O NOVO NORMAL: ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA LIDAR COM AS MUDANÇAS DA PANDEMIA

como-lidar-com-o-novo-normal-causado-pela-pandemia

Você com certeza ouviu recentemente alguém falando do “novo normal”. Esse termo surgiu após os procedimentos para evitar a proliferação global do novo coronavírus e dizem respeito as novas formas de comportamento coletivo: regras de isolamento social, fim de eventos coletivos, higiene redobrado, uso de máscaras, teletrabalho ou home office e até aulas à distância para crianças.

Sabemos que o “normal” diz respeito a comportamentos que são comuns ou modais, mesmo que cada um os pratique à sua maneira, com sua bagagem existencial e crenças. E o adjetivo “novo” vem dizer que agora o conceito de normal é outro, foi atualizado. E esses conceitos e hábitos de rotina foram atualizados como forma de adaptação aos tempos que vivemos.

Mas está sendo uma mudança simples? Não mesmo! Todos fomos afetados e retirados do nosso fluxo rotineiro.

As rotinas e protocolos sociais mudaram em modo de urgência e obrigatoriedade. De uma hora para outra as crianças já não tinham escola, o local de trabalho passou a ser a própria casa, restaurantes não abriam mais, nem shoppings… e com isso pais tiveram que conviver mais com seus filhos enquanto resolviam questões do trabalho em casa, tinham que ajudar os filhos mais frequentemente com as tarefas da escola, empresas e colaboradores aprendendo a atender seus clientes à distância, rodízio no trabalho, economia ameaçada, casos diários de infecções…

Atualmente, após longos quatro meses, surgiram as primeiras esperanças de solução através de imunização por vacina, mas ainda são testes. As orientações de proteção a saúde individual e coletiva seguem sendo reforçadas por autoridades, enquanto o número de casos no mundo não está baixando sinalizando que não atingimos uma “imunidade de rebanho” ou mesmo estabilizamos o “platô”.

Mas e aí psicólogo Elias, como ficam os planos, objetivos, projeto de vida e sonhos em meio a esse mar de incertezas? O que seria se adaptar assertivamente nesse momento? E como a Psicologia pode ajudar?

 

COMO A PSICOLOGIA PODE AJUDAR
NO PROCESSO DE ADAPTAÇÃO AO NOVO NORMAL?

 

A Psicologia pode ajudar nesse momento, pois enquanto ciência tem acumulado em seu arcabouço técnicas, métodos, protocolos e dados sobre o comportamento humano em diversas situações ambientes: experiências de laboratório, teorias, experiências sociais, estudos de caso e análises comportamentais em catástrofes precedentes.

O profissional formado em Psicologia tem acesso a estudos sobre história e evolução do comportamento humano, teorias da personalidade, teorias de aquisição de novos comportamentos ou aprendizagem, traumas, comportamentos disfuncionais ou doentios, condicionamento, emoções, cognições, inconsciente, entre outros.

Agora, uma forma de pensar funcionalmente nesse momento é termos em mente que os comportamentos desse “novo normal” são formas de nos proteger contra a ameaça do vírus e que, portanto, é muito melhor nos adaptarmos, até porque certos aspectos da vida não param e quem se adapta primeiro sempre tem vantagens.

 

novo-normal-dicas-para-lidar-com-as-mudanças-da-pandemia-covid19

 

ORIENTAÇÕES
PARA LIDAR COM O NOVO NORMAL

1
MANTER EM MENTE
SEUS SONHOS ANTIGOS

 

Sim, as coisas mudaram e devemos nos adaptar, mas não significa que seja de qualquer jeito. Precisamos realizar mudanças rápidas para protegermos nossa saúde e de quem gostamos, mas também precisamos pensar nas mudanças de forma mais concreta e nessa hora é preciso lembrarmos quais eram os planos originais e termos eles em mente para nos adaptar sem perder a essência.

A vida é uma sequência de adaptações a realidade,
mas sempre com intuito maior de nos realizarmos no processo.
Por isso a adaptação tem que ser personalizada.

2
REPENSAR
SEU MODO E PROJETO DE VIDA

 

As coisas mudaram, mas você e seus sonhos continuam os mesmos. O que você precisa é repensar a forma como esses irão se realizar, por exemplo, se seu sonho era sua profissão e agora esta encontra-se ameaçada com o isolamento social, você pode repensar a forma como entrega seus serviços para a empresa onde é colaborador ou clientes para quem presta serviços.

Da mesma forma se seu sonho é a formação tente focar seu tempo em estudar para quando a pandemia parar ou diminuir você ser um aluno mais aplicado ainda. Sua formação pode até atrasar, mas sua competência estará mais adiantada que nunca. E com algum empenho e um pouco de sorte você pode até acabar descobrindo uma forma de ajudar outras pessoas da mesma área a continuar mantendo o ritmo dos estudos ou prestando seus serviços.

Se você é artista já deve ter percebido que é possível fazer apresentações online, dar aulas de artes e até vender produtos. E se é empreendedor de outro ramo também pode aproveitar para digitalizar seu negócio, mesmo sendo algo forçado pela pandemia te trará muitos ganhos em médio e longo prazo.

3
ANALISAR
SEUS PONTOS DE RESISTÊNCIA

 

É de conhecimento comum e empírico o fato de que somos resistentes a mudanças. Resistimos mesmo a mudanças em tempos normais, quanto mais a mudanças de uma fases obrigatórias.

Nessa hora o autoconhecimento é um indicador valioso de como podemos lidar com esse novo normal de forma mais assertiva.

A inteligência emocional é outro aspecto do conhecimento sobre si mesmo que nesse momento nos serve como instrumento de navegação. E nunca é demais lembrar que um psicólogo pode te ajudar com esses temas no decorrer de uma consulta ou processo terapêutico.

4
REUTILIZAR
ESPAÇOS DOMÉSTICOS

 

Outra coisa que mudou muito é que nosso lar, seja casa ou apartamento, não é mais apenas um local de repouso e deve servir para diversas funções como: praticar exercícios, trabalhar, fazer aulas, provas e toda rotina de estudos que antes eram em um local específico.

Então prepare sua casa para ser seu Q.G.. Um local de onde você poderá atuar em diversos campos da sua vida, incluindo a profissional. Essas mudanças podem ser muito positivos e te ajudar a desenvolver mais atividades de hobby e estudos que antes não fazia temendo a locomoção e o limite dos horários comerciais.

5
CONSULTAR
UM PSICÓLOGO ONLINE

 

Essa dica pode parecer clichê, pois recomendamos a consulta online desde 2015, mas nesse momento, mais que nunca o atendimento remoto está sendo útil e ajudando pessoas.

Brasileiros de diversas regiões do país e do mundo em isolamento social estão podendo continuar sua psicoterapia, fazer uma consulta pontual ou mesmo iniciar um processo de terapia remotamente, por videoatendimento. Aproveite essa facilidade que as novas técnicas de Psicologia associadas a tecnologias de comunicação podem propiciar. Um profissional de Psicologia pode te ajudar em diversos pontos nesse processo de adaptação ao “novo normal.”

Entender que pontos dessas mudanças tocam em nossa arquitetura comportamental. Alguns pontos podem estar relacionados a traumas e desconfortos do passado que nos condicionaram a evitação; outros podem estar bloqueados por crenças disfuncionais ou ainda estarem invisíveis em nossos pontos cegos.

6
BUSCAR ESTRATÉGIAS
DE RELAXAMENTO PARA AS NOVAS ROTINAS

 

Na entrada de estabelecimentos álcool em gel ou spray para as mãos, medição de temperatura e distanciamento no interior. No veículo do aplicativo divisórias entre motorista e passageiro, no restaurante também, nas escolas, assim como nos escritórios. Vários impeditivos que são estressantes e realmente atrapalham o fluxo que tínhamos antes e que atualmente estamos tendo que lidar a toda hora.

Procedimentos obrigatórios e repetitivos, mas que ajudam a proteger nossa saúde e, portanto, não há outra opção a não ser seguirmos, se não por nós pelo outro ou por leis.

Aqui é buscar técnicas de relaxamento e compreensão para se adaptar com menos estresse.

 

o-novo-normal-video-atendimento-psicologo-online

ENCONTRE
PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS ONLINE

HABITUADOS A REALIZAREM VIDEOCONSULTAS

 

Em diversos momentos da vida consultamos especialistas que podem nos ajudar a entender o funcionamento de algo. Com nossos comportamentos, emoções, cognições e mesmo questões pessoais que nos afligem sem entendermos (como sonhos, padrões repetitivos e algumas questões de saúde) também podemos contar com um especialista: o profissional psicólogo.

É um erro comum achar que ao psicólogo só se vai quando o psiquiatra encaminhar devido aos medicamentos não estarem mais respondendo para alguns comportamentos disfuncionais. Ao psicólogo se pode ir sempre, inclusive quando nos sentimos bem, pois esse profissional não trata apenas de comportamentos transtornantes e sim de toda forma de comportamento, incluindo os de treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Os psicólogos do Terapia de Bolso estão online desde 2015 ajudando pessoas de todo o Brasil e mesmo brasileiros em diversos cantos do mundo. Quando a pandemia se iniciou percebemos que poderíamos ser uma solução nesse sentido e temos atendido diversas pessoas.

Clique aqui para conhecer os profissionais que você pode consultar nessa hora.

Uma coisa é certa
nesse momento incerto:
precisamos nos adaptar não apenas
para sobreviver, mas para continuar sonhando.

Leia também meu artigo “Como um psicólogo online pode ajudar durante a pandemia.”

 

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

CEO e Fundador do Terapia de Bolso. Apaixonado por Psicologia e Engenharias do Comportamento Humano. Acredita que em um mundo movido por informação; a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. E por isso idealizou o Terapia de Bolso: Uma videoplataforma para te ajudar a se autoconhecer. (CRP 08/18323)

Comments are closed.