5 ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS PARA ENFRENTAR UM LUTO DE FORMA POSITIVA

luto-lutos-enfrentamento-orientacoes-psicologo-online

O luto está presente do início ao fim da vida de todas as pessoas, sendo uma característica normal do processo de viver. Mas o que vem a ser luto, este processo de que ouvimos falar em determinados momentos de nossas vidas?

É importante esclarecer de imediato que o luto é mais do que a reação frente a morte de uma pessoa ou ente querido. 

É também a reação frente outras perdas da vida como de um emprego, fim de um relacionamento, mudança de cidade, mudança de círculo social, um plano que dá errado, entre outras características que exigem que o sujeito se adapte de uma nova forma, a qual não estava acostumado até então.

Neste artigo queremos abrir a oportunidade de reflexão sobre o tema e também deixar algumas orientações do campo da clínica psicológica que podem ajudar a enfrentar um momento de luto de forma positiva e resiliente.

TODO INDIVÍDUO VIVENCIA LUTOS

 

O luto é uma reação psicológica que acontece com todo ser humano frente a uma perda vivida por diferentes motivos e razões. Por mais que os sentimentos durante o processo de luto sejam muito intensos, é de extrema importância que o sujeito se questione nestes aspectos:

Como a vida será organizada sem a presença do ente querido?
Como o sujeito irá organizar a sua rotina após o término de um relacionamento?
Como será viver em uma nova cidade, composta de um diferente círculo social?
Qual a saída encontrada após investir em um plano que não teve sucesso?

É importante lembrar que o luto é uma reação normal e saudável frente a uma perda, sendo solucionado em média de 6 meses, em que o sujeito irá conseguir se adaptar e organizar sua vida. Porém, algumas pessoas demonstram uma dificuldade em solucionar o luto que estão vivendo, podendo este se prolongar por período que irá trazer prejuízos e consequências para suas vidas.

A seguir listamos cinco pontos-chaves estratégicos, comuns na clínica psicológica. Pontos essenciais se buscar entendimento e resoluções sobre as estratégias para lidar melhor com o momento do luto de forma saudável e positiva. Vamos lá?

5-orientacoes-para-enfrentar-luto-psicologo-online

5
ORIENTAÇÕES PSICOLÓGICAS
PARA ENFRENTAR O LUTO
DE MANEIRA POSITIVA

1 – VIVER A DOR DO MOMENTO

 

Não é difícil vermos pessoas tentando camuflar ou mascarar a dor de estar vivendo uma grande perda. Como se sentir esta dor fosse um sinal de fraqueza. É importante termos em mente, que quando perdemos algo, isto dói de diferentes graus e intensidades, e esta dor faz parte do viver.

Não tem nada de errado em nos sentirmos tristes após o momento de perda.

É importante termos em mente também que esta dor será vivenciada de forma diferente, única e particular entre os sujeitos, não tendo uma forma certa de fazer isto.

Então, que sejamos sinceros com a nossa própria dor, respeitemos o seu tempo próprio e entendamos que ela faz parte de um processo natural da vida.

2-  NÃO NEGAR AS MUDANÇAS

 

Superar Lutos psicólogo online Terapia de Bolso

Quanto mais recente for a perda vivida, mais difícil será encarar as mudanças que ela nos traz. Porém, é importante que isto seja levado em conta com o avançar do tempo, pois pode ajudar a passar por este momento de forma mais equilibrada.

Começar a perceber e encarar as mudanças que afetam diretamente o cotidiano e como elas afetam este cotidiano.

Importante também levar em consideração o impacto que elas apresentam para o sujeito, pois é uma importante forma de iniciar o entendimento deste novo modo de viver, visando uma melhor forma de adaptação.

3- RE-ORGANIZAR SUA ROTINA

 

Um ponto de dificuldade relatada é como organizar uma nova rotina depois de vivenciada uma perda. Entender que o cotidiano e a rotina não mais serão mais como antes também caracteriza uma forma positiva de encarar este momento.

Então, que seja possível observar novas formas e estratégias de fazer suas atividades, sendo consciente de que será uma nova forma de se viver.

Este tópico é de extrema importância, porque hoje em dia vivemos em uma sociedade acelerada, sempre buscando a realização de atividades e agendas, e nem sempre será possível pararmos nossas atividades até que as coisas possam ser resolvidas.

4- RECORDAR OS BONS MOMENTOS

 

Muitas vezes acontece um movimento de tentar esquecer ou negar aspectos relacionados àquele objeto perdido, tendo a falsa ideia de que irá ajudar a superar a dor da perda.

Um bom exercício é buscar o lado positivo deste objeto perdido, começar a perceber quais as formas de que este objeto nos ajudou a crescer enquanto pessoas, os ensinamentos que aprendemos, os bons momentos que passamos juntos, pois, todos estes momentos estão registrados em nossa memória.

Então, por que não lembrar dos bons momentos para melhor superar a perda?

5- ACEITAÇÃO

 

Este pode ser o exercício mais demorado e doloroso neste processo de luto, se tratando de aceitar em nós mesmos que realmente aconteceu uma perda, realmente é verdade. Aceitar ainda que não existe o que possamos fazer para reverter ou evitar esta perda de acontecer.

A aceitação vai acontecendo de forma gradual, conforme o sujeito for entendendo as mudanças ocorridas, vivenciando uma nova rotina, entendendo que sua vida pode sim continuar de uma nova forma.

Então, a aceitação vai se mostrando clara conforme o sujeito for lidando de forma positiva com todo o processo então instalado.

Leia também o artigo sobre o tema: Os 5 estágios do processo de luto.

enfrentar-superar-luto-terapia-online

ENFRENTE
E SIGA EM FRENTE

 

O período de luto se configura como uma fase difícil no processo de vida do sujeito, porém é possível se utilizar da resiliência, a capacidade de seguirmos em frente superando as adversidades, inevitáveis, de maneira positiva, possibilitando ainda  a realização de novas interpretações dos fatos ocorridos.

Este artigo fez alguns apontamentos orientativos que podem auxiliar o leitor a encarar e vivenciar processos de luto de uma melhor e mais saudável forma. Voltando a dizer que este é um processo particular e único, sendo vivenciado de forma ímpar por cada sujeito.

Caso você tenha dúvidas sobre alguns dos itens apresentados ou sobre o tema, estamos à disposição para esclarecê-las e aprofundá-las. Comentários são bem-vindos e responderei todos com a devida atenção, tendo sempre em mente que precisamos falar sobre aquilo que nos incomoda para que não inicie um processo de adoecimento.

Caso acredite que consultar um psicólogo pode te ajudar de alguma forma saiba que temos psicólogos de todo o Brasil ao dispor para atendimento online. Visite a plataforma de orientação psicológica online e agende uma sessão por vídeoconsulta.

Frustrações são inevitáveis e parte da vida, mas quando bem superadas geram força pessoal e sabedoria.

COMENTÁRIOS

comentários

Avatar

A orientação de um psicólogo pode te ajudar a superar limites. Consulte um psicólogo online por videoconsulta.

Comments are closed.