5 HABILIDADES MENTAIS QUE VOCÊ PODE DESPERTAR COM UM PSICÓLOGO DO ESPORTE ONLINE

psicologia do esporte, psicólogo do esporte, psicólogo online, iniciação esportiva, terapia online, orientação psicológica para esportes

 

Você sabe o que um psicólogo do esporte online pode fazer por você na hora de aderência ao exercício físico e iniciação esportiva?

Para você entender melhor o ideal é entender o quê é a Psicologia do Esporte. Tente responder a uma pergunta: O que define um atleta profissional ou um bom esportista amador?

Calma, sei que a pergunta é complexa e como psicólogo especialista em Psicologia do Esporte, te respondo prontamente: Uma mistura das suas capacidades físicas, táticas, técnicas, emocionais e psicológicas. Isso mesmo, os aspectos psicológicos e emocionais são o diferencial no momento da competição. Treinar essas habilidades é fundamental, assim como é imprescindível para desenvolver as capacidades atléticas de campeões. E isso também serve para os exercícios da acadêmia e para os pequenos campeonatos esportivos que você participa ou deseja participar e sai campeão.

E os conhecimentos dessa ciência também podem ser aplicados para a vida nossa de todo dia ter mais rendimento. Ao superar um limite físico sempre superamos um limite psicológico e emocional. O simples fato de alguém conseguir recursos interiores para aderir de vez a acadêmia ou a um esporte, já mudará sua vida e aumentará seu desempenho em vários outros campos.

Que a Psicologia vem sendo aplicada aos esportistas de alto rendimento como os nossos fenômenos do Futebol, MMA, Judô, Vôlei e outros esportes profissionais, você já sabe, mas talvez o que você ainda não saiba, é que a Psicologia do Esporte é algo que pode servir para a sua vida cotidiana também.

Esse é o tema que quero te falar hoje, baseado em minha experiência como psicólogo especialista e atuante nessa área.

 psicologia-do-esporte-psicologo-do-esporte-terapia-online

O QUÊ É A PSICOLOGIA DO ESPORTE?

 

A Psicologia do Esporte é uma ciência que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico.

O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente.

A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento. Mas, não é só esse o foco de atuação. As áreas de intervenção são compostas também:

  • Pelas práticas de tempo livre (atividade física como manutenção da saúde e do bem estar);
  • Pelo esporte escolar (a relação do praticante com o ambiente escolar, nos mais variados graus);
  • Pela iniciação esportiva (crianças e jovens envolvidos em atividades esportivas, pedagógicas e competitivas);
  • Pela reabilitação (recuperação psicológica de lesão de atletas e praticantes de esporte, assim como pessoas que praticam atividade física como meio para reabilitação e inserção social, os obesos, os doentes cardíacos, os doentes mentais, as pessoas com necessidades especiais entre outros), e por fim;
  • Pelos projetos sociais (tem como intuito o esporte como meio de educação e socialização de crianças e jovens de comunidades carentes).

PSICOLOGIA DO ESPORTE É A MESMA COISA QUE
TERAPIA PARA ESPORTISTAS?

 

Muitas vezes os papéis da Psicologia do Esporte e da Psicologia Clínica são confundidos, mas na verdade são especialidades diferentes. Não se “transporta”o “divã” para o ambiente esportivo, as estratégias de intervenção dessas áreas podem ser em alguns momentos similares, porém os objetivos são distintos. Na clínica geralmente as pessoas buscam aliviar o sofrimento, angustias, autoconhecimento, entre outros aspectos. Na Psicologia do Esporte, procuramos desenvolver habilidades psicológicas que estão relacionadas as práticas esportivas.

A Psicologia do Esporte é uma ciência emergente e que está conquistando cada vez mais espaço na preparação de atletas de elite, esportistas amadores, treinadores, em grandes clubes, pequenos clubes, assessorias esportivas e até em algumas acadêmias de primeira linha já começam a ter esse profissional em sua equipe. Mas eu quero falar pra você dos benefícios que essa ciência pode trazer para sua vida cotidiana.

psicologia do esporte, psicólogo do esporte, psicólogo online, iniciação esportiva, terapia online, orientação psicológica para esportes

5 HABILIDADES COGNITIVAS E EMOCIONAIS
QUE VOCÊ PODE MELHORAR
COM A AJUDA DE UM PSICÓLOGO DO ESPORTE ONLINE

1
AUMENTAR O CONTROLE EMOCIONAL

 

Psicologia do Esporte; Psicólogo Online; Terapia de Bolso (2)Conseguir lidar com a pressão por resultados competitivos sem atrapalhar a performance esportiva. As pesquisas indicam que as pessoas com maior equilíbrio emocional são as que se saem melhor nas competições.

Não adianta estar no seu melhor condicionamento físico se no momento de competir você sucumbe as suas emoções e elas interferem no seu rendimento. Os relatos são inúmeros de pessoas e grandes atletas que não conseguiram controlar suas emoções mais negativas e perderam grandes oportunidades em sua carreira.

Assim como esportistas precisam de controle emocional para ter melhores resultados na prática do esporte, qualquer pessoa pode praticar esportes para ter melhores resultados em sua vida pessoal e profissional, para isso ter controle emocional será fundamental.

Já imaginou como seria bom e produtivo poder contar com um psicólogo do esporte online para te ajudar na aderência na acadêmia ou algum esporte que você deseja se aperfeiçoar?

2
AJUDAR NO ESTABELECIMENTO DE METAS

 

Busca por metas realizáveis e a conquista de objetivos em curto, médio e a longo prazo. Buscar metas nos motiva, principalmente nos momentos de desamino. Conquistar metas previamente estabelecidas é extremamente útil para o aperfeiçoamento de  alguma habilidade que deseja desenvolver. Para isso, podemos utilizar metas em três etapas: curto, médio e longo prazo, que estão inter-relacionadas.

Pense em uma pessoa que deseja participar de uma corrida de 10 km no final do ano mas está um tempo sem treinar, portanto, sua meta de curto prazo poderia ser: procurar um profissional de educação física, um local para o treino e iniciar suas atividades.
Sua meta de médio prazo poderia ser em três meses introduzir as atividades esportivas a sua rotina pessoal, melhorar seu condicionamento físico e emagrecer 4 quilos.
E a de longo prazo, um ano por exemplo, estar apta a poder correr 10 km numa prova de rua e um determinado tempo.

Perceba que para se atingir o objetivo (meta de longo prazo) será essencial atingir objetivos intermediários, tão importante para a conquista final. A busca por metas não serve apenas as práticas esportivas pode ser incorporada para outras esferas de nossa vida.

3
AUMENTAR A AUTOCONFIANÇA

 

Acreditar nas suas capacidades psicológicas em busca de seus principais desafios. Desenvolver sua autoestima. Muitas vezes, nós mesmos somos nosso pior adversário, na primeira dificuldade que encontramos temos a tendência a nos desestimular.

O esporte nos ensina a nos conhecermos, a desenvolvermos nossa autopercepção e nossas capacidades e principalmente a aumentarmos a nossa tolerância a frustração.

A cada dez minutos a mais na esteira ou correndo,  a cada quilometro a mais de bicicleta ou nova posição de ioga, o sentimento de autoconfiança aumenta.

4
DESENVOLVER CAPACIDADE DE AUTOSUPERAÇÃO
E RESILIÊNCIA

 

Superar nossos autoboicotes que não nos deixam evoluir e determinam o nosso crescimento pessoal. Superar as fases difíceis sem se deixar mudar negativamente e tirando aprendizado e sabedoria, isso é resiliência.

Afinal o esporte é uma ferramenta para o autodesenvolvimento, com a prática de atividades esportivas podemos superar nossas limitações físicas e psicológicas.

5
UM PSICÓLOGO DO ESPORTE ONLINE
PODE TE AJUDAR NO CONTROLE DE ANSIEDADE

 

O estresse e a ansiedade são processos que nos atrapalham a desempenhar o nosso melhor potencial, seja no esporte ou outras atividades da vida. Saber utilizar técnicas para controlar essas adversidades será fundamental para o sucesso de qualquer pessoa.

A  prática do esporte e do exercício físico ajuda a gastar energia de um jeito proveitoso e a manter a mente ansiosa ocupada. Além disso, qualquer atividade esportiva contribui para a saúde mental, isso é amplamente divulgado no mundo acadêmico.

É importante incorporar os exercícios físicos aos nossos hábitos diários para obter mais controle sobre a ansiedade e outras emoções negativas que nos impedem de melhorar a qualidade de vida. 

ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA ONLINE
PARA ESPORTES E EXERCÍCIO FÍSICO

 

O conhecimento da Psicologia do Esporte é algo que pode estar ao seu alcance, é acessível e de fácil assimilação. Todos os amantes de algum esporte e pessoas que necessitem aderir a prática de prevenção da saúde, podem se beneficiar, não é exclusivo para atletas de alto rendimento.

Quando trabalho orientando pessoas, seja na aderência a prática do exercício por motivos de prevenção de saúde ou  mesmo por lazer ou estética, busco promover o desenvolvimento emocional e auxiliá-la a buscar seus objetivos em outras áreas pessoais, também.

Por isso se você se interessou pelo tema e desejar atendimento personalizado de um profissional de Psicologia do esporte, gostaria de te dizer que você pode ser atendido online. Nossos dias estão cada vez mais atribulados, vejo nesse tipo de atendimento uma ótima ferramenta para democratizar e expandir o conhecimento da Psicologia nos ajudando no desempenho em esportes e nas nossas vidas. O atendimento acontece via videoconferência.

Veja os horários para aconselhamento psicológico online aqui. 

Um grande abraço!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.