6 DICAS PARA ENSINAR CRIANÇAS A TER ORGANIZAÇÃO PESSOAL

6 dicas para ajudar crianças a ter organização pessoal, personal organizer, psicóloga online, terapia online

6 DICAS PARA ENSINAR CRIANÇAS A TER MAIS ORGANIZAÇÃO PESSOAL
por uma psicóloga online

 

Ensinar organização pessoal para crianças é um desafio, concorda?. Afinal ser organizado se refere a uma boa quantidade de comportamentos: saber a hora certa para os rituais de alimentação e higiene, a hora de brincar, guardar brinquedos, hora da tarefa de casa, etc.

Todos sabemos que a organização é uma vantagem pessoal que nos ajuda a cumprir metas, objetivos e atingir sonhos e que isso é algo bom de se ensinar para as crianças, mas como ajudar as crianças a aprender sobre organização? Como ensinar as crianças quando muitas vezes nós mesmos estamos precisando de ajuda para tal?

Quando você tem filhos, você quer que eles mantenham-se bem organizados. No início, você deve ensiná-los o valor de ser organizado, mas antes de tudo devemos compreender que se organizar é algo que se deva fazer de bom humor e para melhorar o humor. Uma maneira de fazer isso é você mesmo ser organizado.

QUEM APRENDE A SER ORGANIZADO DESDE A INFÂNCIA TEM VANTAGENS

 

Dê-lhes as ferramentas adequadas para a organização. A maioria das escolas vai dar uma lista de materiais no início do ano letivo. Procure obter pastas de arquivos e cadernos espirais para cada matéria. Obtê-los em cores diferentes e rotulá-los de modo que a criança entenda a diferença de cada um ajudará muito no quesito de organização.

Ensine-os a fazer tarefas que eles podem lidar organizando a mochila deles e mostrando que eles não podem perder papéis importantes principalmente quando vem da escola. Certas escolas mandam recado para os pais quando os filhos são muito desorganizados.

Irei dar 6 dicas para ajudar crianças a ter organização pessoal baseadas em minha experiência pessoal como mãe, como profissional de Personal Organizaer, Coach e psicóloga orientadora de organização pessoal em seus aspectos terapêuticos.

Leia também meus artigos sobre “como superar as desulpas típicas para não se organizar” e “como desenvolver disciplina para aumentar a organização pessoal.”

 6 DICAS PARA ENSINAR CRIANÇAS A TER
ORGANIZAÇÃO PESSOAL

 

 1
APRENDER PARA ENSINAR

Os pais são os exemplos maiores para os filhos. À medida que eles crescem, comece a dar-lhes liberdade para fazer as coisas sozinhos. Se eles esquecerem algo, procure não repreendê-los. Use fatos como esse como uma ferramenta de aprendizagem.

Muitas vezes não sabemos como lidar com nossa própria desorganização e para ajudar os filhos temos que aprender antes, nada mais normal.

2
COMO SABER A HORA CERTA DE ENSINAR UMA NOVA FASE DE ORGANIZAÇÃO?

 

Você deve começar a ensinar aos filhos as suas ferramentas de organização assim que eles tiverem idade suficiente para compreender o conceito. Não tente forçá-los a fazer coisas que eles ainda não têm idade suficiente para fazer, pois isso só vai frustrá-los, mas dar-lhes um bom exemplo é sempre importante.

A medida que minha filha crescia, eu a ensinei conceitos de organização. Ela aprendeu como fazer tarefas, a importância de levar o lixo para fora todos os dias e a cuidar de sua alimentação. Ela aprendeu a lavar sua própria roupa e a importância de porque precisa saber sobre todas essas coisas. Agora que ela mora sozinha viu a importância de saber cuidar de si mesmo e de suas coisas.

3
ENSINE A UTILIZAR LISTAS  E TER PRIORIDADES DESDE CEDO

 

6 dicas para ajudar crianças a ter organização pessoal, personal organizer, psicóloga online, terapia onlineVocê também pode ensinar seus filhos a fazerem uma lista de atribuições anotando as lições a serem feitas todos os dias. Essas ferramentas a maioria das escolas estão oferecendo aos estudantes de hoje para ensinar-lhes o valor da organização. O velho “cachorro comeu meu dever de casa” não é uma boa desculpa.

A questão do smartphone, tablet e mídias sociais também são pontos importantíssimos a se levar em consideração na hora de ensinar a criança a selecionar prioridades.

4
COMECE PELO QUARTO

 

Ensine a eles, quando eles tiverem idade suficiente, como manter seus quartos arrumados. Ensine também sobre a importância de lavar os uniformes toda semana e peça-lhes que coloquem a sua roupa suja sempre no lugar certo. Ensinando desde pequeno, quando crescerem, eles poderão fazer a sua própria lavanderia. Você pode se sentir um pouco cruel colocando seus filhos para fazerem essas tarefas, mas apenas o oposto é verdadeiro.

Se você fizer tudo para eles, provavelmente eles crescerão sem ter organização pessoal.

5
DICAS PARA VIAGENS

 

Quando vocês forem viajar, ensine-os a fazer suas próprias malas. Isso ensina-lhes o que é necessário para levar em uma viagem. Eu fiz isso com minha filha, incentivava que ela fizesse a própria mala, assim ela foi se acostumando e hoje que mora em outra cidade faz isso com facilidade.

6
A CASA É UMA MINIATURA DE UMA VIDA ADULTA

 

Uma boa maneira de desenvolver o senso de organização nos nossos filhos é ensinando-lhes desde cedo a contribuir com as tarefas domésticas.

O infográfico abaixo nos dá um guia de como podemos fazer isso:

6 dicas para ajudar crianças a ter organização pessoal, personal organizer, psicóloga online, terapia online

 QUE TAL UMA AJUDA PROFISSIONAL NA HORA DE
ENSINAR AS CRIANÇAS A TER ORGANIZAÇÃO PESSOAL?

 

Aquilo que aprendemos, se ensinado com amor, claro, desde pequenos são comportamentos que nos guiarão por toda a vida e servirão como base para comportamentos mais complexos. Por isso ensinar desde pequeno, sem grande esforço ou substituir as horas de lazer que toda criança tem que ter, é uma ação sábia que ajudará seu filho a se manter no foco ao longo da vida.

Usar essas dicas também ajudarão você a organizar a sua vida e a transmitir a sua organização para os outros, como seus filhos e até mesmo colegas de trabalho. Por estar organizado, todos se sentem melhor em sua volta. A organização traz um pouco mais de segurança e o controle sobre sua vida. Não permita que você mesmo ou alguém de sua família perca o controle por conta de desorganização. Procure ajudar e passe essas dicas para os outros.

Me coloco a disposição para ouvir e entender sua história familiar e dar orientações e conselhos, bem como ferramentas e dicas que aprendi durante minha vida pessoal, como coach, personal organizer e psicóloga. Atendo online via vídeo-chamada.

Clique aqui e conheça os psicólogos do Terapia de Bolso.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.