PSICOLOGIA DA ADULTEZ: 4 ESCOLHAS ESCOLHAS TÍPICAS DA VIDA ADULTA

nao-importa-o-que-fizeram-com-voce-o-que-importa-e-o-que-voce-faz-com-que-fizeram-com-voce-jean-paul-sartre-psicologo-online

 

PSICOLOGIA DA ADULTEZ:
O PESO DAS ESCOLHAS
DA VIDA ADULTA

Que tipo de escolhas fazemos quando atingimos a adultez? Enquanto psicóloga clínica tenho notado o desafio que é se tornar adulto e as escolhas que fazemos para concretizar nossa passagem para essa fase da vida. Longe da independência que imaginávamos ter quando éramos jovens e sonhávamos em ser adultos, a vida de gente grande se trata, muitas vezes, de fazer escolhas diárias e difíceis. Escolhas que não mais tem a ver somente com nossos sonhos pessoais, mas com toda uma dinâmica de família e vida profissional.

Na vida adulta iremos escolher outras coisas tão importantes quanto uma carreira, aliás passamos a vida toda escolhendo, desde que nos entendemos por gente, mas nesta fase a escolha se torna mais peculiar, porque depende mais de você, sim, você é o único responsável por suas escolhas.

Um exemplo das responsabilidades da vida adulta é o reconhecimento do tipo de vida que você leva agora,seja ela favorável, agradável ou em contrapartida monótona e triste, que é o resultado de uma, ou várias escolhas que você tomou. Reflexões como essa, provam como é importante buscarmos o autoconhecimento, para entendermos nossa situação na vida adulta e nesse sentido, a terapia tem ajudado muitas pessoas.


A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO
PARA NORTEAR A VIDA

 

Conhecer-se, ter certeza do que deseja para você, é o primeiro passo para uma vida adulta realizada. E os sonhos, sempre podem ser uma bússola nos direcionando para a realização pessoal.

Reflita que sonhos você tem? O por quê não consegue fazer aquela tão sonhada viagem? Será que falta vontade, planejamento? Precisa planejar mais a vida profissional?

Comecei a falar da vida adulta pelos sonhos, porque se não houver um sonho, uma meta, a vida se torna sem sentido. Vive-se de forma mecânica. Caso perceba que não tem sonhos não se desespere, vamos refletir mais um pouquinho sobre as escolhas.

Quando você se conhece, sabe o que quer, seus potenciais e limites, fica mais fácil tomar decisões para direcionar a sua vida.

4 ESCOLHAS TÍPICAS
DA VIDA ADULTA

 

Agora vamos pensar nas escolhas mais importantes nesta fase, não é uma regra, não precisa ter uma ordem para acontecer porque vai depender da história de vida de cada um. Quem sabe você possa até ter mais.

Como já disse anteriormente cada um tem a sua trajetória. Porém no universo adulto algumas escolhas são muito peculiares, tais como: Formação de uma família(namoro, casamento, filhos; a escolha de um trabalho ou Profissão; a importância de ter um sonho para nortear a vida ou Filosofia de vida; escolha vocacional/religiosa; capacidade para assumir responsabilidades perante seu grupo social e ainda saber resolver situações problemas; busca por independência, equilíbrio.

Falarei brevemente sobre as quatro escolhas mais significantes da vida adulta.

1
ESCOLHAS PROFISSIONAIS

 

O Trabalho é de suma importância para o ser humano, além de ser uma fonte de renda, sobrevivência, ocupa o papel central na nossa vida cotidiana, porque através da inserção no trabalho construímos nossa identidade na vida adulta.

Você já parou para pensar que quando estamos conhecendo novas pessoas uma das primeiras perguntas é: no que você trabalha? O que faz da vida?

Será que as pessoas que perguntam isso estão querendo se intrometer no que não devem, ou o trabalho tem um significado a mais em nossa existência? Sim, o trabalho possui um quê a mais, é um mecanismo de integração social, para conhecermos pessoas e estruturarmos nosso calendário e rotina.

Se está em um trabalho que não te satisfaz, o que você precisa fazer para obter algo melhor? Tudo isso é resultado das escolhas. Tem pessoas que vivem olhando para a vida alheia e achando que fulano ganha bem porque tem sorte, teve ajuda na vida, mas até para preservar algo dado, se é que foi dado, precisa manter, e para isso precisa fazer boas escolhas, quem quer ganhar, precisa trabalhar, não dá para andar de graça na vida.

Pense em termos de trabalho, o que falta para ganhar a tão cobiçada promoção, será que a culpa é da empresa que não valoriza os empregados ou será que falta você mesmo melhorar o conhecimento, investir mais em si?

Pensando a mesma coisa de forma mais lógica podemos chegar a conclusão de que a empresa tem muitas metas além de te fazer crescer e você mesmo deve ter suas metas e objetivos de crescimento, seja nessa ou em outra empresa, você deve ser uma empresa por si só.

2
ESCOLHAS AMOROSAS

O que é o amor? Etimologicamente, o termo “amor” surgiu a partir do latim “amore”, palavra que tinha justamente o mesmo significado que atualmente: sentimento de afeição, paixão e grande desejo.

O amor é uma demonstração de afeto e um sentimento de carinho que se desenvolve ao longo da vida, é aprendido na infância através dos cuidados e contato com nossos pais, é incentivado na escola entre os amigos e futuramente nas relações amorosas, como supõe o nome e posteriormente por filhos.vida-adulta-psicologia-da-adultez-psicologo-online

O amor é uma busca pela necessidade de proteção e pode se manifestar de diferentes formas: amor materno ou paterno, amor entre irmãos (fraterno), amor físico, amor platônico, amor à vida, amor pela natureza, amor pelos animais, amor altruísta, amor próprio, e etc.

Dois afetos básicos compõem nossa vida afetiva: o amor e ódio. Esses dois afetos estão presentes em nossa vida psíquica e também estão juntos em ações, pensamentos e nossas expressões.

A afetividade se vive pela prática. Afeto é uma atitude, e não somente um sentimento. Um exemplo de afeto natural é o relacionamento da mãe com o bebê. Já o amor, a amizade , são afetos que precisam ser cultivados. E as escolhas da vida adulta terão a ver com o amor que desejamos cultivar.

3
ESCOLHAS PESSOAIS

 

Toda escolha é pessoal e não pode ser terceirizada. Hoje você é dono do seu presente, e o que você semear nele estará colhendo para o seu futuro.

Sendo assim, reflita sobre as amizades que cultiva, os valores que possui, a importância que dá para a sua vida, suas metas, para as pessoas que estão ao seu redor, no tempo que dedica para si, para o lazer.

Ter a opção de fazer escolhas é a maior dádiva que o ser humano pode ter. Se der certo é o sucesso, se der errado é oportunidade para corrigir o erro e alcançar o êxito, pois o fracasso também faz parte das escolhas e nos ajuda a crescer.

Você é livre para fazer suas escolhas,
mas é prisioneiro das consequências.

Pablo Neruda

4
ESCOLHAS SOCIAIS

 

Naturalmente somos seres sociais, somos carentes de afeto, atenção e aceitação. O ser humano tem uma necessidade de amor, busca amar e ser amado o tempo todo. De forma inconsciente buscamos em nossos relacionamentos, essa sensação de plenitude e segurança. Mas a outra pessoa jamais vai suprir por completo essa sede de sermos amados.

Primeiramente devemos nos amar, para depois poder amar alguém, novamente aqui está presente a autoestima, a capacidade de se amar, a pessoa que se ama, tem maiores chances de desenvolver um relacionamento amoroso saudável, equilibrado, sem depositar no outro a responsabilidade pela sua felicidade.

A pessoa amorosa possui mais probabilidades de crescer na vida, ter mais amizades, porque sabe que quanto mais dá para vida, mais recebe!!! Quanto mais amor, mais saúde mental, sim, o quanto antes você se conscientizar de que sua felicidade, depende das decisões, mais paz você vai alcançar.

Em contrapartida o ódio é um sentimento que deteriora, que impede o desenvolvimento, geralmente as pessoas que se alimentam de ódio, também são nutridas de inveja (do latim invidere, significa não ver, não veem o bem), de mágoas, envenenam a própria existência por não perceberem que sucesso, satisfação, equilíbrio, se alcançam mediante esforços e escolhas.

Quem culpa Deus, o mundo, as pessoas pela vida que tem é uma pessoa que não se responsabilizou por ela mesma, que não quer progredir.

Temos o destino que merecemos.
O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.

Albert Einstein

psicologia-da-adultez-dicas-para-fazer-escolhas-psicologo-online

COMO A TERAPIA ONLINE
PODE AJUDAR EM UMA
VIDA ADULTA MAIS INTEGRAL

 

Quando crianças, muitas vezes nos sentimos desamparados, solitários, somos inocentes e nos sentimos despreparados para a vida. Precisamos de alguém para nos dar suporte, nos defender, nos ensinar. Já na vida adulta, devemos cuidar e nos responsabilizar por nós mesmos.

E quando os adultos não conseguem tomar suas próprias decisões, se sentem inseguros, incapazes e sempre se apoiam ou precisam de alguém para ajudá-los, significa que não amadureceram, que continuam dependentes, possuem baixa auto-estima e que possivelmente precisam de ajuda profissional.

O papel da terapia, é fazer com que o adulto perceba que não é mais aquela criança indefesa, inocente, submissa e despreparada que acreditava ser. Junto com o terapeuta, o indivíduo vai aprender a modificar o pensamento de desvalia e aumentar sua autoconfiança.

Ajudar a encontrar caminhos para redescobrir sua força, sua energia e sua vontade de viver e acima de tudo vai entender que a fase da adultez é a melhor fase da vida, onde você é o autor da sua história e ela pode ser mudada e ter um final satisfatório.

Com esse pensamento convido você a se conhecer melhor, a ressignificar seus pensamentos, suas atitudes, através da terapia onde você fará o investimento no bem mais valioso : sua mente, suas escolhas, sua vida!!!

Conheça meu consultório online, veja os horários disponíveis (caso precise de um horário especial entre em contato) e caso queira me encontrar presencialmente eu também atendo em Tatuí- SP, no IMC Instituto de Moléstias Cardiovasculares, telefone: (15) 3451-1300.

Aguardo você!!!

O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice.
Colhe, pois, a sabedoria.
Armazena suavidade para o amanhã.

Leonardo da Vinci

COMENTÁRIOS

comentários

Daniela Poles Ribeiro

Sou Psicóloga clínica, atuo como psicoterapeuta na abordagem analítica a 13 anos, na cidade de Tatuí, interior de São Paulo, onde tenho consultório particular, atendo crianças( somente no presencial), adolescentes(presencial e online) e adultos(presencial e online). A minha especialização foi na área de Saúde e Bem-Estar e meu TCC foi sobre A importância da Autoestima na Saúde e Bem-estar. Acredito no ser humano e na sua capacidade de se reinventar frente aos problemas, e vejo em cada crise uma oportunidade para o crescimento, mas para ocorrer uma metamorfose, só é possível mediante o autoconhecimento e uma boa autoestima, pois sem estes pilares , dificilmente a pessoa poderá se desenvolver de forma plena. Convido você a se conhecer melhor e a experimentar a psicoterapia (CRP 06/84206.

Comments are closed.