ABRA OS OLHOS! O PODER DO AUTOCONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO PESSOAL.

conhece-te-ati-mesmo-socrates-autoconhecimento

 

Você sabe o que é autoconhecimento? Essa palavra muitas vezes incompreendida e distante se trata de um processo necessário a todo ser humano, mas muitas vezes sabotado. O processo de se autoconhecer é necessário para melhorarmos nossa versão de nós mesmos.

Se conhecer significa estar consciente de sua vida, suas emoções, de sua essência. Estar mais presente em sua vida é um respeito consigo mesmo e com os outros.

O que você gosta em você? O que gosta de fazer? Quais suas qualidades? E seus defeitos? Como você se percebe nas relações? Essas são algumas perguntas que fazem parte do processo de Autoconhecimento.

Vem comigo nesse artigo que quero falar mais sobre o tema e mostrar como ele é importante para o desenvolvimento pessoal. Quero começar dando o de uma história infantil que mexeu comigo quando eu era apenas uma garotinha.

 A HISTÓRIA DO PEIXE PIXOTE

 

Certo dia, caminhando por uma livraria me deparei com um livro infantil que fez parte da minha vida. “O Peixe Pixote”. Numa rápida olhada, li essa fantástica história da autora Sônia Junqueira e percebi a riqueza em minhas mãos e em minha memória. Peço licença a autora para contar a vocês quem é o Peixe Pixote. (O Peixe Pixote, Sonia Junqueira. Ed. Atica).

Peixe Pixote vivia em um lago, mas não era feliz ali. Para ele, o lago era escuro, sombrio, sem vida e para piorar, Pixote tinha medo do escuro. Ao olhar a margem do lago, quanta beleza existia lá fora, quantas cores, quanta vida. Mas Pixote precisava voltar ao seu triste e solitário lago.

Eis que de repente Pixote avista alguns peixes se divertindo, plantas aquáticas cheias de vigor e uma água limpa e cristalina. Teria parado em outro lago? Assim, se questionava Pixote. Nem o medo nosso peixinho sentia, a alegria era tamanha. Então, Pixote entendeu….

Como posso ser tão bobo, estava nadando o tempo todo com medo do escuro, claro, eu só nadava de olho fechado!

MORAL DA HISTÓRIA

 

Quantas vezes você se percebe como nosso protagonista, Peixe Pixote? Vivendo de lá para cá, de cá para lá, sem ver vida na sua caminhada? Mais ainda, você está vivendo de olhos fechados? Afinal, o que Peixe Pixote nos diz sobre nossa vida e o autoconhecimento?

Assim como Peixe Pixote, muitas vezes não conseguimos enxergar a nossa vida de forma clara. Tudo parece nebuloso, e nos sentimos perdidos e com medo, em uma vida que é cheia de possibilidades. O trabalho não te motiva, os relacionamentos são superficiais, o descanso não é reparador, o corpo grita por socorro, dores, enxaquecas.

Vez ou outra você dá aquela olhada para o outro, seja através de conversas, pelas redes sociais e tudo parece no lugar e alegre. Então você se pergunta: Cadê o brilho da minha vida?

Abrir os olhos é tomar consciência da sua vida. É perceber e conhecer a sua realidade, não viver em um mundo de ilusões e desculpas.

peixe-pixote-autoconhecimento-psicologa-online

10 DICAS PARA AMPLIAR
SEU AUTOCONHECIMENTO

1
RECONHEÇA A TRAJETÓRIA DE SUA VIDA

 

Assim como Pixote, vivemos em um oceano infinito, que é a vida. E a vida é feita de escolhas e possibilidades. E cada escolha afeta de alguma forma sua trajetória. Olhe para trás e tome consciência do caminho, do trajeto que sua vida fez até o agora. Desafios, superações, perdas, alegrias. Toda a experiência influencia a pessoa que você é hoje.

Voltar no tempo e reconhecer sua caminhada, permite compreender melhor a origem do seu hoje, em vários aspectos: profissional, financeiro, familiar, pessoal, emocional. É resgatar memórias e emoções que te ajudarão a dar mais sentido a quem você é, onde você está, o que você espera da vida e reconhecer as dificuldades em sua caminhada.

Como fazer sua trajetória? Em uma folha, coloque o ano do seu nascimento e todos os anos até o momento atual. Procure identificar um momento marcante para cada ano. Para isso você poderá pedir ajuda aos familiares, resgatar fotos do passado e acima de tudo, acessar emoções que te fortalecerão no processo do autoconhecimento.

2
DEFINA SEU ATUAL MOMENTO

 

Após revisar sua trajetória de vida, acesse o agora. Qual seu momento atual? Em qual lago você se encontra? Você se percebe vivendo uma vida escura ou iluminada? Para entender seu momento, primeiramente é preciso conhecer as  importantes áreas da sua vida.

Família, Carreira, Amor, Espiritualidade, Lazer, Saúde, Amizades e quantas mais forem necessárias, de acordo com sua dinâmica de vida. Após essa caracterização, reflita sobre cada uma e dê uma nota de 0 a 10, do grau de atenção e prioridade que é dada a essas áreas.

Avaliar seu momento atual te auxilia a reconhecer quais momentos de sua vida tem prioridades e quais precisam ser incluídos ou excluídos. É a busca de um equilíbrio na vida, com mais satisfação e disposição.

3
POTENCIALIZE SUA AUTOESTIMA

 

Potencializar é amar, é respeitar, é se apaixonar por você mesmo. Acredito que Pixote, vivia isolado e angustiado por não se relacionar com os outros peixes e seres vivos do lago. Ninguém se aproximava e Pixote se sentia excluído e desvalorizado, com baixa autoestima.

A alta autoestima é primeiramente se reconhecer, se valorizar e se tratar com carinho e respeito. Ao fortalecer essa sensação de bem-estar você se sentirá mais pertencente, não só em sua vida, mas também no meio no qual você convive. Os vínculos se fortalecem, há maior autonomia e eficiência. A felicidade está dentro de nós e cuidar de si eleva sua autoestima.

Crie o hábito de ter um tempo só para você. Saia para passear, tomar seu sorvete preferido, caminhar, ir ao cinema ou simplesmente ficar com você e uma xícara de café. Se valorize, se dê um presente.

4
DESCANSO

 

Todos precisam descansar, é uma necessidade de todo ser humano. Relaxar, aliviar as tensões, são necessárias para uma melhor qualidade de vida. Você já percebeu que ao estar cansado, sem um sono reparador, o seu humor fica mais alterado?

Agitação, nervosismo, falta de paciência surgem como seus companheiros inseparáveis. Descansar é um alimento para seu corpo, equilibra o físico e o emocional.

Para resgatar esse sono reparador e aproveitar os momentos de descanso, procure não levar suas preocupações para esse momento. Se autorize a descansar. Mantenha horários regulares para o sono, evite alimentos pesados antes de ir dormir, desligue os aparelhos eletrônicos.

5
APRENDA A APRECIAR O SILÊNCIO

 

Uma palavra tão simples mas tão distante. Silenciar a mente, ouvir o som do silêncio. Estamos sempre muito agitados, barulho lá fora e confusão dentro. Está difícil se aquietar para se perceber.

Para Pixote, um silêncio poderia ser fundamental para reconhecer que nadava de olhos fechados. No silêncio podemos encontrar respostas, colocar as ideias no lugar, diminuir a velocidade dos pensamentos.

Procure esse silêncio no seu dia. Desligue um pouco a televisão, o celular, a música e observe. O mundo externo chama muita atenção, nesse silêncio tente ouvir o seu corpo, sua voz interior. Essa dica já pode ser o início de uma meditação, o viver e sentir o momento com você mesmo, deixar a tranquilidade e paz entrar em sua vida.

6
 PROPÓSITOS E OBJETIVOS DE VIDA

 

Sua vida tem significado? Ou você está nadando sem destino, vendo apenas o negativo e reclamando de tudo e de todos? Se você não tem um foco, um objetivo, seu propósito de vida está distante. Não há foco, não há direcionamento, qualquer caminho que aparece, serve. Resultado… frustrações.

Ter propósito na vida é saber quem você é e quais objetivos existem em sua vida. É descobrir a paixão, o que te faz levantar da cama todos os dias com o intuito de evoluir e ser melhor a cada dia. A vida tem suas dificuldades, mas ter seu propósito de vida te dá forças para passar por essas situações e para as decisões.

Acessar seu propósito de vida é um caminho para se conhecer. Nesse caminho existirão pausas para conhecer suas habilidades, quais seus dons, suas facilidades. Outro momento é identificar o que te faz feliz e de bem com a vida. Essas etapas acontecem e sua vida vai ganhando cores e brilhos.

7
 SEJA GRATO

 

Pare nesse momento e pense. O que existe hoje na sua vida que te faz sentir agradecido? Faça essa lista.

Costumamos olhar apenas para o problema, o que nos incomoda e não percebemos quantas coisas boas existem. Planejamos, esperamos, corremos atrás dos nossos objetivos, mas é importante ser grato quando essa etapa é concluída.

A gratidão é um sentimento que pode existir a todo momento. Seja através do sorriso de uma criança, a flor que colore nosso caminho, a água que mata nossa sede, a sensação de dever cumprido. A vida é repleta de sinais, fique atento a cada um deles.

8
PROCESSO DE TERAPIA

 

Um processo transformador. A terapia, ou orientação psicológica, te acompanhará em todo o processo de autoconhecimento. Seus pensamentos, suas emoções, suas ações serão protagonistas de sua vida.

Vivemos perdidos de nós mesmos e evitando esse encontro. Já se imaginou andando pela rua e ao virar a esquina, dar de cara com você mesmo? O que você diria? Psicoterapia favorece esse olho no olho. Muitas respostas estão dentro de nós, mas não nos ouvimos.

Cada pessoa tem seu ritmo e seu processo psicoterápico. O importante é iniciar essa caminhada de coração aberto, dificuldades existirão. É preciso silenciar para se encontrar.

9
VIVER O AQUI E AGORA

 

Deixa a vida me levar…. é assim que você está vivendo? A rotina do nosso dia pode nos pregar essa peça. Tudo fica automático e nada se vive. Sabe aquela sensação de deitar e pensar que não fez nada satisfatório durante seu dia? Pode ser um sinal de que estou vivendo em outro momento que não no meu aqui e agora. Surge um vazio.

O dia de hoje, o momento que é aqui e agora, isso é a vida. Aprenda a colocar plena atenção nesses momentos. Comece escolhendo um momento em sua vida. Algo simples da sua rotina como escovar os dentes.

Apenas viva. Sinta sua respiração, sinta o sabor da pasta dental, o frescor da água, o toque da escova em sua boca. Comece assim, com a prática você começará a estar inteiro em sua vida, em suas relações.

10
ABRA OS OLHOS

 

Para encerrar essa caminhada, que será o início de seu processo de autoconhecimento, Abra seus olhos. Abrir os olhos é valorizar a pessoa que você é hoje. É reconhecer seu passado, é colher o que foi plantado durante toda a sua vida.

Como Pixote, use seu olhar interno para essa incrível viagem da vida. Cores, brilhos, diversão, encontros, decisões!

O EXERCÍCIO DO SE AUTOCONHECER

 

Vamos abrir os olhos? Acredito que a jornada do nosso Peixe Pixote te provocou uma reflexão de como você está vivendo a sua vida. Esse é um primeiro passo para sair da zona de conforto e buscar se conhecer.

Se você se encontra em um momento da sua vida e se sente em um lago escuro e sem saída, sem conseguir ver uma luz para uma vida satisfatória, conte com a ajuda de um psicólogo. Saiba que temos a opção da orientação psicológica online que pode ser realizada no conforto da sua casa, e estou a disposição para te acompanhar nesse processo de abrir os olhos diante de sua vida.

Clique aqui para conhecer o Terapia de Bolso e agendar uma sessão por vídeochamada.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.