DEPENDÊNCIA QUÍMICA NA ADOLESCÊNCIA: ORIENTAÇÕES DE UMA PSICÓLOGA

cigarro-dependencia-quimica-adolescencia-psicologia

 

Você conhece algum adolescente ou jovem que use drogas? Se sim me siga nessa leitura, a Psicologia tem muito a dizer sobre esse tema.

A dependência química entre os jovens nos mostra a quantidade de pessoas que experimentam drogas muito cedo e a facilidade a acesso a drogas que são ilegais no nosso país.

Há nisso uma quebra de limites e desordem na mente do adolescente. Enquanto psicóloga quero nesse artigo falar sobre o tema e poder informar tanto adolescentes que estejam sendo usuários quando amigos e parentes próximos que queiram ajudar um amigo.

O âmbito familiar sofre um grande impacto quando é identificado um adolescente passando pela dependência química. E é indispensável que o tratamento também abranja os demais membros para que seja bem elaborado e respeitado o papel da família no processo de tratamento do adolescente.

Mas do que estamos falando exatamente quando falamos de drogas?

Ao utilizarmos o termo “droga” estamos nos referindo aos produtos, às substâncias ou misturas psicotrópicas. Na definição da OMS (1981), drogas psicotrópicas

“[…] são aquelas que agem sobre o sistema nervoso central produzindo alterações de comportamento, humor e cognição, possuindo grande propriedade reforçadora, sendo, portanto, passíveis de auto-administração”.

Essas substâncias se encaixam nos receptores dos neurônios de neurotransmissores (dopamina, acetilcolina etc.) e provocam efeito semelhante ao desses neurotransmissores, porém com colaterais.

Como exemplo de drogas de uso comum entre adolescentes podemos citar a maconha.  Segundo o DSM-IV (2002) a maconha é a substância ilícita mais consumida no mundo e vem sendo consumido desde a antiguidade, por seus efeitos psicoativos, e como remédio por uma sucessão de condições médicas, incluindo controle de dor, estresse e ansiedade.

dependencia-quimica-na-adolescencia-psicologa-online

A PSICOLOGIA DA ADOLESCÊNCIA

 

Adolescência já por si é uma fase onde há maiores mudanças no ser humano e motivo também para trabalhar esse tema como forma de prevenção e ampliar o conhecimento sobre o tema.

Na atualidade considera-se o jovem um ser em construção que expressa sua identidade por meio de práticas sociais em busca por reconhecimento e integração grupal.

Na adolescência existem alguns conflitos para lidar com limites, conciliando a encarar novas exigências e regras, em especial sobre a convivência com a sociedade, família e grupo de amigos.

Minimizar essa importância é um grave erro que o adulto não deve cometer, porque o cérebro e a experiência de vida do adolescente ainda não estão completamente desenvolvidos.

Um problema que para você é uma partícula de poeira para eles pode ser um poço sem fundo. Utilize a empatia e reconheça o sofrimento, a necessidade de independência e a resolução dos problemas conforme a sua capacidade.

A maconha está entre as primeiras drogas experimentadas pelos jovens geralmente na adolescência. Como ocorrem com a maioria das outras drogas seus transtornos ocorrem mais frequentemente em homens, ocorrendo à maior prevalência entre os 18 e 30 anos de idade.

POLÍTICAS SOCIAIS E TRATAMENTO

 

A adesão para o tratamento de Dependência Química (DQ) se dá a partir do pressupostos, de acordo com estudos, da decisão de seguir um tratamento de saúde daqueles que procuram e envolvendo uma relação entre pacientes e profissionais.

O tratamento traz a necessidade de incluir toda a família no atendimento e o contexto de que o adolescente faz parte (amigos, escola e comunidade), com isso vários fatores protetivos podem ser revistos e favoreçam o desenvolvimento. E há quem percebe como questão de saúde pública, com destaque na saúde dos usuários, que envolve não apenas a abstinência total ou parcial das drogas, mas, principalmente, a redução de danos.

O consumo de drogas é, sem dúvida, um fenômeno de preocupação sócio-política e de saúde pública que afeta os mais variados sistemas sociais, como a família, as escolas, a polícia e o governo.

O que mais se destaca, neste momento, é o fato de que o aspecto humano do problema do uso de drogas vem sendo enfrentado com maior coragem e sob outra abordagem, mais direta, vencendo antigos dogmas, fundamentados em políticas de segurança pública de repressão, os quais constituíam verdadeiros obstáculos à solução eficaz da questão.

Sendo assim, o governo e a sociedade brasileira passaram a preocupar-se em promover ações de caráter abrangente e em desenvolver propostas de prevenção e tratamento mais adequados, com enfoque na saúde pública.

dependencia-quimica-adolescencia-psicologia

Para que os pacientes enfrentem os prejuízos decorrentes da DQ o tratamento busca, inicialmente, ao entendimento acerca da dependência e seus prejuízo na vida.

A partir daí, o tratamento visaria favorecer no paciente um processo de autoconhecimento e a busca por outras fontes de prazer.

COMO AJUDAR UM ADOLESCENTE
EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

Existem formas de abordar esse assunto com os jovens, pois o uso é apenas uma consequência de algo mais profundo. Muitas vezes utilizo como em escolas o grupo para conversar sobre o assunto e quando ha necessidade de levar para o individual alguns jovem converso com os pais para trabalharmos juntos.

 1
TRATE O ADOLESCENTE DEPENDENTE
COM HUMANIDADE

 

Uma pessoa com um vício é uma pessoa, e não apenas um dependente químico, alguns familiares excluem por causa da doença, mas esquecem que continua sendo a pessoa que conhecem, porém com alterações, necessitando de acolhimento e segurança.

2
NÃO SE TORNE ESCRAVO
DO DEPENDENTE

 

Há familiares que acabam por organizar suas vidas ao redor do dependente, tentando controlar os comportamentos do usuário. Outras vezes, os familiares tentam esconder o adolescente de outros membros da família.

A sugestão é que seja ampliado o diálogo para que seja bem pensando em qual  melhor tratamento tomar. O problema deve ser encarado e confrontado de forma clara, transparente e objetiva.

3
BUSQUE AJUDA
PROFISSIONAL

 

Os familiares que frequentam o profissional de saúde especializado no tratamento das dependências químicas, são muito mais beneficiados com informações e sugestões, mesmo que em um primeiro momento o próprio usuário não queira se envolver em tratamento.

Os familiares realmente precisam de orientação. Na grande maioria das vezes, eles conhecem o inicio do problema, mas não conhecem as formas mais adequadas para lidar.

4
EVITE A CO-DEPENDÊNCIA
ELA PODE TE ADOECER

 

Parentes e amigos também adoecem no processo e chamamos essa doença de co-dependência, que também pode incluir outros comportamentos destrutivos. Mas há esperança. Se, por um lado, a dependência química é uma doença crônica (incurável), progressiva e fatal, a co-dependência não é incurável.

Os co-dependentes existem baseando-se nas dificuldades emocionais de cada individuo traz em si. Sem dúvidas, com boa vontade, coragem e tratamento, é possível sair desse círculo vicioso de culpa, tentativas frustradas de controle e autodestruição.

A co-dependência
é quando uma pessoa independente

suporta e incentiva a dependência do outro,
é também uma dependência

dependencia-quimica-adolescencia-terapia-online-videoconsulta

 ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA
POR VÍDEOCONSULTA
PARA TEMAS DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

Orientação Psicológica vem se mostrando eficaz para auxiliar nas reduções de danos causadas por diversas drogas, fazendo com que o adolescente volte a ter confiança na sua vida e melhorando seu espaço na sociedade e entre os familiares.

A rede de apoio que a terapia ajuda esse jovem a fazer é o que ele provavelmente vem pedindo há tempos, porém sem conseguir sozinho. Falta ação, motivação e sentido na maioria das vezes e com apoio de um psicólogo para entender seu anseios e medos isso se torna mais fácil. E se houver outras problemáticas no quadro do paciente há como durante as sessões investigar, encaminhar e acolher.

E hoje em dia é possível ter a orientação psicológica por vídeoconsulta. De dentro do conforto e privacidade da sua casa. Podendo abranger a família toda de maneira mais fácil por poder combinar horários alternativos.

Clique aqui para conhecer o Terapia de Bolso e agendar uma vídeoconsulta

Volto em breve com mais informáticas sobre Dependência Química.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.