10 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE FAZER CIRURGIA BARIÁTRICA

 

O modo de vida moderno com suas facilidades e ansiedades tem gerado um aumento significante do número de pessoas com excesso de peso. O que também fez crescer a procura por tratamentos emagrecedores. Entre eles a cirurgia bariátrica conhecida também como cirurgia de redução do estômago.

Porém, eu enquanto psicóloga e médicos em geral alertam que esta não deve ser a primeira alternativa, é importante que a pessoa esteja muito consciente de que atividade física, reeducação alimentar e orientação psicológica são partes essenciais do processo de emagrecimento.

Quando estamos acima do peso, pensamos em diversas alternativas para emagrecer. Mas quando existe uma prédisposição genética, associada a maus hábitos alimentares e sedentarismo, a pessoa corre o risco de se tornar obesa. O que traz diversos riscos a saúde, como diabetes, colesterol alto, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outros.

Buscar descobrir os erros que está cometendo na hora de perder peso é um passo importante, aprender a reeducar a alimentação e a programar a mente e o meio ambiente a seu favor, também.

cirurgia-bariatrica-laudo-psicologico-online

10 COISAS
QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES
DE FAZER CIRURGIA BARIÁTRICA

1

A cirurgia bariátrica é conhecida como gastroplastia, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução de estômago e tem como objetivo reduzir o peso das pessoas com o Índice de Massa Corporal (IMC) muito elevado.

2

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) apenas pessoas com IMC acima de 35 Kg/m² e que tenham complicações como apneia do sono, hipertensão arterial, diabetes, aumento de gorduras no sangue, problemas articulares, ou pacientes com IMC maior que 40 Kg/m², que não tenham obtido sucesso na perda de peso com outros tratamentos.

3

Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas: tipo restritivo no qual a perda de peso se faz pela redução da ingestão de alimentos. E dois tipos de cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho estômago e também um desvio do trânsito intestinal, havendo desta forma, além da redução da ingestão, diminuição da absorção dos alimentos.

4

laudo-psicologico-cirugia-bariatrica-psicologa-onlineA avaliação psicológica faz parte dos procedimentos pré-operatórios. Pacientes com instabilidade psicológica grave, portador de transtornos alimentares (como, por exemplo, bulimia), devem ser tratados antes da cirurgia. Além de exames clínicos e de laboratório.

5

Além de perder grande quantidade de peso, o paciente tem os benefícios de melhorar outros quadros físicos.

6

Quanto ao acompanhamento nutricional, os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica deverão ser acompanhados por longo tempo, com objetivo de receberem orientações específicas para elaboração de uma dieta qualitativamente adequada.

7

O paciente deve ter acompanhamento psicológico, pois existe uma preparação para a cirurgia e a instabilidade psicológica, pode colocar em risco o sucesso da intervenção à longo prazo, porque reduzem a chance do indivíduo perder peso.

8

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. Portanto, é primordial conhecer muito bem o procedimento cirúrgico, os riscos e benefícios da cirurgia. Desta forma, além das orientações técnicas, o acompanhamento psicológico e o apoio da família são aconselháveis em todas as fases do processo.

9

Em alguns casos é necessário fazer cirurgia plástica para a retirada de excesso de pele.

10

Mulheres que realizam cirurgia bariátrica devem aguardar pelo menos 15 a 18 meses antes de engravidar. A grande perda de peso logo após a cirurgia pode prejudicar o crescimento do feto.

Mesmo que você decida e opte pela cirurgia, o mais importante será adequar a sua mente para novos hábitos e um novo estilo de vida. Pois aquela pessoa que hoje está 50, 70 ou 90 Kgs acima do peso ideal, não irá mais existir. É importante ressaltar que a opção por essa cirurgia são para pessoas com obesidade mórbida e com histórico de síndrome metabólica. De forma nenhuma é um tratamento para quem tem condições de emagrecer de forma natural. 

Interessante nesse ponto a reflexão que faço no artigo sobre como ter uma relação mais positiva com seu corpo.

bariatrica-psicologa-online-laudo-psicologico

TRANSFORME SEU CORPO,
MAS PRINCIPALMENTE SUA MENTES
!

 

Toda mudança de atitude e de comportamento requer esforço, dedicação e comprometimento! Esse compromisso é apenas com você, com sua saúde, com seu bem-estar e com sua autoestima. Mudar de estilo de vida é um processo e como tantos outros caminhos que temos em nossa vida, exige um gasto de energia inicial, mas a recompensa e os benefícios trarão alegrias e o sentimento de conquista não tem preço! Conheça também o método de reprogramação mental para dietas Pense magro.

Emagrecer é se libertar do que não serve mais para você! É descobrir seu corpo e ficar em um peso que te faz bem, não importa o número, mas sim o sentimento de satisfação por ter seu objetivo alcançado. Que é sentir-se bem com a pessoa que você é!

Tem dúvidas? Faça seus comentários que eu te responderei com prazer.

Conheça a plataforma Terapia de Bolso. Você pode ser atendido através de uma videoconferência que abre dentro do site. Simples, prático e com mais mobilidade. Faça sua reserva!

Nunca é demais dizer que a alimentação é a base para um psicológico forte!

Até breve!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.