PANDEMIA, ISOLAMENTO SOCIAL E TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO: 8 DICAS SOBRE COMO LIDAR

https://blog.terapiadebolso.com.br/wp-content/uploads/2020/05/covid19-videoterapia-videoatendimento-psicologoonline

O termo transtorno de adaptação pode ser compreendido de maneira simples quando começamos a pensar nossas vidas em tempos de pandemia. Como trabalhar homeoffice? Como vender meu serviço ou produto online? Como ter acesso comprar à distância? Como estudar? Ir à academia?…

A atual pandemia da COVID-19 trouxe um alerta para as autoridades nacionais e internacionais, alterando suas legislações e/ou recomendando distanciamento social. Muitos países passaram a adotar estas práticas e puderam observar a redução dos casos da doença, já no Brasil, assim como em poucos outros países, práticas diferentes estão sendo tomadas, e o número de casos continua a crescer.

Observamos à nossa volta a forma como o distanciamento social tem afetado as pessoas, seja pela suspensão de sua atividade profissional, alterações em sua rotina e especialmente pelo fato de não poder estar mais com seus amigos e entes queridos. Somados confinamento prolongado e diminuição de atividade física, podem gerar consequências ao nível da saúde mental.

Afinal somos naturalmente seres sociais e sentimos necessidade de contato com os outros. Então quando nos vemos em isolamento, percebemos que esse contato social deixa de acontecer e a pessoa isolada acaba por fechar-se em sua mente.

 

A COVID-19
E O ISOLAMENTO SOCIAL

 

Estar isolado do convívio social por prazo indeterminado, recebendo informações como uma avalanche, seja por meio da televisão ou outro meio de informação qualquer, para a maioria das pessoas é uma tarefa extremamente difícil, pois mexe com as emoções e com o aspecto psicológico dos indivíduos.

As consequências desta nova realidade, independentemente de contrair ou não a COVID-19, está causando pânico e o medo nas pessoas, tornando sua racionalidade praticamente impossível. Esta situação pode levar a consequências adversas, quer ao nível global, quer ao nível dos relacionamentos pessoais.

Este novo cenário está
desencadeando transtornos psicológicos graves.
Por essas razões o transtorno de adaptação
(misto de sintomas ansiosos e depressivos),
é um dos transtornos mentais que está afetando
e ainda irá afetar muitas pessoas devido à realidade atual.

Mas como podemos lidar com isso e manter ou recuperar nossa qualidade de vida e saúde mental?

Vamos lá, abaixo vamos conversar um pouco mais sobre as formas como os sintomas aparecem e quais os sinais deste transtorno, além de também dar dicas sobre como melhorar.

pandemia-covid19-sars2-psicologoonline

TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO:
O QUE É E COMO LIDAR?

 

O transtorno de adaptação é o estado de desequilíbrio do funcionamento psíquico e orgânico, ou seja, é quando o organismo busca utilizar nossos recursos psicobiológicos para lidar com eventos que exigem ação de defesa. Este transtorno é desencadeado pela necessidade de lidar com algo que ameaça nossa homeostase ou nosso equilíbrio interno.

Isso ocorre quando os nossos recursos atuais mostram-se insuficientes, pois estamos demasiado vulneráveis pessoalmente ou nos ocorre a falta de estratégia de enfrentamento ou, ainda, pela forma grave ou intensa do fator estressor presente, assim o organismo pode ser afetado em sua plenitude gerando consequências graves para a nossa saúde física ou mental.

Os sintomas observados são: tristeza, falta de esperança, falta de prazer em realizar suas atividades habituais ou novas atividades, crises de choro, nervosismo (respiração acelerada, tremores em um ou em ambos os olhos), ansiedade (coração acelerado, suor nas extremidades – mãos e pés, angustia, falta de ar, tremores no corpo), preocupação constante, sensação de desespero, insônia, dificuldade de concentração, sensação de estar oprimido e pensamentos suicidas.

ACREDITO ESTAR
COM TRANSTORNO DE ADAPTAÇÃO,

E AGORA, O QUE POSSO FAZER PARA MELHORAR?

 

Antes de tudo busque um profissional que possa te ajudar com o diagnóstico e com técnicas de engenharia comportamental que te ajudem a enfrentar o momento.

Eu diria que o primeiro passo é buscar atendimento psicológico, mas as seguintes dicas também podem ajudar:

1
TRABALHE SEU SENSO DE AUTOEFICÁCIA
E RESPIRAÇÃO

Busque recordar se em algum momento de sua vida, você já vivenciou uma situação semelhante a esta e tente recordar como você fez para lidar com ela. Nos lembrar do que já atingimos antes ajudo em emoções positivas e assertivas como o chamado senso de autoeficácia na TCC.

Faça treinos de respiração diafragmática ao menos 2 a 3 vezes por dia, assim você irá controlar seus sintomas ansiosos e se manterá mais tranquilo no decorrer do seu dia.

2
ORGANIZE SEUS PENSAMENTOS

Utilize um papel e coloque nele todos os seus pensamentos, e em seguida busque organizá-los por grau de preocupação. Assim facilitará a sua percepção e poderá notar que muitas das coisas que esta a pensar, não eram assim tão relevantes.

Um psicólogo pode ajudar como sendo uma espécie de mentaltrainer, nessas horas.

3
CRIE UMA REDE DE APOIO AO SEU REDOR

Busque sua rede de apoio. Converse com pessoas do seu círculo e de sua confiança sobre como está se sentindo e as coisas que te tem incomodado.

4
TENTE NÃO PERDE SUA ROTINA

Siga uma rotina. Ter uma rotina saudável e com boas práticas irá te ajudar a recuperar-se mais rapidamente.

5
CUIDE DO SEU SONO

A qualidade de sono é primordial para uma boa qualidade de vida. Por isso procure sempre dormir ao menos 6 a 8 horas por noite, evitando assistir TV ou mexer em tablet e celular logo antes de dormir, pois isto ajuda a evitar que percas o sono.

6
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Busque adaptar suas refeições para alimentar-se a cada 3 ou 4 horas, sempre dando preferência por alimentos nutritivos e saudáveis. E lembre-se de evitar realizar refeições em frente a tv ou outro meio de distração.

7
HOBBIES

Organize seus horários para que tenha algumas atividades de ócio criativo nas horas vagas (exemplo: leitura de bons livros e/ou jogos que estimulem o seu intelecto – xadrez, caça palavras, etc). Assim estará exercitando sua mente, distraindo-se e aprimorando sua qualidade de vida.

8
EXERCÍCIOS FÍSICOS

Pratique atividade física de 2 a 3 vezes por semana. A atividade física produz endorfina e ACTH (hormônio que regula a liberação de cortisol no nosso sangue) que ajuda a nosso corpo a aprender a lidar com os sintomas de ansiedade, o que auxilia a controlar melhor estes sintomas quando eles surgirem.

 

https://blog.terapiadebolso.com.br/wp-content/uploads/2020/05/covid19-videoterapia-videoatendimento-psicologoonline

TERAPIA ONLINE:
UMA FERRAMENTA DE ADAPTAÇÃO A SEU ALCANCE

 

A TCC (terapia cognitivo-comportamental) visa auxiliar o paciente no aprendizado e treino de novos comportamentos, reações saudáveis, mudança na forma de pensar e ver a situação, adaptando-o a enfrentar de maneira mais adequada à nova situação. Podendo, em caso do psicólogo observar a necessidade, conciliar-se a um tratamento psiquiátrico, sendo utilizado o uso de medicamentos, cujo objetivo é melhorar a sua qualidade de vida e reduzir sua ansiedade, tornando esta adaptação mais fácil e saudável.

Mantermo-nos serenos num vendaval de informações e emoções que envolvem a pandemia do novo coronavírus ou covid-19, está a ser um desafio intenso para a humanidade.

Se você possui ou tem alguém próximo com estes sintomas e pensa que a orientação de um Psicólogo poderá ser útil, venha ao meu consultório virtual!

O atendimento acontece via por videochamada aqui no nosso site, com toda a segurança e sigilo. Basta cadastre-se e escolher um horário comigo. Para entender melhor como funciona clique aqui e conheça meu consultório online.

COMENTÁRIOS

comentários

Tatiane Fidelis

Psicóloga Clínica, Doutoranda em Neurocognição e Afetividade e Mestra em Neurocoginição e Linguagem pela Universidade do Porto. Além de Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental e em Transtornos Alimentares e Obesidade. Foco no controle de ansiedade (CRP 08/15051).

Comments are closed.