CORONAVÍRUS: COMO UM PSICÓLOGO ONLINE PODE AJUDAR DURANTE A PANDEMIA

covid19-isolamentosocial-como-um-psicologo-online-pode-ajudar

 

O Coronavírus teve início na China, passou pela Itália causando um número absurdo de mortes, assim como outros países europeus, se alastrou rápido e se tornou um surto mundial, uma pandemia.

Enquanto escrevo esse artigo os EUA já superam o número de 80 mil mortes, o Brasil ultrapassa 11 mil e o mundo registra 283 mil óbitos e 4 milhões de casos confirmados.

O isolamento social tem sido a principal recomendação de infectologistas e autoridades de saúde por evitar a proliferação do vírus. Porém o lado econômico é um colateral de quarentenas que não pode ser ignorado no debate, apesar de que a vida deve estar sempre acima de qualquer preço. Fato é que a maioria do governadores estaduais decretaram isolamento estratégico, medidas obrigatórias de higienização em comércios, entre outras e já temos casos de lockdown no Brasil e possibilidade de outros.

Como ficam nossos planos,
nossa vida e emoções
em meio a pandemia?

Vamos viver a vida normalmente e enfrentar, afinal o número de mortos é baixo em relação a outras patologias, sugerem alguns. Há mais mortes por diarreia que outras Covid-19, argumentam outros. Claro que esse argumento é uma meia verdade, pois a pandemia ainda não atingiu o pico. E pior que isso, diarreia e outras doenças citadas não são virais…

Em meio a tantas informações assustadoras e fake news minimizadoras como ficamos? Como ficam nossos negócios, estudos, emprego, projeto de vida? Como gerenciar as emoções e tentar manter os planos e metas? Em que pontos podemos inovar na adaptação ao momento?

Nesse artigo vou falar sobre como um profissional de Psicologia pode ajudar em diversas situações advindas da pandemia. Tente segurar as emoções e venha comigo nessa leitura que irei te falar um pouco sobre como você pode ter ajuda de maneira mais fácil que imagina e ser atendido por videoconsulta aí mesmo da sua casa.

PSICOLOGIA
EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

 

E o que a Psicologia tem a ver com tudo isso?

Tudo!

A Psicologia é descrita como a ciência que estuda o comportamento humano. E entender o comportamento humano e suas minúcias (teoria do condicionamento comportamental, teoria do trauma, inconsciente, afeto, aprendizagem, comportamentos disfuncionais, patológicos, desenvolvimento pessoal…) ajuda e muito na hora de identificar, avaliar, manejar e reestruturar comportamentos em um período de calamidade social como o que vivemos.

As empresas e profissionais mais ágeis estão se adaptando rapidamente à formas de trabalho que na realidade já fazem parte do nosso modo de vida moderno: trabalho remoto, home office, atendimento online, videoconferência, videoatendimento, vendas online, delivery, entre outros.

 

psicologo-online-isolamento-social-covid19

6 TEMAS
QUE UM PSICÓLOGO OU PSICÓLOGA

PODE AJUDAR EM TEMPOS DE CORONAVÍRUS

 

AAPA – AmericanPsychologicalAssociation, órgão fiscalizador da profissão nos EUA, recomenda o psicólogo explicar a seus pacientes sobre como usar a telepsicologia para casos de urgência ou quarentena para que os atendimentos não sejam interrompidos. No Brasil o Conselho Federal de Psicologia também tem apoiado a consulta online e aceito o atendimento remoto como alternativa válida e eficaz.

Trabalho desenvolvendo tecnologia clínica de videoatendimento desde o final de 2013 quando comecei a desenvolver o projeto da plataforma Terapia de Bolso, que foi finalmente lançada dois anos depois, no final de 2015. E tendo em vista esses anos de psicólogo online quero te dar algumas dicas de como um profissional de Psicologia pode te ajudar e muito a se reestruturar e se adaptar da melhor forma possível nesse período de pandemia.

1
AJUDAR NO MONITORAMENTO
EMOCIONAL DE PACIENTES

Se você faz terapia com algum psicólogo ou psicóloga da sua cidade muito provavelmente foi convidado a fazer acompanhamento através de videochamada durante o período de isolamento social. Espero que tenha conseguido se adaptar bem e esteja recebendo suporte psicoterápico nesse momento.

Muitos psicólogos estão utilizando a tecnologia para dar acessibilidade e mobilidade para pacientes da clínica nesses tempos de isolamento social estratégico.

Alguns já ofereciam esse acompanhamento online antes devido a mudanças ou habitar cidades com problemas de mobilidade como grandes capitais. E se caso acontecesse um lockdown todos seriam obrigados a atender com intermediação de tecnologia de internet e comunicação.

Então, fique de olho e se adapte a novas maneiras de fazer sua terapia. Você pode receber apoio de um profissional de dentro de casa.

2
TRABALHAR GESTÃO DE EMOÇÕES
EM MOMENTO DE ISOLAMENTO

Profissionais, empresas, empresários, empreendedores, todos com as emoções à mil nesse momento onde a forma que o mercado e consumidores se comportam está mudando. Como gerir as emoções e se manter no comando do seu cargo, profissão ou negócio com a menor perda possível?

Aqui um psicólogo pode até dar consultoria para te ajudar a compreender o novo comportamento do seu público atualmente e se adequar a nova forma de trabalho.

3
TRABALHAR INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
PARA LIDAR COM PERDAS FINANCEIRAS

Muitos empresários, vendedores, comissionistas e mesmo trabalhadores em geral tiveram seus salários cortados. Lidar com a situação econômica reduzida exige antes de tudo calma e autocontrole para, então refazer o planejamento de forma a se encaixar no seu projeto de vida.

Não tem um projeto de vida ou nunca pensou sobre isso? Então realmente pode ser uma boa hora de consultar um psicólogo online.

4
TERAPIA FAMILIAR

De uma hora para outra estão todos dentro de casa sem suas rotinas, afazeres e tarefas para lidar e sendo obrigados a conviver por mais tempo juntos.

Que tal sentar a família toda no sofá e fazer videoterapia pela Smart TV ou um computador?

Uma ótima oportunidade para autoconhecimento familiar. Terapias familiares são oportunidades de reuniões e debates em família onde a estrutura familiar, emoções, planos, estilo de grupo, problemas ocultos, podem ser melhor compreendidos.

5
LUTOS POR MORTES

O número de mortes tem subido e infelizmente (quero deixar aqui meus sentimentos) algumas pessoas já sentiram na pele o que é perder alguém querido para esse vírus…

Saber trabalhar memórias e o luto é algo difícil e sem remédio ou receita certa, mas um psicólogo pode te ajudar a enfrentar a perda, aceitar como puder e seguir em frente.

6
SUPORTE EMOCIONAL EM CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Uma das maiores constatações em tempos de isolamento social é que mulheres que sofrem violência doméstica sofrem mais com o isolamento, pois permanecem maior tempo com seus agressores em casa.

Um psicólogo ou psicóloga pode ajudar a mulher a refletir sobre sua situação de vida, criar rede de apoio e tomar decisões de enfrentamento, seja qual for.

Um profissional de Psicologia não pode acompanhar com terapia online uma pessoa em situação de violência, mas pode dar suporte inicial e orientar como criar rede de apoio e buscar ajuda clínica presencial.

 

coronavirus-pandemia-atendimentopsicologicoonline

USE A TECNOLOGIA À SEU FAVOR
CONSULTE UM PSICÓLOGO ONLINE

 

Ir até um psicólogo pode ser um processo complicado ou até inviável em fases de isolamento social estratégico e previsão de lockdown. Por isso, se você já fez terapia ou sente vontade de consultar um psicólogo nesse momento e não sabe como, a dica é: videoconsulta. E se virar um hábito se autoconhecer, videoterapia.

Se analisar com a ajuda de um psicólogo é ter uma visão de si,
de suas emoções, história de vida, de pontos fracos e pontos fortes, dos seus sonhos e predisposições.
É te alguém para ajudar a entender o próprio comportamento e operar mudanças no mesmo.
E você pode ter essa ajuda profissional aí mesmo da sua casa.

Conheça os psicólogos do Terapia de Bolso. Somos psicólogos e psicólogas de diversas regiões do Brasil prontos para te atender online através de um sistema de videoconsulta simples e seguro com tecnologia Google embutida.

Clique aqui para conhecer a equipe de psicólogos do Terapia de Bolso.

 

COMENTÁRIOS

comentários

Elias Balthazar

CEO e Fundador do Terapia de Bolso. Apaixonado por Psicologia e Engenharias do Comportamento Humano. Acredita que em um mundo movido por informação; a informação que pode mover seu próprio mundo está dentro de você. E por isso idealizou o Terapia de Bolso: Uma videoplataforma para te ajudar a se autoconhecer. (CRP 08/18323)

Comments are closed.