PSICOLOGIA DO TRÂNSITO: 10 DICAS PRA VOCÊ QUE VAI TIRAR A CNH

carteira-nacional-de-habilitaçao-CNH-primeira-habilitação-carteira-de-motorista-orientacao-psicologica-online

Na hora de passar pelo processo de tirar a primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ou mesmo renová-la, é sempre a mesma ansiedade. O psicológico apresenta medos normais de iniciante, que podem se transformar em uma ansiedade, atrapalhando o desempenho.

Medos esses que devem ser superados para que se possa ser aprovado e, principalmente, para que depois se possa conduzir um veículo no dia a dia, sem maiores perigos a você mesmo e a outras pessoas, sejam elas: motoristas, motociclistas, ciclistas, cadeirantes ou pedestres. Por isso a avaliação psicológica é um dos primeiros passos para obtenção da sua habilitação.

A CNH não pode ser considerada como um direito de todos, mas sim como uma permissão, um privilégio que o Estado concede àquelas pessoas que se mostram capazes e aptas para obtê-la. Portanto, a avaliação psicológica tem por finalidade contribuir para promover a segurança dos motoristas, já que o psicólogo é um dos responsáveis pela liberação do candidato para a direção de veículos automotores (fonte: DETRAN PR).

No artigo de hoje aqui do Blog Terapia de Bolso trataremos sobre a Avaliação psicológica porque ela é o ponto de partida para sua CNH. É a primeira etapa pela qual você passará. E mesmo que você tenha ouvido algumas pessoas se queixarem de que não conseguiram obter sucesso em sua primeira avaliação Psicológica, não se preocupe, pois isso não é obrigatoriamente uma regra.

Então,  se mantenha na calma, aperte os cintos, regule seu banco e retrovisores, ligue a seta e me siga nessa leitura.

laudo-psicologico-cirugia-bariatrica-psicologa-online

PSICOLOGIA DO TRÂNSITO:
10 DICAS PRA VOCÊ QUE VAI TIRAR A CNH

DICA 1
CONTROLE SEU ESTADO EMOCIONAL NA HORA DA AVALIAÇÃO

Seu estado emocional irá influenciar diretamente no momento da sua avaliação. Afinal de contas, somos seres emocionais! Mas isso não é o fim do mundo! É possível fazer uma boa preparação emocional. Tenha em mente que, nem tudo que funciona para outros, irá funcionar para você.  Dessa forma, busque técnicas de preparação que faça sentido para você! Procure não se estressar e ficar livre de preocupações, na medida do possível. Lembre-se da máxima: Mente sã, corpo são!

Se além da insegurança normal do momento você também sente medo leia meu artigo sobre fobia de dirigir.

DICA 2
NÃO DEIXE A ANSIEDADE ROUBAR SEU SONO

Procure ter boa noite de sono na véspera da sua avaliação. É comprovado que o sono é essencial! “Desligue” sua mente para que possa descansar de verdade. Se ficar difícil, tente técnicas de higiene do sono que você já conheça, como: não ingerir substâncias que te deixem alerta, não fazer exercícios físicos logo antes do horário de deitar, controlar a respiração para relaxar, etc.

Para algumas pessoas, uma música tema (barulho de água, de ondas do mar ou mesmo música instrumental) consegue surtir bom efeito.

DICA 3
ÁLCOOL E DROGAS… NEM PENSAR!

Parece desnecessário dizer, mas a ansiedade pode te levar a perder o controle dias antes da avaliação. Então, cuidado com aquilo que você vai ingerir! Evite álcool e acima de tudo, não utilize nenhum tipo de droga! O uso de substâncias como álcool, drogas e medicamentos podem alterar seu estado psicológico e influenciar seriamente na sua avaliação. E não se esqueça que medicamentos também são drogas só os utilize  se eles forem de uso contínuo e já fizerem parte da sua rotina.

DICA 4
VISUALIZE-SE COMO VENCEDOR

Quanto mais seguro você estiver, maior será a probabilidade do seu sucesso!  Leve somente os pensamentos positivos e livre-se de tudo que for negativo! Imagine que essa é mais uma etapa de sua vida pela qual você precisa passar, mas que conseguirá tirar de letra! Tenha em mente que para todo êxito é necessário um pouco de esforço, mas a recompensa pode ser ainda maior!
dirigir

Todo vencedor merece uma comemoração, logo, visualize sua vitória e programe sua comemoração como uma forma de se auto-incentivar!

DICA 5
MANTENHA A MENTE AQUECIDA

Você não precisa ter QI de um superdotado para ter sucesso em sua avaliação, mas é preciso exercitar sua mente para potencializar suas funções cognitivas.  Você será avaliado em sua atenção, memória, raciocínio lógico e também traços de sua personalidade. Tendo suas características cognitivas preservadas, você certamente conseguirá obter um bom resultado!

Realizar leituras, jogos (como os de tabuleiro, videogame, entre outros) e atividades intelectuais variadas podem trazer grandes benefícios!

E faça um check list de tudo que você precisará. É importante pesquisar antes sobre o local em que você fará sua avaliação, o meio de transporte que utilizará, programando-se para chegar com antecedência.  Se usa óculos, aparelho auditivo ou qualquer tipo de prótese, certifique-se de levá-las consigo.

DICA 6
NÃO TENTE COLAR, PODE SER PIOR

Você não precisa ir atrás de testes psicológicos na internet para ter sucesso em sua avaliação. Alguns indivíduos fazem o grande mal em divulgar informações sobre instrumentos psicológicos na rede. Isso é crime! Instrumentos Psicológicos são de uso privativo do Psicólogo! Não compactue com esse crime!

Muitas pessoas passam informações de que você precisa acertar um número x de questões em tal teste, ou que tem que fazer um teste y de tal forma. A avaliação Psicológica é um processo individual e particular, logo, os resultados prometidos na internet, não necessariamente serão os resultados que você obterá, apresentará ou necessitará!

DICA 7
SEJA SINCERO COM O PSICÓLOGO. ELE ESTÁ LA PRA AJUDAR

O Psicólogo precisa do máximo de informações que você puder passar, para que possa traçar um perfil o mais fidedigno possível. Mas não é nada pessoal! É preciso entender que, ao contrário do que muitos pensam, o bom profissional não tomará o que você disser como algo pessoal. O Psicólogo será sempre imparcial, visto que se submete aos padrões e princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo. Dessa forma, seja o mais honesto e sincero possível. Mentir não te trará benefícios. Não tenha medo de se expor, visto que o sigilo é uma das responsabilidades do Psicólogo! A sua avaliação será feita por um profissional Psicólogo, logo, ele perceberá se você estiver mentindo. Não queira passar uma imagem diferente do que você é, pois em algum momento você poderá se contradizer.

Antes de ir ao psicólogo reflita bastante sobre que tipo de condutor você tende a ser. Só de estar refletindo sobre você já está buscando ser do tipo responsável e ético e o psicólogo perceberá isso. Leia meu artigo sobre os tipos de condutores, pode te ajudar a refletir.

DICA 8
CUIDADO COM A ALIMENTAÇÃO

Procure se alimentar bem e se hidratar, mas sem excessos. Evite comidas muito gordurosas, apimentadas ou muito diferentes do que você está acostumado e que possam provocar algum tipo de reação alérgica. Certifique-se de que você irá realizar seu exame psicológico e não ir parar em um hospital!

DICA 9
RELAXE NA HORA DA SUA AVALIAÇÃO 

Realize sua avaliação com o máximo de atenção possível, mantendo a calma, seguindo todas as orientações do Psicólogo e procurando fazer o melhor que você conseguir.
Tire da cabeça a ideia de que Psicólogo “reprova” candidato. Dependendo do seu estado emocional, do seu esforço e do seu desempenho, você poderá ter um resultado satisfatório ou não satisfatório, naquele momento. Tenha o psicólogo como um aliado nesse processo, pois ele procurará fazer o possível para que você consiga ter êxito!

Tente visualizar a situação como algo que será cada vez mais comum na sua vida. Já com mente de quem conseguiu leia meu artigo sobre como dirigir de maniera mais positiva.

DICA 10
NUNCA DESISTA DOS SEUS OBJETIVOS

Se por acaso você não conseguir seguir todas as dicas, ou se mesmo seguindo todas essas dicas, ainda assim você não conseguir obter o êxito esperado, não se preocupe. Você ainda tem a chance de ser reavaliado. A Avaliação Psicológica tem caráter momentâneo, ou seja, contempla suas características cognitivas e emocionais no momento em que você a realiza. Em outras palavras: Outro dia outra oportunidade. Seja resiliente. 

10-dicas-de-uma-psicologa-do-transito-primeira-cnh

ESTE É APENAS O INÍCIO
DA SUA JORNADA

 

Minha experiência como Especialista em Psicologia do Trânsito e como Psicóloga do Detran me fizeram perceber que a hora da avaliação psicológica costuma ser uma das horas mais tensas do processo…Mas não precisa ser! Por isso espero que essas dicas o tenham auxiliado na compreensão desse processo tão único que é a Avaliação Psicológica para obtenção da CNH.

Tenha sempre em mente que você é o ator principal, mas poderá se cercar de bons coadjuvantes. Se ainda não está seguro, pode contar sempre comigo. Comente aqui embaixo que te responderei assim que puder. E se achar que fará bem ter uma conversa pessoal com um especialista, voltada ao seu caso específico, agende uma sessão de Orientação psicológica online comigo.

Até a próxima com mais dicas de psicologia do trânsito!

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.