FAÇA A DIFERENÇA: 3 ATITUDES PARA VOCÊ SE CONECTAR AO SEU POTENCIAL AUTÊNTICO E CRIATIVO

3-atitudes-para-fazer-a-diferenca-terapia-online

 

Ouvimos sempre e em todo lugar que é preciso fazer a diferença, ser autêntico e criativo, mas como isso é possível? Como fazer a diferença? Como se conectar ao nosso eu criativo e autêntico? Neste artigo irei dar algumas dicas e orientações como coach e psicóloga sobre esse tema.

Na vida podemos ser escultor ou escultura, já dizia Gustavo G. Boog. Eu te faço uma pergunta:  Qual é a sua escolha? Quem não faz diferença passa desapercebido, talvez não atrapalhe, mas com certeza não contribui. Quem não faz diferença é apenas um rosto oculto e enevoado no meio de uma multidão de desconhecidos.

Mas afinal o que é fazer a diferença? Fazer a diferença pode significar muitas coisas:

  • Direcionar o seu potencial e talento na direção do seu propósito;
  • Comprometer-se com as mudanças que você deseja e merece;
  • Assumir os seus valores e trabalhar a favor de sua satisfação e realização.
  • Concentrar sua energia naquilo que realmente importa para você;
  • Focar no que é essencial em sua vida, ultrapassando obstáculos e desafios no caminho;
  • Arriscar, lidar com o medo e investir no seu crescimento profissional;
  • Aproveitar seu talento para realizar seu sonho:

Fazer a diferença é dar aquela contribuição única e pessoal, o que gera os resultados que você espera! Fazer a diferença depende de você enfatizar a SUA DIFERENÇA!

AUTENTICIDADE:
O CAMINHO MAIS CURTO PARA SE FAZER A DIFERENÇA

 

Pode ser que algumas vezesvocê se perceba se comparando, seu desempenho, sua popularidade com os padrões, parâmetros e referências de outros. Mas posso lhe garantir que você é único e tem os seus! Porque você já começou com uma perspectiva diferente, você tem uma forma diferente, e provavelmente você quer trabalhar por iniciativas diferentes. Por isso você é ÚNICO!!

Somente quando você estiver convicto daquilo que deseja e esta convicção fizer parte integrante da sua essência você vai conseguir fazer a diferença! Já pensou nisso? Se você não acreditar naquilo que você é capaz de fazer, quem vai acreditar? Por isso entrar em contato com seu eu profundo e autêntico é fundamental para conseguir fazer a diferença.

 

3 ATITUDES
PARA SE CONECTAR A SEU POTENCIAL CRIATIVO E AUTÊNTICO

Acredito que existam 3 passos para iniciar essa jornada de buscar pelo seu eu profundo, autêntico e criativo. Vamos nessa!

ATITUDE 1
DÊ OPORTUNIDADE AO SEU
POTENCIAL CRIATIVO!

 

Muitas vezes são os seus próprios pensamentos negativos que atrapalham o seu processo criativo. Você pensa em uma nova ideia e já se critica pensando: “não é possível”, “não posso”, “não vou conseguir”, “é muito difícil”, “é tarde demais”. Você limita seu desenvolvimento e potencial criativo. Você assim como uma criança precisa de estímulo e de afirmações encorajadoras para crescer.

Não há evolução sem esforço, empenho e confiança. Tem que se questionar: “por que não tentar?”, “sim, eu posso conseguir” e “está tudo bem, vale a pena tentar”, “confio na minha capacidade”. É preciso demonstrar entusiasmo, persistência e quando errar, seja mais gentil consigo mesmo.

Além disso, é importante que você dê espaço para o seu potencial criativo surgir. Para isso você precisa se conectar com você mesmo, compreender seus pontos fortes e valores. Saber o que é essencial para você, o que lhe dá sentido na vida. Com essa clareza, fica mais fácil quando a oportunidade certa se apresentar. Você saberá que é capaz de expressar seu potencial criativo!

ATITUDE 2
FAÇA MUDANÇAS PEQUENAS E CONSISTENTES!

 

Ter clareza do que se quer mudar é o primeiro e o mais importante passo a ser dado no caminho da autenticidade. Para que a mudança possa ser efetiva e duradoura, os motivos que estão na base da mudança são um forte gatilho para a sua ação. Saber os motivos da sua mudança irá alimentar a sua atitude e impulsionam-no a fazer coisas que facilitam a obtenção dos resultados desejados. Quanto mais os motivos forem coerente com seus valores, objetivos e prioridades mais curto é o caminho a ser percorrido!

Por isso agora faça um pequeno exercício, pegue papel, caneta, PARE, PENSE e responda em um papel:

  1. Qual é a mudança que você deseja realizar?
  2. O que te impede de realizar a mudança hoje?
  3. O que você pode fazer hoje que vai ter aproximar da mudança que você deseja?

O grande desafio quando queremos mudar algo na vida é criar expectativas inalcançáveis sobre a mudança desejada. Com isso vem a decepção e o descrédito, eles são bloqueadores do seu crescimento. Combata a sensação de que a mudança é grande demais, comece a decompor a mudança, em micro mudanças. Isolar as partes individuais de uma situação e dar início a primeira ação pode lhe dar uma injeção de ânimo e coragem.

Dê um passo da cada vez, e valorize cada pequena ação realizada por você! O simples fato de você se ouvir reconhecendo suas realizações já reforça a sua autenticidade!

ATITUDE 3
CONFIE MAIS EM SI MESMO!

 

A confiança em si mesmo é a ferramenta principal na reconexão com o seu potencial criativo e autêntico. Seja claro no seu objetivo, siga seu coração e desapegue e deixe as coisas fluírem! É essencial acreditar que vai dar certo e começar a assumir riscos na sua jornada de evolução. Confiança é uma escolha, trata-se de escolher agir, fazer, ou tentar.  Se você optar em não agir tem poucas chances de sucesso e de fazer a diferença.

Olhe ao seu redor, você tem tudo que precisa para começar a fazer a diferença! Você terá apenas que se reconectar consigo mesmo, com uma sensação de segurança, identidade, integridade que está dentro de você, e assim vai encontrar possibilidades e abundância na sua jornada.

o-caminho-da-ponte-aprenda-a-ter-atitude-terapia-online

VAMOS FAZER UM PEQUENO EXERCÍCIO MENTAL:
O CAMINHO DA PONTE

 

O caminho da ponte representa a jornada que percorremos quando traçamos um objetivo. É o seguinte:

Imagine você agora na frente de uma ponte sobre um rio. Você está na margem do rio e seu objetivo está lá do outro lado!

Você olha o seu objetivo que está lá do outro lado, pensa, raciocina, acredita que está lá o que você deseja, e que quando chegar lá do outro lado terá realizado seu objetivo com sucesso. Agora pense que quando temos um objetivo três situações podem acontecer:

 1°
VOCÊ PODE PERMANECER NA MARGEM DO RIO 

 

A visão sem ação, não passa de um sonho!

Você está na margem do rio e tem vários objetivos em mente, são tantas coisas que você deseja conquistar, mas não sabe bem qual delas quer investir nesse momento. Você não tem clareza do seu objetivo, pois provavelmente tenha dúvidas, inseguranças, receios e até medo, e isso acaba impedindo você de ir adiante, você não saber onde vai investir sua energia nesse momento. Por isso você está parado na margem do rio,  você fica só observando o rio porque simplesmente não sabe o que fazer!

Você permaneceu na margem da rio! Você não conseguiu percorrer a ponte e explorar seu objetivo. Ficou sem perspectiva, sem norte ou direção, simplesmente você não foi a lugar algum!


VOCÊ PODE FICAR NO MEIO DA PONTE 

A ação sem visão é só um passatempo!

 

Você começou a sonhar com seu objetivo, sentiu-se motivado e com energia para enfrentar os desafios no percurso. Sentiu firmeza! Sentiu-se estimulado a querer algo melhor, mas de repente decidiu fazer uma avaliação para tomar uma decisão mais acertada. Fez uma análise mais criteriosa, pensou em quais eram as habilidades e competências que você precisaria desenvolver, quanto tempo você levaria para atingir o seu objetivo, quais seriam as primeiras ações e quais recursos seriam necessários. E o que aconteceu foi que todas essas informações te deixaram um pouco assustado. Você percebeu que vários fatores fugiam do seu controle. Perguntou-se: vale a pena insistir?

O que houve com você? Simples…Você deixou as dúvidas tomarem conta de você, sentiu-se inseguro e ficou com medo receio de seguir adiante. O seu medo ficou maior que o seu sonho!

Você parou e ficou no meio da ponte! O seu medo lhe impediu de progredir, e de você ter o crescimento que desejava. Você não conseguiu exercer suas escolhas por medo de assumir riscos. Você preferiu ser amante da insegurança ao invés de ser parceiro do entusiasmo! 


VOCÊ ATRAVESSOU A PONTE 

A visão com ação pode mudar a sua história!

 

Você tem um objetivo muito claro na sua mente. Você tem certeza e está pronto para enfrentar os obstáculos e dificuldades no caminho. Você sabe que terá pedras no caminho, mas está disposto a construir um castelo. Você realmente acredita que pode realizá-lo, que é capaz. Deseja utilizar todo o seu potencial para concretizá-lo.

Não perde tempo, você vai lá e faz! Quando você visualiza o seu objetivo, você cria a coragem para agir e começa a atravessar a ponte. Você segue adiante pois tem clareza que dificuldades aparecerão no caminho da ponte, mas como você realmente acredita que pode fazer, também sabe que os incômodos irão desaparecer progressivamente.

Você atravessou a ponte porque teve coragem para percorrer caminhos inexplorados. Você verdadeiramente abraçou aquilo que acreditava e foi coerente com sua essência! Você deu vários passos em direção a seu objetivo e mudou a sua história!

VENCENDO O MEDO DE SER AUTÊNTICO

 

Muitas vezes no caminho da ponte, é o medo que pode impedir você de alcançar o seu objetivo.  Dependendo dele você vai ficar na margem, no meio da ponte ou vai conseguir atravessar a ponte. O que você deseja? É por causa do seu medo que você deixa de fazer as coisas que gostaria, desiste fácil dos objetivos e não persiste nas ações que planeja. O medo deixa você inseguro e ansioso, e o caminho mais difícil e sombrio.

Sei que o medo é um dos maiores obstáculos na hora de superar desafios em busca de crescimento. Por vezes o medo é tão forte que ele acaba nos incapacitando de fazer aquilo que julgamos que somos capazes, como já dizia Charlie Brown: “O medo cega nossos sonhos”. Não deixe o medo tomar conta de você.

O que você quer está logo aí depois do medo! O que você quer está lá do outro lado da ponte!

Então para avançar no caminho da ponte você precisa encarar a sua realidade mesmo com o medo. Você pode simplificar e analisar ela da seguinte maneira: “ Tenho medo, SÓ ISSO”. Pois segundo Ambrose Monn “a coragem não é ausência do medo, mas o entendimento de que há algo que é mais IMPORTANTE do que o medo”. O seu objetivo e a mudança que você deseja é mais importante que o seu medo. Assim, você consegue superá-lo e atravessar a ponte com sucesso!

A CRIATIVIDADE FAZ A DIFERENÇA

 

Quando você atravessa a ponte, você ativa sua criatividade, você ousa e você faz a diferença! 

Só que toda vez que vamos desenvolver algo novo, existe a possibilidade de errar. Claro que os erros podem aparecer, errar é preciso, grande parte dos acertos surgem de erros anteriores e isso é fundamental para o seu CRESCIMENTO e SUCESSO do outro lado da ponte.

O importante é que você seja o incentivador da criatividade no caminho da ponte! 

Ser criativo é ser original! Insights criativos fluem melhor quando você tem objetivos claros. Para Dr Edwin Land: “um aspecto essencial da criatividade é não ter medo de fracassar”. O máximo que vai acontecer, se você colocar suas ideias para funcionar, é  que você pode errar o caminho, mas e daí? É só tentar outro caminho novamente.

Tudo pode dar errado, mas também tudo pode dar muito certo. Então por que não tentar? Nossa criatividade não tem limite! O receio coloca você em jaulas e isso te amarra, te deixa com a vontade de atravessar a ponte, mas  você acaba ficando na margem. Nada é realizado na margem da ponte!

Então, por que não ultrapassar a ponte para atingir o seu objetivo e sonho e fazer a diferença? A criatividade agradece!

fazer-a-diferenca-como-ter-atitude-terapia-online

A JORNADA DA AUTENTICIDADE

 

Após a conquista do seu objetivo atravessando o caminho da ponte acontece uma transformação orientada por seus próprios princípios e verdades, conectada ao seu potencial interno e aliada as suas fortalezas e valores. É uma transformação autêntica. Você conseguiu o que você queria e desejava!

Você foi autêntico, isso significa que você foi verdadeiro com seu próprio eu! Para isso você precisou estar neutros, aberto, livres de amarras, muros e impedimentos internos. Assim ficou bem mais fácil encontrar  a autenticidade. Você brincou, aprendeu, testou possibilidades, errou, acertou e ganhou!

Viva com autenticidade, permita-se buscar concretizar o seu objetivo, viver a vida que deseja viver. Vá atrás do que você quer. Você é muito maior e mais importante do que pensa que é!

Foi um prazer conversar contigo novamente! Nos falamos no próximo artigo!!! Se você quiser ler a respeito do medo acesse aqui o meu artigo Os 3 passos para o autodomínio!

Grande Abraço, Roberta Sanzi

Fica aqui o meu convite para conhecer meu consultório online!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.