RELAÇÃO OBESIDADE E EMOÇÕES: COMO A TERAPIA ONLINE PODE AJUDAR

A relação obesidade e emoções sempre é algo claro: comemos acima do que precisamos para lidar com algumas emoções e é aí que uma análise psicológica em terapia pode ajudar. E o melhor pode ser online.

Se você não se sente bem com seu corpo, quando está na frente de um espelho não se reconhece, muitas vezes não se sente compreendida, aceita, esse texto é uma oportunidade de você fazer diferente. Entender um pouco mais suas emoções e com isso buscar recursos pessoais para mudar o que realmente te deixa insatisfeita com seu corpo. Se dê a oportunidade de fazer a diferença e com isso se libertar do que realmente te faz mal.

Quando pensamos em obesidade lembramos sempre dos excessos, dos abusos, das indisciplinas. Esquecemos que por trás desse comportamento existe uma história que por muitas vezes está escondida.

Normalmente em momentos onde estamos com dificuldade de lidar com as próprias emoções, se frustramos com facilidade, não sabemos lidar com as perdas, se isolamos para não sofrer, se calamos com medo de serem incompreendidos. Utilizamos a comida como uma amiga, uma aliada para a sua dor.

PADRÕES DE COMPORTAMENTO
NA OBESIDADE

Cada obesidade tem sua história e que precisa ser revelada, entendida pela pessoa. O trabalho do psicólogo é fazer com que esse indivíduo se entenda emocionalmente. Aprenda a lidar com as questões emocionais de uma forma mais leve, entenda que tem capacidade de melhorar sua vida através de seu entendimento pessoal e emocional.

Muitas vezes a obesidade é um grito de socorro, um apelo para ser entendido, compreendido, e como sua voz não é ouvida, ela é manifestada no corpo como uma forma de agressão tanto a si mesma como a tudo a sua volta.

Para se defender do mundo utilizam máscaras para não mostrar o que sentem, se escondem de si mesmos, muitas vezes não entendem o que está acontecendo. Dentro de um grupo social são sempre os mais alegres, divertidos, os que não tem problemas, “os fofinhos”, muitas vezes chamados preguiçosos, os que escutam a todos e ninguém tem tempo de escutá-los.

COMO A TERAPIA AJUDA?

 

A terapia vai mostrar o como ele coloca a emoção no ato de se alimentar, qual emoção está presente nesse momento. Afinal COMER POR COMER não ajuda. Comer por um impulso ou qualquer coisa sem qualidade e apenas com quantidade não resolve os problemas, é apenas uma sensação momentânea de bem-estar.
Esse modo de lidar com frustrações, se anular perante a vida só está traz prejuízos tanto físicos como emocionais.

A sessão de terapia vai fazer com que a pessoa tenha a real realidade do que está acontecendo consigo mesmo de uma forma onde não exista tantas cobranças, punições. A ideia é fazer com que ela desenvolva recursos pessoais e tenha condições de melhorar seu estilo de vida, de uma forma agradável onde ela não se sinta culpada por falhas em outros processos de emagrecimento.

Muitas vezes o obeso se olha no espelho mais não se enxerga. Em vários momentos se rejeita, sente raiva de si mesmo por se sentir incapaz. Cria fantasias de incompetência, se sente incapaz de mudar sua vida, muitas vezes não consegue enxergar nada de bom em si. Joga para o amanhã o que poderia fazer hoje. Passa por um processo de EXCLUSÃO pessoal e social.

As críticas a respeito de si mesmo normalmente são muito negativas. Isola-se do mundo a sua volta e mais uma vez sua “amiga” (comida) entra em sua vida como uma forma de consolo.

A CULPA o FRACASSO em vários momentos são reforçados por outros sentimentos negativos. Por mais que busque recursos pessoais, estratégias, com o reforçamento de um padrão social a sensação de incapacidade, inferioridade são muito presentes fazendo com que o indivíduo desista sem ao menos tentar. Com isso reforçam que não são capazes de realizar uma mudança em sua vida.

As DESCULPAS MAIS COMUNS são as que o tempo está sempre corrido, a família é mais importante, que não se incomoda da forma que está. Mais por trás de um discurso fica a eterna busca de emagrecer e de alguma forma fazer parte de um grupo social onde a magreza é símbolo de saúde e beleza.

3-passos-emagrecimento-obesidade-e-emocoes

3 LINHAS DE QUESTIONAMENTOS
QUE PODEM DEIXAR
SEU SOBREPESO PARA TRÁS

 

Toda mudança precisa de uma estratégia, e para desenvolver essas estratégias precisamos do apoio de um profissional que entenda o que está ocorrendo e auxilie no desenvolvimento de recursos pessoais. A partir do momento em que o indivíduo percebe seus Pontos Positivos e Pontos Negativos ele tem a capacidade de iniciar as mudanças necessárias.

Dentro de um set terapêutico (online) o psicólogo irá mostrar em que momento ocorrem as autossabotagens (Pontos Cegos). De posse dessas informações a pessoa terá a capacidade de iniciar seu processo de mudança, dentro de suas necessidade pessoais. Essas mudanças podem ser permanentes ou temporárias, tudo irá depender de seu desejo e necessidade.

Para que todo esse mecanismo comece ser compreendido é necessário questionar, entender o que está ocorrendo, somente assim você terá a consciência do por que é importante mudar.

PRIMEIRA LINHA

Se você fizer uma mudança sem ter a consciência do que realmente deseja a chance de uma nova frustração é muito grande. Para que seu objetivo seja alcançado é preciso procurar um profissional que o ajude a elaborar as melhores perguntas para que as respostas sejam realmente as mais fieis ao seu objetivo. Traçar um plano de ação é o início do primeiro passo.

Comece se questionando: Qual seu objetivo real, o por que você tomou essa decisão, o que realmente está te motivando a um novo estilo de vida? Inicialmente responder a essas perguntas ajuda a descobrir sua real motivação, auxilia de forma primária a estruturação inicial da mudança desejada.

Continue se questionando, sem medo das respostas que pode surgir: Por que você precisa emagrecer? A decisão é por você, ou pelo outro? Por que ser magro nesse momento é importante? A partir do momento em que se tem uma resposta, focar no que deseja ajuda a traçar melhor as metas.

Agora quem falou que ser magro é ser saudável? Existe muitos mitos que envolvem o ser magro. Muitas vezes se associa magreza a saúde perfeita. Se pergunte quantos magros saudáveis que você conhece, como é a alimentação dele no dia-a-dia, tudo que ele faz está correto? Esse questionamento é importante para que você tenha a consciência de que para mudar existe a necessidade de se olhar e o que acontece com outro é uma escolha dele.

Com as perguntas acima respondidas reflita: Por que e como a obesidade entrou em sua vida? Ela não chega de surpresa, a obesidade é como se fosse uma erosão, vem chegando de uma forma silenciosa, tranquila, não da um aviso claro do que está acontecendo. Ela dá sinais de que algo está errado e somente você pode achar essa resposta.

Mais uma vez reforço que sozinho é muito difícil, nesse momento já estar em acompanhamento psicológico ajuda a não perder o foco e criar estrutura para superar várias fases de sua vida.

SEGUNDA LINHA

Em toda a fase de mudança é preciso pensar, analisar e entender. Quando não se tem uma noção dos prós e dos contras a chance de não atingir o sucesso esperado é muito grande. Nesse momento novos questionamentos devem surgir.

Se perguntar como ficaria mais magro! Quem já foi magro e hoje está acima do peso tem uma referencia. Agora quem nunca foi magro terá que criar uma imagem dentro de uma perspectiva real, mais uma vez esse processo precisa ser acompanhado por um profissional.

Questione-se o por que todas as tentativas para emagrecer deram errado. Nesse ponto precisa se analisar o que ocorreu em sua vida, por que a comida assumi uma importância muito grande, o que de repente ela quer esconder de você. Por que em vários momentos se reforça as falhas, se esse movimento está sendo tão prejudicial a sua vida.

E finaliza-se perguntando-se: É muito é difícil emagrecer? Você já se perguntou quem disse isso a você? Por que se começa esse questionamento tão negativo. Começar com essa linha de pensamento já é o início do fracasso. Não seria interessante mudar?

TERCEIRA LINHA

Já parou para pensar que cada um é único? Seguindo essa linha de pensamento você precisa de um atendimento individualizado, exclusivo, onde você passe sua real necessidade de mudança, onde você é compreendido pelo outro e a linha de tratamento seja desenvolvida de forma exclusiva. O primeiro passo é buscar ajuda adequada para iniciar um real processo de emagrecimento.

As resistências fazem parte do processo de adaptação, mais é nesse momento que o olhar deve mudar. Entender que a mudança só é possível quando você entende o que pode acontecer, onde você consegue escutar o profissional e absorver os novos ensinamentos. Muitas vezes a mudança não vem no tempo que se deseja, mais se questione: Quanto tempo você demorou para atingir esse peso?

O processo de emagrecimento envolve o contato consigo mesmo.
Dentro da sessão de terapia (presencial ou online) o psicólogo irá ajudar nessa jornada de encontro consigo mesmo, fazendo com que você se reencontre, se reconheça e fortaleça sua identidade.

Em todo a fase de mudança você irá descobrir quais sentimentos estão ajudando e prejudicando no seu desenvolvimento, o que impede a sua real mudança. Quais são os medos, receios, inseguranças que fazem com que a mudança não permaneça em sua vida. Por que voltar ao velho padrão tão prejudicial, o que te prende a uma realidade nociva.

São vários questionamentos, muitas vezes sem a resposta que desejamos. Sonhamos com algo que consideramos impossível, mais afinal de contas: QUEM DISSE QUE É IMPOSSÍVEL?

terapia-online-obesidade-e-emocoes

TERAPIA ONLINE COM FOCO
EM EMAGRECIMENTO

 

O psicólogo nesse momento tem a finalidade de fazer com que o atendido tenha a chance de se redescobrir, aos poucos e no seu tempo. Fazer com que ele tenha a chance de perceber onde ocorram as falhas. No set terapêutico será trabalhado seu processo de individuação. Onde cada um é um, onde as necessidades e os tempos devem ser respeitados e compreendidos pelo psicólogo e paciente, cada qual no seu tempo de elaboração.

Na visão Junguiana o processo de individuação está relacionado com o próprio ser, fazer com que ele tenha a chance de se sentir único dentro de um processo, que consiga entender sua singularidade, percebendo que apesar de viver em sociedade ele tem seu papel social e uma visão de quem realmente é.

Todo o processo de mudança precisa de um suporte e é nesse momento que entra a Terapia de Bolso, que é a oportunidade de vivenciar uma nova experiência, facilitando o acesso ao consultório psicológico. Hoje para mudar basta ter determinação e confiança de que tudo é possível, basta acreditar.

Conheça meu consultório online e meus horários para videoatendimento.

Leia também meu artigo sobre Psicologia da Obesidade.

COMENTÁRIOS

comentários

Jaimara Peçanha Falcão

Formada desde 2003 em Psicologia Clínica atendo crianças, adolescentes e adultos. Atuo na área da Medicina Preventiva trabalhando com Idoso e Transtorno Alimentar, onde desenvolvo além de terapia individual atividades em grupo (Grupo Operativo). Sou Pós Graduada em Acupuntura que além do atendimento clinico sou professora de Medicina Chinesa e finalizando a Pós-Graduação em Neuropsicologia (CRP 06/75158)

Comments are closed.