estilo de comunicação que não foi trabalhado.

O filme será visto novamente, e novamente, até a pessoa entender que ela precisa rever algumas atitudes e fazer escolhas saudáveis.

Existem 04 possibilidades em um relacionamento à dois, segundo Monica Levi:

  1. Viver bem juntos
  2. Viver mal juntos
  3. Separar-se bem
  4. Separar-se mal

Meu trabalho em consultório e em vídeoterapia é facilitar o caminho para que o relacionamento seja saudável, permitindo realização e promovendo crescimento mútuos.

Mesmo que o outro parceiro não acredite neste tipo de trabalho, é possível conseguir bons resultados fazendo seus 50%, pois o padrão de troca de estímulos e respostas começa a mudar quando pelo menos um deles busca compreender-se e compreender o outro.

Você pode fazer a sua parte. Conheça como meu trabalho poderá contribuir, agendando uma consulta.

COMENTÁRIOS

comentários

Comments are closed.