PSICOLOGIA E EMAGRECIMENTO: COMO TER UMA RELAÇÃO POSITIVA COM SEU CORPO

 

Peso é garantia de felicidade? Brigamos por uma aparência melhor, nos esforçamos na dieta, fazemos nossas marmitas, lanches, não comemos  frituras. Nas atividades físicas, ficamos horas na academia, suamos e saímos muito cansados e ainda parece que estamos longe do nosso objetivo de ter aquele corpo perfeito. Mas será que precisamos desse corpo ideal para levantar nossa autoestima?

Geralmente no processo do emagrecimento o primeiro a sofrer julgamentos é o nosso corpo. Quando estamos insatisfeitos nos tornamos muito autocríticos o que pode causar diversas situações de auto-sabotagem, como ir para uma festa sem ter se alimentado antes, e essa ser uma desculpa para sair da dieta.  Os julgamentos que partem de nós mesmos, tendem a causar angústias e tristezas. É como se o inconsciente enviasse uma mensagem criptografada: Se eu fosse magro seria feliz. Mas será essa uma verdade? A felicidade deve estar associado ao nosso corpo?

Quando associamos a autoestima ao emagrecimento, ficamos prisioneiros de uma aparência idealizada e projetamos em nosso corpo sentimentos e expectativas além do alcance da estética. Expectativas que podemos encontrar em outras partes de nós através de um processo de autoanálise. Emagrecer é positivo por vários motivos, da saúde à estética, mas devemos estar bem conosco antes mesmo do emagrecimento. Esperar encontrar felicidade apenas com a mudança  de aparência pode ser uma armadilha, pois somos muito mais que a aparência, somos sentimentos, pensamentos, sensações e genética. Enxergar que o corpo faz parte de um todo, pode fazer uma grande diferença na forma como você irá lidar com o emagrecimento. Já que talvez esse corpo idealizado demore para ser alcançado ou talvez nem seja alcançado, simplesmente por não fazer parte da nossa genética. Amar a si mesmo é um estado necessário que nos prepara e nos fortalece no processo de emagrecimento.

Agora, se você está tendo dificuldades na relação com seu corpo (o que é comum) vou te dar alguns motivos para amar e ser feliz com seu corpo: 

1- ELOGIE SEU CORPO

Não olhe para seu corpo sentindo ou colocando culpa. Preste atenção aos pontos positivos do seu corpo, afinal é ele que te permite existir. Mesmo estando acima do peso ideal. Acredite sem ele, ou sem uma parte dele, você teria muitas dificuldades em sua vida.

Sinta seu corpo. Ele é ágil, flexível, tem uma boa musculatura, pois é ele que te comporta, que te permite existir, que te “suporta”. Pode não estar na melhor foma, mas é saudável, te dá prazer, conforto e liberdade! Além de ser uma máquina incrível com cinco sentidos humanos que te proporcionam sensações e experiências muito enriquecedoras.

2- ESCUTE SEU CORPO ELE SABE DAS COISAS

Ouça e respeite seu corpo. Quando estiver se alimentando não é a sua cabeça que irá te dizer o que comer e sim seu corpo, ele sabe a quantidade e os tipos de alimentos que você precisa. Desta forma, seu corpo irá se ajustar ao tamanho que tem que ter. Quando estamos ansiosos tendemos a deixar a cabeça falar mais que o corpo. Repare em algumas pessoas se alimentando, as pessoas tendem a não prestar atenção ao que estão comendo, aos sabores, as texturas. 

Leia também meu artigo: Educação Alimentar: 4 dicas pra emagrecer usando o ambiente a seu favor.

3- APRENDA A LIDAR COM EMOÇÕES DIFÍCEIS DE MANEIRA POSITIVA

Ao invés de projetar emoções difíceis em preocupações com seu corpo, abra espaço e foque em temas que realmente te prejudicam fazendo sentir tristeza ou os que te fazem sentir felicidade. Avalie sua vida como um todo, reveja sua vida pessoal, profissional e seus relacionamentos. Se existe alguma questão a ser resolvida, não desconte na comida, a resposta não está lá.

Se não conseguir resolver sozinho, pode contar comigo. Deixe um comentário que responderei com maior prazer.

Conheça o Pense Magro, um método psicológico de programação mental para dietas.

4- LEMBRE-SE QUE SUA IDEIAS TAMBÉM TEM VALOR

Suas ideias, opiniões, carisma e comportamento são atrativos consistentes e permanentes que demonstram domínio, conhecimento, autoestima e confiança, perante os olhos das outras pessoas.

O seu corpo é a realização concreta de sua existência e desenvolvimento. O corpo é muito mais do que aparência. Nosso corpo é o reflexo de como lidamos com nossos sentimentos, e mostra nossa trajetória, nossa história de vida. Aprender a reconhecer estes sentimentos é respeitar a si mesmo e emagrecer com saúde física e emocional.

UM RÁPIDO EXERCÍCIO MENTAL

 

Melhore o relacionamento com seu corpo
Melhore o relacionamento com seu corpo

Para sermos práticos vamos fazer um exercício rápido para te ajudar a identificar as emoções que sente com seu corpo:

Feche os olhos e pense em uma mesa farta, colorida e organizada com várias opções de doces e salgados e todas as guloseimas que você adora. Agora diga sinceramente qual é o sentimento que você tem:

Ansiedade, angústia ou felicidade e euforia?

Preste atenção na reação do seu corpo: sua respiração, seus batimentos cardíacos e sua fome, que irá se relacionar com a digestão. Agora existe uma decisão você irá comer ou irá se privar pois quer emagrecer? E aí vem a grande decisão: Não vou comer nada desnecessário! Eu quero emagrecer e não vou perder pra ansiedade. Veja também: 10 erros que você pode estar cometendo na hora do emagrecimento.

Aprender a lidar com seus pensamentos e sentimentos irá melhorar ainda mais seu bem estar e sua vida como um todo!

Se ficou confuso, em seus pensamentos e sentimentos conte comigo que estou à sua disposição. Escreva sua dúvida ou opinião aqui embaixo que te responderei. Ou se deseja algo mais direcionado a você agende uma sessão comigo na nossa plataforma de orientação psicológica online , você será ser atendida daí mesmo de onde está.

Se inscreva na nossa lista de email para que possamos te avisar quando eu publicar um novo artigo.

Seja positivo com sua alimentação ela é a base para você construir um psicológico forte!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.