ENTENDA O QUE É RESILIÊNCIA: A HABILIDADE DE SUPERAR ADVERSIDADES

 

Para vencer na vida sabemos que mais importante que facilidades ou dinheiro é a capacidade de enfrentar desafios de forma positiva. Focando no aprendizado e crescimento sem se deixar levar por pensamentos e emoções negativas. Afinal, ninguém atinge o sucesso, seja nos esportes, no amor, nos negócios ou mesmo em planos pessoais, sem superar imprevistos ou mesmo crises. Sem ter um “psicológico forte”, como se diz popularmente. Por isso hoje quero falar um pouco sobre uma grande virtude humana: a resiliência.

Em Psicologia resiliência é a capacidade ou habilidade de superar as adversidades da vida e a pressão das fases difíceis, sem perder a motivação nem se deixar dominar permanentemente por emoções negativas.

Esse conceito teve origem na física onde descreve a capacidade que certos materiais possuem de sofrer pressão sem adquirir deformações ou danos permanentes. Lembre de uma mola que se comprime ao sofrer pressão, mas volta ao normal após cessar. Observou-se então que algumas pessoas possuíam a habilidade de superar fases difíceis sem sofrer danos permanentes. Foram feitos estudos para catalogar e entender comportamentos e atitudes de pessoas resilientes e aplicar em pessoas que sofriam efeitos negativos de traumas. No pós-guerra por exemplo, a Psicologia teve que lidar com sérios sintomas de stress pós-traumático em soldados sobreviventes e familiares.

Hoje em dia, de forma mais positiva, usa-se resiliência como uma ferramenta de prevenção. Como um método de fortificação e preparação mental. Em uma empresa, clube esportivo ou mesmo individualmente, é sempre inteligente e positivo poder prever consequências negativas que uma fase de transformação necessária pode gerar. Para assim desenvolver estratégias e treinamentos para fortificar habilidades e preparar pessoas psicológica e emocionalmente para o desafio da mudança e superação.

COMO A PSICOLOGIA PODE TE AJUDAR A DESENVOLVER RESILIÊNCIA?

 

Você talvez esteja se perguntando se resiliência é algo que pode ser aprendido ou desenvolvido. A resposta felizmente é sim. Apesar de existirem evidências hereditárias essa habilidade também pode ser desenvolvida ou ampliada. E entender alguns princípios positivos de psicologia pode te ajudar aumentar suas técnicas de resiliência no dia a dia. Afinal para nosso crescimento pessoal superar pequenos desafios é tão importante quanto superar grandes crises. E não é inteligente esperar a má sorte para aderir a mudança. Por isso listei alguns pilares que considero de extrema importância e que costumo trabalhar com meus clientes:

1
AUTO-CONHECIMENTO

 

É de extrema importância conhecer seus próprios padrões e limites, pois é impossível fazer planos realísticos sem saber até onde se consegue ir e que habilidades ainda não se tem e se deve desenvolver para superar uma fase.

2
INTELIGENCIA-EMOCIONAL- I.E 

 

Ter auto-confiança e controle emocional é básico para não se deixar levar pelo medo, desespero ou impulso em uma situação delicada ou mesmo boa, aliás, muitas pessoas são mestras em perder o foco em fases boas. O prazer exagerado é confundido com felicidade há milênios.
Resilientes costumam ter habilidades de inteligência emocional desenvolvidas, sabem controlar impulsos, entendem as próprias emoções e de outras pessoas, sabem motivar e reconhecer virtudes e negatividades em outro alguém e em si mesmo.

3
EMOÇÕES POSITIVAS

 

Primeiro é importante entender que ter emoções positivas não é estar sempre sorrindo. Este, talvez, seja o bobo-alegre. É sim ter otimismo em relação aos objetivos e a vida como um todo. Acreditar que existe uma saída mesmo nas piores situações. Encarar a crise como oportunidade de crescimento é uma forma de ter emoção e pensamento positivos.

4
ENGAJAMENTO

 

Irei resumir esse pilar, que acredito ser crucial para a manutenção da resiliência, em uma pergunta: O quanto você está comprometido com sua missão de vida a ponto de pagar os preços para superar os obstáculos que surgirem no caminho??

5
METAS DEFINIDAS

 

Sem planejamento é impossível ter foco e sem foco não é possível nem saber quando se está desviando do objetivo, pois não há objetivos claros. Por mais que você se ache alguém espontâneo que prefere improvisar lembre-se que a vida é tão imprevisível que mesmo que você planeje terá que improvisar.

Saber onde se quer chegar ajuda muito a encontrar uma direção para seguir em fases caóticas. A atingir e manter o fluxo devido a ter uma direção definida para onde seguir.

6
RESIGINIFICAÇÃO

 

Todas as pessoas possuem dentro de si os recursos que necessitam para superar as transformações, mas muitas vezes esses recursos estão sobrepostos devido um modo negativo de olhar a própria história. Nesse caso é preciso dar outro significado ao passado. E a melhor maneira para isso é buscar aprendizado e positividade na própria história de vida.

7
FLEXIBILIDADE

 

Uma característica de pessoas resilientes é a flexibilidade.  Ser flexível ajuda a adaptação se dar de forma positiva. Os inflexíveis tendem a sofrer mais com os desastres e a se adaptar negativamente por não aceitarem as mudanças que inevitavelmente a vida proporciona.

Resiliente é alguém que passa por situações difíceis, de grande pressão, de forma construtiva. Em verdade pessoas resilientes transformam crise em oportunidade e dificuldade em aprendizado.

DOIS RESILIENTES FAMOSOS

Silvester Stallone

Logo ao nascer sofreu uma paralisia que afetou o lado esquerdo do rosto. O que seria um obstáculo para qualquer ator, principalmente em Hollywood, mas isso se tornou uma marca do ator. Passou fome, frio, perdeu um filho. Tentou insistentemente, mas não conseguiu ser ator famoso até escrever seu próprio roteiro. E não aceitou vendê-lo por preço algum sem a condição de que ele mesmo fosse o ator principal. Esse filme foi o famoso Rocky, o boxeador, e depois disso sua carreira deslanchou. Rambo, Falcão, entre outros. Frase famosa de Stallone: “Ninguém vai te bater tão forte quanto a vida. Por isso a vida não se trata sobre bater forte, mas sim sobre quanta pancada você consegue suportar e ainda assim seguir em frente. É assim que se vence.”

Walt Disney

Antes da fama chegou as ser despedido de um emprego de ilustrador acusado de falta de imaginação e criatividade. Teve criações roubadas. Teve a empresa quase falida depois da segunda guerra. Ainda assim tornou-se criador de algo incrível: O famoso universo Disney. O lema de Walt Elias Disney era: “continue seguindo em frente”; e uma de suas frases mais famosas é: “Todas as adversidades que enfrentei na vida, todos os meus problemas e obstáculos, me fortificaram.”

REFLEXÃO
AS PÉROLAS SÃO PRODUTOS DA RESILIÊNCIA

 

Um exemplo clássico de resiliência é o processo em que as conchas do mar formam suas lindas pérolas. As admiráveis pedrinhas brancas são formadas à partir de uma defesa contra as pedras e parasitas que invadem seu organismo. As conchas criam camadas isolantes em volta da pedra formando uma esfera. Moral da história: Não deixe as coisas te afetarem negativamente, transforme as pedras que te atingirem em pérolas. Aplique essa metáfora à sua vida! É positivo e preventivo investir em uma mentalidade positiva, construtiva e desenvolvedora, em vez de esperar a crise para mudar.

Conheça também meu horários para atendimento psicológico na plataforma Terapia de BolsoNós a criamos com a intenção de informar e te ajudar a desenvolver virtudes psicológicas e emocionais. Inscreva-se na lista do blog para não perder nossas atualizações. Busque técnicas para desenvolver resiliência. Aplique Psicologia Positiva à sua vida!

Fico por aqui com uma frase do sábio pensador Confúcio: “A maior glória de um homem não está em nunca cair, mas está em levantar e recomeçar toda vez que cair.”

Até breve. Seja positivo!

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

Em um mundo movido por informação a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. Desvende-se! Mova-se! (CRP 08/18323)