ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE E PANDEMIA: RELATO DE UMA PSICÓLOGA

saude-mental-e-pandemia-relato-de-uma-psicologa-online

 

O atendimento psicológico online tem sido a solução para muitas pessoas terem acesso a psicoterapia. Na minha prática clínica de mais de 3 décadas, nunca me senti tão útil como nos últimos meses, enquanto profissional que trabalha para promover a saúde mental.

Logo que a pandemia registrou os primeiros casos no Brasil, preparei-me para uma demanda de atendimentos online, que até então, não se registravam na minha agenda com tanta frequência. O atendimento presencial, ainda se fazia preferência dos clientes que me procuravam, e confesso, fazia também a minha preferência.

Como no início da minha carreira não existia internet, creio que minha experiência no atendimento presencial estava focada por mim, em primeira mão, ainda que ciente da importância de abrir para o mundo, de forma mais abrangente, os limites do meu consultório, através da psicoterapia online.

E DE REPENTE
A CLÍNICA PRECISAVA SER ONLINE

 

Assim, os casos que eu estava atendendo presencialmente, migraram para o atendimento online nesta fase de isolamento social e eu pude acompanhar os clientes que estavam em psicoterapia e outros que chegaram.

E dentro da minha facilitação, como psicoterapeuta, constatar as várias formas de reagir diante do mesmo estímulo chamado COVID-19.

Identifico neste momento, duas vertentes de compreensão das pessoas diante da pandemia:

Na primeira delas, encontram-se as pessoas que, embora sofrendo, conseguem usar todo este sofrimento imposto pelas circunstâncias, em conteúdo para crescimento e desenvolvimento psicológico e espiritual.
Descobriram novas formas de expressar o afeto.
Eliminaram crenças limitantes.
Reformularam conceitos e valores.

Avançaram no autoconhecimento como se estivessem
em um workshop ou maratona de imersão.

Em outra vertente, encontram-se pessoas com tanto medo do futuro, que não conseguem desfrutar da oportunidade singular que o presente lhes oferece, para uma evolução e adaptação ao novo mundo que está nascendo. O medo do novo e do desconhecido, somado à frustração por não conseguirem receber os estímulos que as fazia sobreviver emocionalmente naquele mundo aparentemente normal, levou ao estress e à conflitos internos e externos, agravando ainda mais, suas angústias pré-existentes.

Mas uma coisa todos têm em comum, e neste grupo, eu me incluo como ser humano. Todos passamos pelas fases do luto. Todos tivemos e teremos perdas. Perda de entes queridos, perda da convivência com entes queridos. Perda de emprego, perda de clientes, perda de rotina. Perda de oportunidades que seriam geradas se tudo isso não tivesse acontecido.

E elaborar estas perdas, passando pelas fases do luto, é o caminho que temos para nos ressignificar e nos reconstruir diante deste novo mundo que vai surgindo.

Tenho observado como o luto apresenta fases que realmente correspondem a um processo descoberto pela psiquiatra Elisabeth Kubler-Ross. Autora da teoria das 5 fases do luto, publicada em 1969 no livro “On Death and Dying”.

5 ESTÁGIOS
PSICOLÓGICOS E EMOCIONAIS
PERANTE PERDAS E LUTOS

 

O ser humano tem uma forma de lidar com o luto que se repete de maneira parecida genericamente, apesar de peculiar à cada pessoa. Desta forma, temos, mas não necessariamente nesta ordem:

1
A NEGAÇÃO

Tendência de querer diminuir o impacto psicológico das mudanças cotidianas necessárias para se proteger da contaminação. E o stress começa a aumentar com a alteração da rotina.

Eufemismos surgem para explicar a perda e muitos deles são positivos e podem servir de símbolos de transformação psicológica e emocional.

2
A RAIVA

A raiva é um sentimento que pode expressar sentimento de ofensa ou prejuízo. Um contra-ataque. Sentimento este que a princípio foi direcionado para as autoridades que fizeram o papel de ter que decidir pelo isolamento social. E com isso, o organismo também gerou mais estress é produzido, reduzindo ainda mais a imunidade.

3
A BARGANHA

Em momentos de luto tendemos, em algum momento, a tentar barganhar um “crtl+z”, um “voltar o filme”. Um sentimento de transição entra o fato e a aceitação e seu posterior enfrentamento.

Algo assim como trocar todo o sacrifício do isolamento social pelo fim da pandemia. E diante de cada esticada de tempo, o medo de não conseguir pagar as contas, boletos chegando, mais estress, mais cortisol, mais pânico.

4
A TRISTEZA

Sentimento que aparece com a constatação de tantas incertezas, cenário político conflituoso, economia exposta às vulnerabilidades da situação. Pessoas adoentadas, comércios fechados, escolas, hospitais lotados, pessoas em quarentena…

Mas a tristeza também tem sua importância nesse momento, nos ajuda a entender a realidade, apesar de cruel. E a compreensão é a base para a aceitação e o enfrentamento.

5
A ACEITAÇÃO

Quando descobrimos algo e o aceitamos despertamos o centro do nosso poder de mudança. Na pandemia há um momento que descobrimos que algo realmente está acontecendo de diferente no mundo, existe uma pandemia e as pessoas estão morrendo e adoecendo e podemos fazer algo concreto diante disso. Algo por nós, algo pelo outro, algo pela humanidade.

Permitir o fortalecimento das nossas reservas psicológicas e espirituais, permitir seguir adiante e buscar um significado existencial maior, permitir exercer a solidariedade com os recursos disponíveis, pode tirar-nos do desconforto, devolvendo-nos a sensação de segurança e paz interior.

O aumento do sofrimento psicológico
causado pela situação de pandemia,
está conduzindo muitas pessoas
a lugares dentro de si
jamais sonhados.

Sinto que sou privilegiada por ter vivido estes tempos difíceis e me enriquecido emocionalmente com as experiências compartilhadas pelas pessoas que acreditam nos benefícios da psicoterapia.

 

pandemia-e-saude-mental-atendimento-psicologico-online

COMO O ATENDIMENTO PSICOLÓGICO ONLINE
PODE AJUDAR?

 

O atendimento psicológico online possibilitou que muitas pessoas tivessem acesso à psicologia como ciência e profissão, na segurança de seus lares no período de isolamento social. Creio que após a pandemia, esta modalidade de atendimento será fortemente procurada e utilizada, por várias razões.

Fazer uma sessão de psicoterapia no ambiente seguro e confortável de sua casa ou escritório, sem despender tempo com o trânsito e sem se expor aos perigos de contágio, até que uma forma de prevenção mais segura aconteça, será uma das opções de muitas pessoas que sempre fizeram o atendimento presencial.

Tenho clientes em diversos países que estão se beneficiando do atendimento online, eliminando barreiras que a modalidade tradicional (presencial), reduziria a zero as chances de terem um processo evolutivo em quaisquer circunstâncias, não apenas esta atual relacionada à pandemia.

Descobri que, através da psicoterapia online, nós, profissionais da área da saúde mental, podemos dar a nossa contribuição de forma mais acessível e não menos intensa. Temos que nos adaptar às mudanças do mundo e esta é mais uma delas.

Então fica aqui o convite para você conhecer meu consultório online, horários e reservar uma videoconsulta 🙂

 

COMENTÁRIOS

comentários

Comments are closed.